Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das críticas feitas à comunicação dirigida escrita reside no fato de as empresas adotarem uma atitude bastante formalizada em sua elaboração, o que pode torná-la inacessível ao funcionário e também alimentar a burocracia (FORTES, 2003). A partir do enunciado, analise as afirmativas concernentes à comunicação dirigida escrita.
I. Informar o funcionário sobre o que acontece na organização é um dos primeiros passos para fazer do mesmo um defensor.
II. Um programa de relações públicas poderá malograr com um sistema de comunicação interna que não se renda à comunicação de massa.
III. O ofício é uma correspondência exclusiva de órgãos públicos aos seus grupos de interesse, provendo os relacionamentos esperados pelo cliente.
IV. A sinopse analítica do principal condutor da organização, que introduz a demonstração dos resultados obtidos, explicitados em linguagem leiga e por recursos iconográficos é chamada de relatório público.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
"Os veículos escritos, como os demais veículos de comunicação dirigida, detêm a vantagem dos custos reduzidos, sem que a criatividade intrínseca ao desempenho do meio seja afetada..." (FORTES, 2003, p.255). Considerando-se os veículos de comunicação dirigida escrita, é INCORRETO afirmar que
os encartes consistem em uma comunicação curta, de caráter oficial, acompanhados ou não de ilustração.
as correspondências são regidas por normas de redação e de apresentação e recebem o nome de expediente em repartições públicas.
os cartazes são impressos em papéis de tamanhos variados, nos quais coexistem textos e imagens coloridas.
os veículos informativos são elaborados para levar aos públicos uma comunicação exata que se esgota assim que é emitida.
Analise as afirmativas abaixo referentes aos passos para a identificação dos públicos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A seleção inicial dos públicos deve partir de uma listagem ampla, sem levar em conta sua importância.
( ) A determinação de prioridade estratégica é feita segundo a natureza da organização, o setor operacional.
( ) A relação organização-público pode ser de negócio, política, operacional, classista, profissional, social e institucional.
( ) Quando se trata de objetivos, deve-se considerar a capacitação da empresa para gerar benefícios para os públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(V) (F) (V) (V)
(V) (V) (V) (F)
(F) (V) (F) (V)
(V) (V) (F) (F)
Para França (2004, p. 105) "[...] são essenciais aqueles públicos juridicamente ligados à organização e dos quais depende para sua constituição, manutenção de sua estrutura, sobrevivência e para a execução de suas atividades-fim". Considerando os públicos essenciais, assinale a alternativa INCORRETA.
Dividem-se em constitutivos da organização e não constitutivos ou de sustentação.
Os públicos constitutivos oferecem os elementos e recursos para a existência da organização, de acordo com suas atividades-fim.
Colaboradores, fornecedores, clientes, consumidores e revendedores são públicos constitutivos da organização.
Os públicos de sustentação interferem na viabilização e manutenção da organização no mercado, mantendo a lucratividade do empreendimento.
Tendo como ponto de partida as cinco abordagens para o gerenciamento dos programas com os públicos, proposto por Broom e Dozier (1990), citados por Kunsch (2003, p. 284-5), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente cada abordagem à sua característica.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.
(2) (5) (3) (1) (4)
(5) (2) (1) (4) (3)
(1) (3) (4) (5) (2)
(1) (5) (3) (2) (4)
Considerando as etapas do planejamento de relações públicas e suas interconexões, é INCORRETO afirmar que
a pesquisa envolve a identificação e análise da situação, o levantamento de dados, o mapeamento de públicos e a construção de diagnósticos.
o planejamento aponta as políticas de comunicação, a definição de objetivos e metas e a proposição de planos, projetos e programas de ação.
a implantação abarca a correção de desvios, o controle e monitoramento, a divulgação para o público envolvido e a previsão orçamentária.
a avaliação trabalha com o relatório conclusivo, a mensuração de resultados e o estabelecimento de critérios de avaliação.
Considerando as fases do planejamento estratégico de comunicação proposto por Kunsch (2003), é CORRETO afirmar que
as políticas representam um conjunto de crenças e valores, enquanto as filosofias são as grandes orientações que servirão de base de sustentação para as decisões.
estabelecer os objetivos da comunicação significa determinar os valores e a missão da organização junto ao seu mercado de atuação.
as estratégias gerais consistem em definir como tornar a comunicação organizacional excelente, isto é, o mais eficiente possível.
o orçamento consiste numa previsão detalhada das atividades a serem desenvolvidas nos projetos e programas a serem implantados.
Os ruídos representam uma perturbação aleatória que culmina por romper com a funcionalidade do sistema de trocas de informações. A partir desse enunciado, enumere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando cada tipo de ruído à sua correta definição.
Assinale a alternativa que apresente a seqüência de números CORRETA.
(4) (1) (6) (2) (5) (3)
(6) (2) (1) (4) (3) (5)
(3) (6) (5) (1) (4) (2)
(2) (5) (4) (6) (3) (1)
Ao advogar sobre a proposição de um quinto modelo de relações públicas feito por Patrícia Murphy, em 1991, Kunsch (2003) chama a atenção para a função política da atividade de relações públicas. Analise as afirmativas referentes ao desempenho da função política de relações públicas nas organizações.
I. É determinado pela compreensão de como se processam as relações de poder no interior das organizações.
II. Pressupõe negociação, estratégias de comunicações e ações corretas para encontrar soluções aos problemas das organizações.
III. Cria condições para que o profissional de relações públicas possa participar de modo permanente e mais significativo do processo decisório das organizações.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
"O estudo dos quatro modelos de relações públicas identificados por James Grunig e Todd Hunt revela que, além de diferentes formas de as organizações se relacionarem com os seus públicos ao longo da história, praticar uma comunicação efetiva não é tão simples como se pode pensar" (KUNSCH, 2003, p. 106). A partir da proposição acima, é CORRETO afirmar que
o modelo simétrico de duas mãos é considerado utópico e de difícil aplicação na sua forma pura.
o modelo assimétrico de duas mãos é considerado capaz de propiciar um relacionamento ético.
o modelo simétrico de duas mãos propicia a comunicação bilateral e prescinde de pesquisa.
o modelo assimétrico de duas mãos propicia a reflexão sobre a necessidade de organizar as informações com vistas à difusão para seus públicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...