Lista completa de Questões de Religiões da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A teologia dogmática estuda as verdades da fé católica, percebidas nas escrituras e na tradição da Igreja. A teologia dogmática trata de estabelecer e interpretar os pontos fundamentais da crença em um Deus vivo, que chama o homem para ser seu cooperador. Nesse sentido, de acordo com a teologia dogmática, julgue os itens a seguir. O Filho e o Espírito Santo são enviados às criaturas pelo Pai com uma missão visível e outra invisível; essas missões constituem o mistério da salvação e da santificação do mundo.
Com base no texto acima e considerando a história da Igreja, julgue os próximos itens.
Portas e chaves constituem um simbolismo para o abrir e fechar, permitir e proibir, que a reflexão da Igreja pós-pascal atribuiu aos sucessores de Pedro, quando nos concílios, decidem claramente no tocante à fé e à doutrina.
A teologia dogmática estuda as verdades da fé católica, percebidas nas escrituras e na tradição da Igreja. A teologia dogmática trata de estabelecer e interpretar os pontos fundamentais da crença em um Deus vivo, que chama o homem para ser seu cooperador. Nesse sentido, de acordo com a teologia dogmática, julgue os itens a seguir. A primeira e mais clara via para a prova da existência de Deus, segundo Santo Tomás de Aquino, é a prova do movimento, pois, como ele mesmo afirma, tudo o que se move é movido por outra coisa, pois mover nada mais é do que conduzir algo de ato para potência.
Com base no texto acima e considerando a história da Igreja, julgue os próximos itens.
Cristo se dizia Filho do Homem, por isso ele proibiu os seus discípulos de falar que ele era o Cristo, pois a ele interessava ressaltar plenamente a sua humanidade.
A teologia dogmática estuda as verdades da fé católica, percebidas nas escrituras e na tradição da Igreja. A teologia dogmática trata de estabelecer e interpretar os pontos fundamentais da crença em um Deus vivo, que chama o homem para ser seu cooperador. Nesse sentido, de acordo com a teologia dogmática, julgue os itens a seguir. Após a demonstração de Santo Tomás de Aquino da prova da existência de Deus pelas cinco vias, não é mais lícito à racionalidade duvidar da existência da divindade, pois contrariaria a evidência da própria racionalidade.
Com base no texto acima e considerando a história da Igreja, julgue os próximos itens.
O termo Cristo significa homem na sua plenitude, enquanto Jesus era um nome comum na Judéia do início da Era Cristã.
A teologia dogmática estuda as verdades da fé católica, percebidas nas escrituras e na tradição da Igreja. A teologia dogmática trata de estabelecer e interpretar os pontos fundamentais da crença em um Deus vivo, que chama o homem para ser seu cooperador. Nesse sentido, de acordo com a teologia dogmática, julgue os itens a seguir. É conveniente que o sentido dogmático da onipotência divina seja tomado de modo absoluto, supra-racional. Assim, Deus poderia ser e não ser, fazer um círculo quadrado, ser bom e ser mau; bastaria que Ele assim o quisesse.
Com base no texto acima e considerando a história da Igreja, julgue os próximos itens.
Denominou-se à comunidade dos Essênios do Kumrã "Resto de Israel dos últimos tempos" para indicar que pertenciam à minoria do povo escolhido, fiel a Deus.
A teologia dogmática estuda as verdades da fé católica, percebidas nas escrituras e na tradição da Igreja. A teologia dogmática trata de estabelecer e interpretar os pontos fundamentais da crença em um Deus vivo, que chama o homem para ser seu cooperador. Nesse sentido, de acordo com a teologia dogmática, julgue os itens a seguir. A unidade e trindade de Deus é um fato incompreensível racionalmente, mas constitui um dogma de fé possuidor de razões teológicas, as quais, embora não provem, justificam uma conveniência da divindade como Pai, Filho e Espírito Santo.
Com base no texto acima e considerando a história da Igreja, julgue os próximos itens.
Muitos templos pagãos romanos foram assumidos como igrejas católicas a partir do reinado do imperador Constantino, depois do terceiro século da era cristã, tendo sido as imagens dos demiurgos gregos substituídas pelas dos santos mártires.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...