Questões de Religiões do ano 2011

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O temo “Missão”, dentro do contexto da História da Teologia, alude a diversos significados. Um deles diz respeito:

  • A. ao pensamento Batista de ação social no século XIX.
  • B. exclusivamente à Doutrina da Trindade, até o século XVI.
  • C. aos nomes dados aos departamentos ou seções da igreja presbiteriana.
  • D. à expansão dos calvinistas no século XVIII no que tange ao “Comércio Protestante”.
  • E. a uma ação relacionada ao espírito de empreendedorismo do ministério pastoral relacionado com a igreja metodista.

Dentro do amplo campo da Teologia, o mito possui muitos significados e é entendido de diferentes maneiras. Um ponto que aproxima as opiniões é que o mito tem como função:

  • A. mascarar o erro.
  • B. iludir o significado.
  • C. desviar da verdade.
  • D. ocultar os mistérios mais profundos.
  • E. ensinar por meio da reiteração sem fim.

Para Geoval Jacinto da Silva, em seu livro: Educação Teológica e Pietismo, o Pietismo teve grande impacto nas denominações protestantes, sendo correto afirmar que tal impacto foi:

  • A. homogêneo em todas as denominações.
  • B. relativo na liturgia e ausente na educação.
  • C. diferenciado entre as denominações, mas, ausente na liturgia.
  • D. meramente curricular, não afetando as igrejas como um todo.
  • E. diferenciado entre as diversas denominações, inclusive na liturgia.

Para Timothy George existem diversas perspectivas de estudos da Reforma Protestante. Segundo ele, as principais são:

  • A. Sociais, teóricas e políticas.
  • B. Marxistas, políticas e sociais.
  • C. Políticas, teológicas e teóricas.
  • D. Políticas, sociais e econômicas.
  • E. Políticas, religiosas, econômicas e sociais.

Para Pannenberg, o conceito de “religião” tornou-se fundamental para a Teologia Evangélica recente por que:

  • A. apresenta-se como o mais importante conceito capaz de construir uma Teologia acadêmica.
  • B. assumiu este papel pela decadência da doutrina da inspiração verbal.
  • C. descreve melhor o que a Teologia define com “fé em Deus”.
  • D. tornou-se usual aos teólogos modernos a partir de 1930.
  • E. demonstra uma gama de possibilidades para a Teologia.

A palavra grega “dogma” assumiu significados distintos ao longo da História da Teologia. Um desses significados, ligado diretamente ao texto bíblico de Lucas 2:1, define:

  • A. Doutrina dos fariseus.
  • B. Palavras de Jesus.
  • C. Editos imperiais.
  • D. Verdade.
  • E. Mentira.

São considerados Teólogos pertencentes à Reforma Protestante, do período histórico da Reforma propriamente dita, os seguintes nomes:

  • A. Lutero, Zuínglio, Calvino, Menno Simons
  • B. Lutero, Zuínglio, Calvino, Andreas.
  • C. Lutero, Zuínglio, Metz, Berkhof.
  • D. Lutero, Zuínglio, Calvino, Lutz.
  • E. Lutero, Calvino, Lutz, Barth.

Qual é a frase que melhor define o conceito de demitologização de Bultmann?

  • A. É o processo para desmitificar o Novo Testamento.
  • B. É a busca pela mensagem oculta nos textos paulinos.
  • C. É o procedimento de análise das palavras de Jesus Cristo.
  • D. É a ação de separação do que é verdadeiro do que é falso na Bíblia.
  • E. É a premissa que encerra o entendimento da linguagem mítica, própria da proclamação neotestamentária.

Para Ladd, a Teologia Bíblica é decorrente de uma progressão entre a Teologia do Antigo Testamento e a Teologia do Novo Testamento. Sua abordagem, entretanto, deve ser definida como:

  • A. sintética.
  • B. analítica.
  • C. aleatória.
  • D. monocromática
  • E. diversidade progressiva.

Gehard Von Rad apresenta em sua obra, “Teologia do Antigo Testamento”, a questão da intenção querigmática como objeto principal do teólogo. Sendo assim, podemos afirmar que para ele:

  • A. A fé de Israel é, sobretudo, uma Teologia da História.
  • B. Não há historicidade nos textos do Antigo Testamento.
  • C. O querigma é a própria historicidade do Antigo Testamento.
  • D. A busca do teólogo reside em mapear o querigma nos textos do Antigo Testamento.
  • E. O querigma é um dos pontos complementares para o entendimento da escatologia do Antigo Testamento.
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