Questões de Relações Públicas da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

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O investimento de uma Feira de Negócios depende muito dos objetivos e das disponibilidades financeiras do expositor, como também dos objetivos e potencialidades da feira. Mas a participação deve ser sempre encarada como um investimento e não como um custo.

Entendemos que o orçamento para uma Feira de Negócios, deverá ser dividido por sete categorias, das quais podemos citar:

1) Aluguel do espaço; Stand; Transporte das mercadorias; Serviços da feira como: limpeza, aluguel de mobiliário, telefone, etc.; Pessoal para atendimento no stand; Publicidade e divulgação.

2) Stand; Transporte das mercadorias; Serviços da feira como: limpeza, aluguel de mobiliário, telefone, etc.; Pessoal para atendimento no stand; Publicidade e divulgação; Deslocações e estadias.

3) Aluguel do espaço; Stand; Serviços da feira como: limpeza, aluguel de mobiliário, telefone, etc.; Pessoal para atendimento no stand; Publicidade e divulgação.

4) Aluguel do espaço; Stand; Transporte das mercadorias; Serviços da feira como: limpeza, aluguel de mobiliário, telefone, etc.; Pessoal para atendimento no stand; Publicidade e divulgação; Deslocações e estadias.

5) Aluguel do espaço; Stand; Transporte das mercadorias; Serviços da feira como: limpeza, aluguel de mobiliário, telefone, etc.; Pessoal para atendimento no stand; Deslocações e estadias.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    3.

  • C.

    4.

  • D.

    2 e 3.

  • E.

    5.

O Stand é a estrutura onde se materializa a participação de uma empresa numa feira e como tal não devem ser poupados esforços na sua elaboração.

Afirma-se que:

1) Um stand, enquanto estrutura física interna, nunca poderá ser edificado com elementos fornecidos pela própria organização da Feira (paredes, alcatifa, iluminação, etc), esses itens são de responsabilidade apenas da empresa expositora da Feira.

2) Um stand pode ser de Chão livre, ou seja, os metros quadrados alugados;

3) Um stand, enquanto estrutura física interna, poderá ser construído com elementos fornecidos pela própria organização da Feira (paredes, alcatifa, iluminação, etc.), através de um contrato de aluguel do espaço.

4) Um stand pode ser de Terra batida, ou seja, os metros cúbicos alugados;

5) É via de regra que um stand, apenas pode ser de Terra batida, ou seja, os metros quadrados alugados;

 

Está correto apenas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    3.

  • E.

    3,4 e 5.

As empresas dispõem de um leque diversificado de opções de marketing para atingir os objetivos a que se propõem em termos de produto, preço, distribuição e comunicação. Neste contexto, as feiras de negócios são um instrumento extremamente importante. E, em muitos casos, podem mesmo ser decisivas para o sucesso no mercado.

Portanto, podemos também compreender que as vantagens para uma empresa participar de uma Feira de Negócios são:

1) As empresas concorrentes estão presentes no mesmo espaço, o que permite aos clientes comparar condições e, portanto, decidir-se mais rapidamente.

2) A presença pode ser a ação de marketing com o melhor custo por contato porque a grande maioria dos que participam ou visitam a Feira são potenciais clientes.

3) O simples fato dos visitantes apresentarem uma maior disponibilidade com suas presenças no local da Feira, torna mais difícil recrutar clientes.

4) A participação de uma empresa numa Feira de Negócios deve ser considerada um fato isolado e não levar em consideração o mix de marketing de que ela dispõe.

5) A presença das empresas numa Feira de Negócios torna a "briga" pelo consumidor injusta devido ao grande número de concorrentes concentrados num mesmo ambiente.

 

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    2 e 5.

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1, 3 e 4.

  • E.

    4 e 5.

O Natal está chegando e, para não cometer gafe na festa, podemos descrever critérios de uma boa etiqueta que devemos usar no momento da escolha do presente do amigo secreto nas empresas onde trabalhamos. Nesta ocasião:

1) Não devemos poupar no momento da compra do presente, principalmente, quando se trata do chefe ou da amiga querida que tanto nos ajudou no decorrer do ano.

2) Devemos fazer uma pesquisa criteriosa sobre o amigo secreto e dar um presente especial, se possível algo muito pessoal, para que aquela pessoa fique feliz e satisfeita.

3) Devemos evitar presentes caros, que demonstrem intimidade, ou algo muito pessoal. Para não errar, tenha sempre em mente que é preciso descobrir o gosto da pessoa a quem se destina a lembrança.

4) Devemos evitar presentes que demonstrem intimidade, ou algo muito pessoal. Para não errar, é de bom tom comprar jóias, aparelhos eletrônicos ou até mesmo uma viagem.

5) Devemos evitar presentes caros ou algo muito pessoal. Para não errar, é de bom tom comprar algo do tipo especial e romântico sugerindo sua essência no presente quando se fala de coração.

 

É correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    4 e 5.

  • C.

    1.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    3.

Segundo registros históricos, os cartões de visitas existem há mais de quatrocentos anos. Hoje são imprescindíveis para nos identificarmos no mundo dos negócios. São inúmeros os novos contatos, as novas relações que fazemos a cada dia, e a troca de cartões é ainda a forma mais prática de registro de informações tais como: nomes, profissões, empresas, endereços, telefones, e-mails etc.

Nos dias atuais podemos contextualizar os cartões de visitas em duas categorias básicas, são elas:

  • A.

