Questões de Saúde Pública

Lista completa de Questões de Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para prevenir e controlar a dengue, a única maneira é impedir que o mosquito prolifere-se, interrompendo seu ciclo de reprodução, ou seja, impedindo que os ovos sejam depositados, em locais com água limpa e parada. Considere a alternativa que descreve medidas preventivas da Dengue, no interior dos imóveis:

    A) Limpar as calhas e lajes das casas. Se houver piscina, lembrar de que a água deve estar sempre tratada.

    B) Guardar garrafas vazias de boca para baixo.

    C) Eliminar a água acumulada em plantas, como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras.

    D) Não deixar qualquer depósito de água sem estar bem fechado (ex.: potes, tambores, filtros, tanques, caixas d’água e outros). Qualquer fresta, neste tipo de depósito, é suficiente para a fêmea conseguir colocar os ovos e iniciar um novo ciclo.

    E) Manter o lixo tampado e seco até seu recolhimento para destinação adequada.

Sobre a transmissão da dengue, analise:


( ) A fêmea do aedes aegypti costuma picar as pessoas durante a noite, para viabilizar a maturação dos ovos, durante o dia;

( ) Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem em fontes de água ou alimento;

( ) O período de transmissibilidade da doença compreende dois ciclos: um intrínseco, que ocorre no vetor, e outro extrínseco, que ocorre no ser humano.


Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – V – F.

    B) V – F – F.

    C) F – V – F.

    D) F – V – V.

    E) F – F – F.

No seu ciclo de vida, o aedes apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Sobre o mosquito adulto, considere a alternativa correta:

    A) Vive, em média, de 10 a 15 dias. A sua fêmea põe ovos de 4 a 6 vezes, durante sua vida, e, em cada vez, cerca de 1000 ovos, em locais com água limpa e parada.

    B) Vive, em média, de 10 a 15 dias. A sua fêmea põe ovos de 2 a 3 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.

    C) Vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 10 a 12 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 500 ovos, em locais com água limpa e parada.

    D) Vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 1 a 2 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 1000 ovos, em locais com água limpa e parada.

    E) Vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 4 a 6 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.

A Febre pelo vírus chikungunya é um arbovírus. Arbovírus são aqueles vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos, mas também podem ser carrapatos ou outros. O transmissor (vetor) do chikungunya é o mosquito aedes aegypti, que precisa de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. Sobre a febre pelo vírus chikungunya é correto afirmar que:

    A) Não é doença de notificação compulsória.

    B) É doença de notificação compulsória semanal.

    C) É doença de notificação compulsória imediata, somente à Secretaria Municipal de Saúde.

    D) É doença de notificação compulsória imediata, somente às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

    E) É doença de notificação compulsória imediata ao Ministério da Saúde às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi. O ciclo evolutivo apresenta duas formas: amastigota, que é, obrigatoriamente, parasita intracelular em mamíferos, e promastigota, presente no tubo digestivo do inseto transmissor. Considere a alternativa que aponte o inseto transmissor da Leishmaniose:

    A) Triatoma infestans.

    B) Amblyomma cajennense.

    C) Phlebotominae.

    D) Culex quinquefasciatus.

    E) Yersinia pestis.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Com relação à Malária, considere a alternativa incorreta:

    A) Toda pessoa pode contrair a malária.

    B) É da maior importância que todos os profissionais de saúde envolvidos no tratamento da malária, desde o ACS até o médico, orientem os pacientes, adequadamente, e com uma linguagem compreensível.

    C) No Brasil, a maioria dos casos de malária concentra-se na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

    D) A malária é uma doença contagiosa. Uma pessoa doente é capaz de transmitir a doença, diretamente, para outra pessoa.

    E) A malária não é previsível por vacina, por isso, medidas de controle do vetor e proteção individual são os melhores métodos de prevenção.

Assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal 8.069/1990:

    A) A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive os pais.

    B) Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e privados são obrigados a manter o registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezesseis anos.

    C) Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e deveres, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    D) Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento físico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências da Justiça da Infância e da Juventude segundo a Lei Federal 8.069/1990:

    A) Conhecer de ações penais fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente.

    B) Conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os avós.

    C) Aplicar penalidades judiciais nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente.

    D) Conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes.

Com base na Política Nacional de Promoção de Saúde, complete o inciso III do artigo 10 práticas corporais e atividades físicas, que compreende promover ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas,

    A) incentivando a melhoria das condições dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos, danças populares, dentre outras práticas.

    B) incluindo ações educativas, legislativas, econômicas, ambientais, culturais e sociais.

    C) desenvolvendo ações de educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.

    D) contribuindo para a redução das violências e para a cultura de paz.

Segundo o Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2003, assinale a alternativa correta:

    A) É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    B) A perda da condição de segurado será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício.

    C) Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles especificamente aos seguintes órgãos: autoridade policial e aos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso.

    D) O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurandose-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...