Questões de Relações Públicas da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das críticas feitas à comunicação dirigida escrita reside no fato de as empresas adotarem uma atitude bastante formalizada em sua elaboração, o que pode torná-la inacessível ao funcionário e também alimentar a burocracia (FORTES, 2003). A partir do enunciado, analise as afirmativas concernentes à comunicação dirigida escrita.

I. Informar o funcionário sobre o que acontece na organização é um dos primeiros passos para fazer do mesmo um defensor.

II. Um programa de relações públicas poderá malograr com um sistema de comunicação interna que não se renda à comunicação de massa.

III. O ofício é uma correspondência exclusiva de órgãos públicos aos seus grupos de interesse, provendo os relacionamentos esperados pelo cliente.

IV. A sinopse analítica do principal condutor da organização, que introduz a demonstração dos resultados obtidos, explicitados em linguagem leiga e por recursos iconográficos é chamada de relatório público.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

"Os veículos escritos, como os demais veículos de comunicação dirigida, detêm a vantagem dos custos reduzidos, sem que a criatividade intrínseca ao desempenho do meio seja afetada..." (FORTES, 2003, p.255). Considerando-se os veículos de comunicação dirigida escrita, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os encartes consistem em uma comunicação curta, de caráter oficial, acompanhados ou não de ilustração.

  • B.

    as correspondências são regidas por normas de redação e de apresentação e recebem o nome de expediente em repartições públicas.

  • C.

    os cartazes são impressos em papéis de tamanhos variados, nos quais coexistem textos e imagens coloridas.

  • D.

    os veículos informativos são elaborados para levar aos públicos uma comunicação exata que se esgota assim que é emitida.

Analise as afirmativas abaixo referentes aos passos para a identificação dos públicos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A seleção inicial dos públicos deve partir de uma listagem ampla, sem levar em conta sua importância.

( ) A determinação de prioridade estratégica é feita segundo a natureza da organização, o setor operacional.

( ) A relação organização-público pode ser de negócio, política, operacional, classista, profissional, social e institucional.

( ) Quando se trata de objetivos, deve-se considerar a capacitação da empresa para gerar benefícios para os públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

  • A.

    (V) (F) (V) (V)

  • B.

    (V) (V) (V) (F)

  • C.

    (F) (V) (F) (V)

  • D.

    (V) (V) (F) (F)

Para França (2004, p. 105) "[...] são essenciais aqueles públicos juridicamente ligados à organização e dos quais depende para sua constituição, manutenção de sua estrutura, sobrevivência e para a execução de suas atividades-fim". Considerando os públicos essenciais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Dividem-se em constitutivos da organização e não constitutivos ou de sustentação.

  • B.

    Os públicos constitutivos oferecem os elementos e recursos para a existência da organização, de acordo com suas atividades-fim.

  • C.

    Colaboradores, fornecedores, clientes, consumidores e revendedores são públicos constitutivos da organização.

  • D.

    Os públicos de sustentação interferem na viabilização e manutenção da organização no mercado, mantendo a lucratividade do empreendimento.

Tendo como ponto de partida as cinco abordagens para o gerenciamento dos programas com os públicos, proposto por Broom e Dozier (1990), citados por Kunsch (2003, p. 284-5), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente cada abordagem à sua característica.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (2) (5) (3) (1) (4)

  • B.

    (5) (2) (1) (4) (3)

  • C.

    (1) (3) (4) (5) (2)

  • D.

    (1) (5) (3) (2) (4)

Considerando as etapas do planejamento de relações públicas e suas interconexões, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a pesquisa envolve a identificação e análise da situação, o levantamento de dados, o mapeamento de públicos e a construção de diagnósticos.

  • B.

    o planejamento aponta as políticas de comunicação, a definição de objetivos e metas e a proposição de planos, projetos e programas de ação.

  • C.

    a implantação abarca a correção de desvios, o controle e monitoramento, a divulgação para o público envolvido e a previsão orçamentária.

  • D.

    a avaliação trabalha com o relatório conclusivo, a mensuração de resultados e o estabelecimento de critérios de avaliação.

Considerando as fases do planejamento estratégico de comunicação proposto por Kunsch (2003), é CORRETO afirmar que

  • A.

    as políticas representam um conjunto de crenças e valores, enquanto as filosofias são as grandes orientações que servirão de base de sustentação para as decisões.

  • B.

    estabelecer os objetivos da comunicação significa determinar os valores e a missão da organização junto ao seu mercado de atuação.

  • C.

    as estratégias gerais consistem em definir como tornar a comunicação organizacional excelente, isto é, o mais eficiente possível.

  • D.

    o orçamento consiste numa previsão detalhada das atividades a serem desenvolvidas nos projetos e programas a serem implantados.

Os ruídos representam uma perturbação aleatória que culmina por romper com a funcionalidade do sistema de trocas de informações. A partir desse enunciado, enumere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando cada tipo de ruído à sua correta definição. 

 Assinale a alternativa que apresente a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (4) (1) (6) (2) (5) (3)

  • B.

    (6) (2) (1) (4) (3) (5)

  • C.

    (3) (6) (5) (1) (4) (2)

  • D.

    (2) (5) (4) (6) (3) (1)

Ao advogar sobre a proposição de um quinto modelo de relações públicas feito por Patrícia Murphy, em 1991, Kunsch (2003) chama a atenção para a função política da atividade de relações públicas. Analise as afirmativas referentes ao desempenho da função política de relações públicas nas organizações. 

I. É determinado pela compreensão de como se processam as relações de poder no interior das organizações.

II. Pressupõe negociação, estratégias de comunicações e ações corretas para encontrar soluções aos problemas das organizações.

III. Cria condições para que o profissional de relações públicas possa participar de modo permanente e mais significativo do processo decisório das organizações.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão incorretas.

"O estudo dos quatro modelos de relações públicas identificados por James Grunig e Todd Hunt revela que, além de diferentes formas de as organizações se relacionarem com os seus públicos ao longo da história, praticar uma comunicação efetiva não é tão simples como se pode pensar" (KUNSCH, 2003, p. 106). A partir da proposição acima, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o modelo simétrico de duas mãos é considerado utópico e de difícil aplicação na sua forma pura.

  • B.

    o modelo assimétrico de duas mãos é considerado capaz de propiciar um relacionamento ético.

  • C.

    o modelo simétrico de duas mãos propicia a comunicação bilateral e prescinde de pesquisa.

  • D.

    o modelo assimétrico de duas mãos propicia a reflexão sobre a necessidade de organizar as informações com vistas à difusão para seus públicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...