    Coletivos para uso em relacionamentos fora do ambiente de trabalho e Empresariais para uso em relações de trabalho.

  • B.

    Sociais, para uso em relacionamentos fora do ambiente de trabalho e Comerciais para uso em relações de trabalho.

  • C.

    Filantrópicos, para uso em relacionamentos fora do ambiente de trabalho e Comerciais para uso em relações de trabalho.

  • D.

    Marketeiro, para uso em relacionamentos fora do ambiente de trabalho e Relações Públicas para uso em relações de trabalho.

  • E.

    Sociais, para uso em relacionamentos fora do ambiente de trabalho e Relações Públicas para uso em relações de trabalho.

Dentre as normas de etiqueta, está correto citar, da parte de quem visita, as seguintes atitudes com relação aos clientes, fornecedores e visitantes:

1) Entregar o cartão de visitas profissional, sem dobras; Atrasando-se muito, explicar as razões do atraso, desculpar-se e aceitar o adiamento do encontro; Visitante, sem hora marcada, deve aceitar sem irritação o fato de não ser recebido.

2) Conduzir o visitante à sala da chefia, caminhando um pouco à sua frente para indicar o caminho mas sem lhe dar totalmente as costas; Apresentar pessoas dizendo título, nome e cargo que ocupam nas respectivas empresas.

3) Ser pontual ao receber visitantes; Levantar-se para recebê-los (exceção feita a recepcionistas, que cumprem suas funções sentados atrás do balcão).

4) Nunca entrar fumando; Respeitar cartazes que proíbem fumar; Ao sair, agradecer aos intermediários.

5) Acompanhar o visitante até a saída dos limites do escritório (em geral a porta do elevador do andar em que ele se encontra) ou pedir que algum assistente o faça. O código de cerimonial deve ser consultado em caso de visitas oficiais. Quem acompanha o visitante espera a seu lado até que ele entre no elevador.

 

Portanto, é correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    1 e 3.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 4.

  • E.

    5.

Os profissionais de relações públicas identificam as conseqüências das decisões e a presença dos públicos mediante a utilização da administração de assuntos emergentes (issue management) e através do monitoramento do meio de atuação.

A afirmativa acima descrita também significa dizer que o monitoramento do meio refere-se ao fato de que os profissionais de relações públicas realizam:

  • A.

    Treinamentos organizacionais principalmente de relacionamentos interpessoais com líderes de grupos ativistas ou membros do governo para descobrir os problemas críticos e sociais.

  • B.

    Pesquisas e conversam com líderes da comunidade, líderes de grupos ativistas ou membros do governo para descobrir quem são os públicos e quais assuntos críticos podem gerenciar tais assuntos.

  • C.

    Intervenções nas comunidades, inserindo a cultura organizacional nessas comunidades para ficar mais fácil o alcance dos objetivos estratégicos das empresas.

  • D.

    Participações especiais em seções deliberativas do Congresso Nacional para descobrir quem são os públicos e quais assuntos críticos podem gerenciar tais assuntos.

  • E.

    Capacitação profissional com líderes da comunidade e líderes de grupos ativistas para descobrir quem são os públicos-alvo e quais assuntos críticos podem gerenciar tais assuntos.

A diferença entre os meios econômicos e sociais nos ajuda a distinguir o marketing das relações públicas, ou seja, duas funções gerenciais que normalmente se confundem quando as relações públicas estão se iniciando. Observando o exposto:

1) A função de marketing se dá no meio administrativo. As relações públicas atuam no meio social das organizações.

2) A função de marketing se dá no meio econômico. As relações públicas atuam no planejamento organizacional das empresas.

3) A função de marketing se dá no meio administrativo. As relações públicas atuam no planejamento organizacional das empresas.

4) A função de marketing se dá no meio econômico. As relações públicas atuam no meio social das organizações.

5) A função de marketing se dá no meio capitalista. As relações públicas atuam na área sistêmica das organizações.

 

É correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1.

  • B.

    1 e 2.

  • C.

    4.

  • D.

    4 e 5.

  • E.

    3.

Ainda sobre públicos estratégicos, estes também querem que as organizações almejem objetivos que são importantes para si e não necessariamente para a organização, como, por exemplo, a segurança do trabalho, produtos seguros e menos poluição. Portanto, podemos entender também que os públicos estratégicos:

  • A.

    Não possuem interesses específicos e, conseqüentemente, não podem influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • B.

    Possuem interesses de âmbito global e não podem influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • C.

    Possuem interesses específicos e fazem todo o possível para influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • D.

    Possuem interesses administrativos voltados ao mercado de trabalho e fazem todo o possível para influenciar os objetivos das organizações.

  • E.

    Possuem interesses públicos e fazem todo o possível para influenciar a missão das organizações.

As organizações são eficazes quando almejam e realizam objetivos que são relevantes para seus interesses e os de seus públicos estratégicos. De acordo com esta afirmativa, podemos contextualizar também que os departamentos de Relações Públicas colaboram para a efetividade da organização na medida em que constroem:

  • A.

    Relacionamentos com aqueles públicos que a afetam ou que são afetados por suas atividades.

  • B.

    Planejamentos com base nas opiniões públicas.

  • C.

    Conhecimentos nas áreas administrativas e financeiras da empresa.

  • D.

    Um gerenciamento baseado no contexto da imagem feminina que chega a aproximadamente 75% nas organizações.

  • E.

    Relacionamentos baseados em teorias organizacionais.

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