Questões de Relações Públicas da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Segundo Roberto Porto Simões, os cientistas de teorias das organizações classificam seis funções organizacionais: produção, finanças, marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e administração geral. Porto Simões, no entanto, afirma que existe uma sétima função que se refere à relação de poder entre a organização e todos aqueles agentes com influência que podem interceptar ou desviar sua trajetória. Trata-se da função:

  • A. política.
  • B. geográfica.
  • C. espacial.
  • D. fática.
  • E. metonímica.

Segundo Peter Burke, quatro teóricos foram particularmente importantes para os praticantes da Nova História Cultural. Entre eles, aquele que trabalhou com conceitos básicos como "carnavalização", "destronar" e "realismo grotesco" é:

  • A. Pierre Bourdieu.
  • B. Michel Foucault.
  • C. Mikhail Bakhtin.
  • D. Norbert Elias.
  • E. Michel Maffesoli.

Nos estudos de Relações Públicas, o agregado de opiniões das pessoas que constituem determinado público, em relação a uma organização específica, denomina-se:

  • A. pesquisa de opinião.
  • B. Opinião pública.
  • C. Opinião de público.
  • D. Auditoria de opinião.
  • E. Pesquisa de marketing.

Para Mariângela Haswani, as novas dimensões da comunicação pública devem considerar os sujeitos, os objetos e as finalidades envolvidos no processo. Nesse sentido, uma das grandes linhas de análise e ação da comunicação pública que age na perspectiva de sensibilizar a opinião pública sobre temas de particular interesse social é a comunicação:

  • A. hegemônica.
  • B. de crise.
  • C. de marketing.
  • D. da instituição pública.
  • E. de solidariedade social.

Veículo impresso de grande alcance de comunicação, em geral ilustrado, que atinge a um público específico de acordo com suas temáticas e linha editorial:

  • A. jornal.
  • B. house organ.
  • C. folder.
  • D. revista.
  • E. newsletter.

Em termos de assessoria de imprensa, nenhuma organização deve abrir mão de fontes tradicionais de divulgação, incluindo a publicidade, mas projetos originais e empresarialmente honestos têm facilidade para obter:

  • A. mídia alternativa.
  • B. mídia espontânea.
  • C. mídia paga.
  • D. troca de favores entre assessor e imprensa.
  • E. informe publicitário.

É característica da entrevista exclusiva:

  • A. ser concedida a apenas uma agência de notícias que pode vender a matéria a um ou mais veículos.
  • B. ser convocada pela assessoria de imprensa no formato de coletiva.
  • C. ser concedida a apenas um repórter e só pode ser divulgada no veículo que ele representa.
  • D. a personalidade atende à imprensa em conjunto.
  • E. ser concedida a um só repórter que a divulgará no veículo que pagar mais.

As assessorias de imprensa podem ser internas, mistas ou externas à organização. Em qualquer dessas situações, a utilização de instrumentos como press-releases e press-kits requer alguns cuidados que não contaminem a relação entre a organização e a imprensa. Na utilização desse material devem predominar:

  • A. O bom senso, o caráter mercadológico da notícia e o oportunismo do momento.
  • B. A rapidez, o oportunismo do momento e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • C. A rapidez, o caráter mercadológico da notícia e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • D. As boas relações com o repórter, a utilidade comercial da relação e o caráter público da notícia.
  • E. O bom senso, o caráter público da notícia e sua utilidade social.

O docente-pesquisador e as Instituições de Ensino e Pesquisa são julgados mais pelo que apresentam por escrito do que pelo conjunto de sua obra. Nesse sentido, para CAPES e CNPQ, o produto de difusão científica mais relevante ao avaliar um programa de pós-graduação é

  • A. a organização de eventos científicos.
  • B. o artigo científico em periódicos especializados.
  • C. o trabalho apresentado em congresso.
  • D. a aula.
  • E. a organização de livros.

São técnicas de pesquisa de opinião qualitativa a(o)

  • A.

    índice Acnielsen, entrevista em profundidade, discussão de grupo.

  • B.

    índice Acnielsen, método Delphi, monitoramento de imagem.

  • C.

    mercado-teste, monitoramento de imagem, entrevista em profundidade.

  • D.

    entrevista em profundidade, método Delphi, discussão de grupo.

  • E.

    mercado-teste, índice Acnielsen, monitoramento de imagem.

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