Questões de Religiões da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Religiões da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os sociólogos entendem por Igreja uma organização social com determinadas características. Marque a opção que NÃO corresponde a uma dessas características.

  • A.

    Tradição e história.

  • B.

    Integração com a sociedade em que está inserida.

  • C.

    Recrutamento de membros para formação de quadros.

  • D.

    Rotina de rituais.

  • E.

    Pequeno grupo de pessoas que buscam a pureza da fé.

Ao processo de diminuição da influência e do papel da religião na vida cotidiana, associado ao declínio das explicações supranaturais em troca de explicações baseadas em evidências empíricas, denomina-se

  • A.

    Criacionismo.

  • B.

    Extremismo.

  • C.

    Secularização.

  • D.

    Fundamentalismo

  • E.

    Ceticismo.

Pensadores como Émile Durkheim e Mircea Eliade sustentaram que o conceito de sagrado é essencial para se definir o fenômeno religioso. A respeito do conceito de sagrado, considere as seguintes afirmações:

I. O homem secular tem a tendência para viver o mais possível no sagrado.

II. O ato da manifestação do sagrado denomina-se hierofania.

III. O uso inadequado de um objeto sagrado é uma forma de profanação.

IV. O mundo profano ganha espaço nas sociedades secularizadas modernas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas II e III.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I, III e IV.

  • E.

    Apenas II, III e IV.

Por sincretismo religioso, entende-se:

  • A.

    Uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.

  • B.

    Uma disputa conceitual travada no campo teológico.

  • C.

    Um ritual praticado por religiões tribais.

  • D.

    Um conjunto de histórias mitológicas.

  • E.

    Um movimento que promove a secularização.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos seguintes elementos constitutivos da religião: rituais, crenças e símbolos.

( ) A pedra sagrada de Meca (Caaba ou Pedra Negra) é um dos principais símbolos do judaísmo.

( ) O candelabro de sete braços (Menorá) é um símbolo importante da religião hinduísta.

( ) Rezar cinco vezes ao dia orientado para Meca é uma atividade ritual do budismo.

( ) A missa católica é um exemplo de ritual, e a cruz, de símbolo.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – F – F – V.

  • B.

    F – V – F – V.

  • C.

    F– F – V – F.

  • D.

    F – F – F – V.

  • E.

    V – V – F – V.

“A ________________ não exclui, no entanto, as religiões e suas manifestações públicas, nem o ensino religioso, muito menos deve interferir nas convicções pessoais daqueles que optam por não professar nenhuma religião. A ____________ garante também aos cidadãos que nenhuma religião, crença ou igreja poderá cercear os direitos do Estado ou apropriar-se dele para seus interesses. Esta separação entre Igreja e Estado é que garante a “pacificação” entre as diversas crenças religiosas, uma vez que não privilegia nenhuma delas."

O conceito que melhor preenche as lacunas no texto acima é:

  • A.

    Negatividade

  • B.

    Liberalidade

  • C.

    Tolerância

  • D.

    Universalidade

  • E. Laicidade

A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

A partir desse texto, pode-se inferir que

  • A.

    a diversidade cultural é consequência da diversidade genética dos grupos humanos.

  • B.

    não há valores universais para todos os grupos humanos.

  • C.

    a diversidade cultural é um bem que deve ser preservado.

  • D.

    a diversidade cultural está em vias de desaparecimento num contexto de globalização.

  • E.

    os valores culturais do gênero humano estão em decadência.

Os feitos, dizeres e aprovações do Profeta Maomé e os meios práticos por Ele utilizados para ensinar o Islã fazem parte

  • A.

    do Suna.

  • B.

    do Talmude.

  • C.

    do Mishná.

  • D.

    do Bhagavad Gita.

  • E.

    da Epístola.

Segundo o paradigma de Ensino Religioso proposto por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Referências Curriculares Estaduais, espera-se do professor dessa disciplina que:

I. Seja capaz de compreender o pluralismo religioso presente na sociedade brasileira.

II. Busque conseguir adeptos para serem convertidos a uma religião, crença ou doutrina.

III. Estabeleça juízos de valor entre as religiões, definindo qual é a verdadeira.

IV. Estimule o respeito à diversidade religiosa.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e III.

  • B.

    Apenas I e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...