Questões de Relações Públicas da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Assinale a alternativa incorreta sobre definições relacionadas a eventos e protocolo:

  • A.

    Cerimonial pode ser definido como o conjunto de normas ou sequência que se estabelece pelo uso e pela vontade das pessoas autorizadas, com a finalidade de ordenar corretamente o desenvolvimento das diferentes partes de uma cerimônia.

  • B.

    A etiqueta em um evento aplica-se somente àqueles que participam ou são convidados, não devendo ser aplicadas ou esperadas das autoridades que dirigem uma cerimônia, já que estes possuem tratamento diferenciado.

  • C.

    Protocolo pode ser definido como conjunto de ações que estabelece as regras que regem o cerimonial e cujo objetivo é dar a cada um dos participantes as prerrogativas, privilégios e imunidades que são de direito.

  • D.

    Etiqueta pode ser definida como o conjunto de regras adotadas em sociedade, concentradas no comportamento e na boa educação, sobre a forma dos usos e costumes que se devem observar e manter.

  • E.

    O cerimonial, de modo geral, regula a cerimônia e aqueles que presidem ou dirigem a cerimônia.

Sobre a execução de hinos em eventos e solenidades oficiais, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Os hinos são símbolos de uma Nação, de um Estado, portanto, possuem normas e legislação específicas.

  • B.

    Ao ser executado em solenidade, o público deve estar em silêncio e de pé, em sinal de respeito.

  • C.

    No Brasil, por decreto lei, o hino nacional, deve proceder ao hino de um país estrangeiro.

  • D.

    Quando o hino não for cantado, basta ser tocada a partitura sem repetição dos estribilhos.

  • E.

    No caso de solenidades dos estados, o hino nacional abre a cerimônia e o hino estadual encerra.

Assinale com Verdadeiro (V) ou Falso (F) cada uma das afirmações a seguir sobre o envio de convites de eventos e cerimônias:

( ) A entrega ou encaminhamento dos convites deverá ser feito com 30 dias de antecedência para os convites formais e 10 dias para os menos formais.

( ) Quando o convite pedir que o convidado confirme presença deverá ser indicado um número de telefone ou e-mail para contato.

 ( ) Caso o evento seja muito seletivo, deve-se indicar no convite que o mesmo é pessoal e intransferível.

( ) Os convites às autoridades ou pessoas que participarão da mesa principal devem ser enviados pelos correios.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    V, F, V, F.

  • B.

    F, F, V, F.

  • C.

    V, V, F, V.

  • D.

    V, V, V, V.

  • E.

    V, V, V, F.

__________________ é um evento de caráter comercial que reúne fornecedores, fabricantes, vendedores, compradores ou clientes, consumidores ou usuários, entidades de fomento, financeiras etc., para estabelecer contatos comerciais, apresentação de produtos, bens, serviços e apresentação ou lançamento de novas tecnologias.

A palavra que completa corretamente a lacuna está apresentada na alternativa

  • A.

    Desfile.

  • B.

    Palestra.

  • C.

    Exposição.

  • D.

    Reunião.

  • E.

    Painel.

Sobre o sistema de som em um evento assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Na realização de shows musicais não se faz necessário realizar a passagem técnica do som.

  • B.

    A principal razão de se ter um equipamento de som em um evento é permitir que a plateia ouça com clareza a música, as palestras e os efeitos de áudio.

  • C.

    A fim de evitar a microfonia, é essencial que os microfones sejam posicionados na direção oposta à das caixas de som.

  • D.

    A escolha do tamanho, tipo e complexidade do sistema de som de um evento depende dentre outros fatores do tipo de evento, do tamanho do evento e do orçamento que a produção do evento dispõe.

  • E.

    Atualmente é muito comum os produtores de eventos contratarem empresas especializadas em som, iluminação e outras mídias e integrarem seus serviços no formato geral do evento.

Sobre a função de recepção em eventos, analise as afirmativas abaixo:

1. Cabe à recepcionista, antes do início das sessões, entregar ao mestre-de-cerimônias a relação de autoridades e convidados especiais presentes.

