Questões de Relações Públicas da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Para garantir o êxito do trabalho de Relações Públicas junto às instituições, é fundamental o uso das técnicas de Jornalismo. Mesmo havendo definições diferentes na legislação, as áreas de Jornalismo e Relações Públicas estão interligadas, tendo a informação como ponto de partida. No caso do Jornalismo, a informação está a serviço da divulgação, enquanto no caso das Relações Públicas está a serviço

  • A. da teoria
  • B. da legislação
  • C. da propaganda
  • D. da instituição
  • E. dos veículos

Na área de Relações Públicas, existe a consciência da necessidade da disciplina. Essa consciência é, também, expressa pela atividade de planejamento de Relações Públicas, que segue três etapas predefinidas: referencial, de consolidação e de consentimento, que se sucedem de maneira lógica. Em relação a essas etapas, considere as afirmativas abaixo.

I – Na etapa referencial, esquematiza-se o tempo das atividades.

II – Na etapa de consolidação, determina-se o público.

III – Na etapa de consentimento, mentaliza-se a ação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Toda empresa deve definir e redefinir seu negócio constantemente, com o objetivo de ter uma visão clara das oportunidades e ameaças que podem interferir no desenvolvimento da organização. Nesse cenário, a área de Relações Públicas deve elaborar um plano estratégico de comunicação que

  • A. ajude a supervisionar a criação das campanhas publicitárias e faça o follow up com os veículos de comunicação impressa.
  • B. crie um canal de comunicação com os parceiros e ajude a organização no relacionamento com os veículos de comunicação em momentos de crise.
  • C. ajude a área comercial a descobrir novos públicos e a pensar em atividades que agreguem valor econômico às suas práticas institucionais.
  • D. possa vir a desenvolver novos produtos com a área de criação e a implantar as ações de comunicação junto aos veículos.
  • E. leve em consideração as opiniões de todos os setores da empresa e implemente políticas de marketing direto.

A construção de uma imagem positiva e de uma identidade corporativa forte passa por uma coerência entre o comportamento institucional e a sua comunicação integrada. Essa construção ocorre por meio de

  • A. ações convergentes da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa
  • B. atitudes mercadológicas compatíveis com a política de patrocínios a eventos públicos
  • C. campanhas publicitárias abrangentes e com grande aporte de verba
  • D. pesquisas de opinião sobre a satisfação dos funcionários e acionistas
  • E. comunicação indireta com parceiros, fornecedores e consumidores

A maior preocupação das empresas, ao longo de sua existência, é se manterem coerentes e relevantes para seu público. Durante uma vida mercadológica, que atravessa décadas, mudanças são constantes e necessárias. Há, porém, uma parte não mutável no contexto, responsável pela manutenção da identidade da empresa, que é a(o)

  • A. comunicação externa
  • B. design do logo
  • C. corpo funcional
  • D. conjunto de consumidores
  • E. conjunto de valores institucionais

A apresentação visual, o comportamento institucional e a comunicação integrada de uma empresa formam um conjunto que, por meio de ações convergentes, constrói o(a)

  • A. fluxo comunicativo
  • B. planejamento estratégico
  • C. planejamento de mídia
  • D. administração organizacional
  • E. identidade corporativa

A compreensão da comunicação integrada nas empresas passa pela atuação conjugada de todos os profissionais da área de comunicação, incluindo o marketing. Com base na definição dos objetivos de marketing, decide-se de que forma cada elemento do composto de comunicação pode apoiar esses objetivos.

Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras,

  • A. buscar mais canais de comunicação na mídia impressa.
  • B. buscar novos parceiros comerciais que proporcionem maior exposição na mídia.
  • C. criar novos eventos em que seja possível exibir o produto.
  • D. incrementar a atuação dos stakeholders nos esforços de produção, veiculação e logística.
  • E. corrigir desvios ocorridos com a realização de ações não conjugadas.

Dentre as finalidades do trabalho de relações públicas, destaca-se a de cuidar da

  • A. imagem corporativa externa dos funcionários e dos clientes da organização.
  • B. imagem da organização, contribuindo para a construção de sua identidade corporativa.
  • C. relação entre a demanda do mercado e a programação de lançamento de novos produtos.
  • D. relação entre os fornecedores e a empresa, criando uma identidade entre eles.
  • E. relação interna da empresa com a mídia impressa, através das inserções publicitárias.

O chamado mix de comunicação integrada é um composto que envolve, dentre outros,

  • A. marketing, pesquisa de mercado e veiculação
  • B. propaganda, promoção de vendas e merchandising
  • C. ponto de venda, identidade corporativa e audiência
  • D. relações públicas, recursos humanos e finanças
  • E. venda pessoal, política interna e briefing

A auditoria de opinião é um recurso amplamente utilizado por assessorias de comunicação e de relações públicas.

 Dentre os procedimentos utilizados para a operacionalização desse tipo de auditoria, NÃO se aplica a

  • A. definição dos públicos preferenciais
  • B. preparação dos temas para o roteiro
  • C. qualificação do entrevistador
  • D. redação dos relatórios individuais
  • E. tabulação dos dados quantitativos
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