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Na virada do século XIX, instalou-se no Brasil um verdadeiro pluralismo religioso com a penetração de uma multiplicidade de crenças e ritos pertencentes às mais distintas tendências religiosas e seitas.
No percurso da história religiosa brasileira, a Igreja, embora não perseguisse os infiéis e heréticos, não transigia com determinadas práticas dos segmentos populares e étnicos que conviviam na colônia, o que facilitou a permanência de uma religiosidade popular pura e tradicional.
O entrelaçamento entre crenças e sistemas religiosos de tradições distintas (católica, judaica, reformada, pagã, indígena e africana), ao longo dos cinco séculos no Brasil, produziram diversos arranjos de experiências sincréticas, que se mantêm como característica do comportamento religioso brasileiro. Tal comportamento tomado individualmente e historicamente seria facilitado por uma atitude política da igreja católica de transigência em relação a esses fluxos, dadas as dificuldades enfrentadas no processo de catequese.
Nos primórdios da instalação do sistema colonial português com seu projeto salvacionista que se concretizou através de alguns empreendimentos fundantes no primeiro século, a começar pela catequese e a criação das irmandades religiosas, usados como instrumentos de evangelização, o catolicismo foi introduzido nas populações nativas, colonos e escravos. Os grupos étnicos envolvidos nestas empresas salvacionistas assimilaram o catolicismo à sua maneira, com crenças e ritos peculiares, de origens diversas, indígenas e negras, assim como o colono português quinhentista com suas crenças remotas nas divindades pagãs.
Budismo.
Judaísmo.
Judaísmo.
Hinduísmo.
As religiões abraâmicas são as religiões monoteístas com origem em Abraão. As principais religiões abraâmicas possuem certas semelhanças: monoteístas; concebem Deus na figura de um criador transcendente e a fonte da lei moral; as características de suas narrativas sagradas partilham muitos dos mesmos valores, histórias e lugares, embora, muitas vezes, apresente-os com diferentes funções, perspectivas e significados. As principais religiões abraâmicas, em ordem cronológica de fundação, são
Budismo, Hinduísmo e Espiritismo.
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.
Hinduísmo, Islamismo e Pentecostalismo.
Aqueles que seguem o hinduísmo devem: respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais; e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores. Segundo a crença hindu, é INCORRETO afirmar que
a libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento.
a alimentação deve ser saudável, utilizando carnes como fonte de proteínas e purificações.
a trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (Lei do Carma).
os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação (darshan) e a oferenda aos deuses (puja).
V, F, F, F
V, F, V, F
F, V, V, V
F, F, V, V
Shavi, Vedanta e Coráh.
Védico, Bramânico e Híbrido.
Indiano, Asiático e Universal.
Primordial, Secundário e Terciário.
família.
respeito.
respeito.
liberdade.
No ensino religioso, como nas demais disciplinas, é necessário pensar a operacionalização do trabalho docente. O tratamento didático dado a essa área do conhecimento nos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso) apoia-se no(a)
ver, julgar e agir.
compreender e fazer.
relação entre o ser e o ter.
observação, reflexão e informação.
imanentes
rechaçados
eminentes
transcedentes
Durante o período em que o Brasil foi colônia de Portugal houve uma preocupação muito grande com o ensino religioso dos nativos por parte dos colonizadores. Tal fato é facilmente compreendido quando se olha numa perspectiva cultural para o homem europeu que chegou na América. Analise as afirmativas.
I. O ensino religioso só poderia ou deveria ser ministrado apenas em alguns estabelecimentos específicos, como, por exemplo, nas escolas de cunho religioso e não mais naquelas mantidas pelo Poder Público. Essa linha de pensamento foi influenciada pelos ideais da liberdade religiosa regida pelo princípio da laicidade do Estado, segundo a concepção francesa.
II. A religião passa a ser um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, concorrendo para o fortalecimento da dependência ao poder político por parte da Igreja. Dessa forma, a instituição eclesial é o principal sustentáculo do poder estabelecido, e o que se faz na escola é o Ensino da Religião Católica Apostólica Romana.
III. O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I.
II.
III.
II e III.
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