2. É função da recepcionista auxiliar no controle dos serviços de coffee break nas reuniões, verificando, em cada intervalo, a temperatura das bebidas para reposição se for o caso.

3. É função da recepcionista promover contatos com empresas e entidades para obter patrocínio e apoio para o evento.

4. É função da recepcionista efetuar o controle de compras, uso, reposição e estoque de equipamentos, utensílios, ferramentas e peças.

Está(ão) incorreta(s) apenas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    2 e 3.

  • E.

    4.

São funções do mestre-de-cerimônias todas as abaixo, exceto:

  • A.

    Coordenar a distribuição e recolhimento das folhas de perguntas aos participantes das sessões, presentes no plenário.

  • B.

    Verificar no setor técnico as condições dos equipamentos de uso dos apresentadores e sistemas de som, elétrico e de ar-condicionado.

  • C.

    Coordenar o cerimonial e, em especial, a coleta dos currículos e conteúdo das palestras.

  • D.

    No início das sessões, apresentar o currículo dos painelistas ao público e ao término proferir o agradecimento aos componentes da mesa, apresentadores e participantes especiais.

  • E.

    Recepcionar os participantes e convidados e realizar os serviços de inscrição e credenciamento dos participantes.

Associe a 1ª coluna com a 2ª para identificar as formas de tratamento de acordo com as normas de etiqueta e protocolo.

1. Vossa Excelência

2. Vossa Senhoria

3. Vossa Reverência

4. Vossa Eminência

( ) Deputados Federais

( ) Vereador

( ) Sacerdotes e demais autoridades eclesiásticas

( ) Cardeais

 ( ) Generais

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 4, 1

  • B.

    2, 2, 4, 3, 1.

  • C.

    2, 2, 3, 4, 1

  • D.

    2, 1, 3, 4, 4

  • E.

    1, 1, 3, 4, 1.

Assinale com Verdadeiro (V) ou Falso (F) cada uma das afirmações a seguir sobre o check list do profissional que está na organização do cerimonial de um evento como a abertura de um seminário ou congresso.

( ) Verificar a quantidade necessária de microfones para a solenidade: mesa, tribuna, plateia, apresentação artística.

( ) Verificar a mesa e cadeiras para as autoridades, microfone de mesa, toalha e ornamentação, providenciar cópia da programação da solenidade para os componentes da mesa e confirmar o serviço de água.

( ) Verificar o auditório: verificar o local e o número de lugares disponíveis; reservar fila de cadeiras para as autoridades.

( ) Verificar os CD de música para o ambiente e hinos nacional e do estado.

 ( ) Verificar os auxiliares de recepção para o encaminhamento e controle de presença de pessoas ilustres.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    V, F, V, F, V.

  • B.

    F, F, V, F, F.

  • C.

    V, V, F, V, F.

  • D.

    V, V, V, V, V.

  • E.

    V, V, F, F, V.

Assinale com Verdadeiro (V) ou Falso (F) cada uma das afirmações a seguir sobre o planejamento e organização de eventos e cerimônias:

 ( ) O convite deve ser objetivo e preciso constando as principais informações: quem convida, para que convida, data, horário, local e traje. Indica-se que sejam entregues com, no mínimo, dez dias de antecedência.

( ) O check list é uma lista de providências que o profissional de eventos prepara antecipadamente para facilitar o trabalho e evitar o esquecimento.

( ) O mestre de cerimônia deve redigir e narrar o script (pauta da cerimônia) e elaborar cartões com os nomes das autoridades presentes que deverão ser citados pelo presidente da solenidade.

( ) O mestre de cerimônia deve estar envolvido em todas as etapas de uma cerimônia. Deve estar atento ao momento em que deve deixar a tribuna e realizar, ele mesmo, a operação do som.

( ) O mestre de cerimônia também orienta a recepcionista do palco sobre a ordem correta quanto à formação e atendimento à mesa.

De cima para baixo, a sequência correta é:

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, F, V, F, V

  • C.

    V, V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, V, V

  • E.

    V, V, F, V, V

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