Questões de Saúde Pública

Lista completa de Questões de Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à saúde pública no Brasil, julgue o item a seguir.


No âmbito do SUS, a atenção básica à saúde (AB) é a principal porta de entrada e o centro de comunicação da RAS, tendo a saúde da família como estratégia prioritária para a sua expansão e consolidação.

  Epidemias, endemias e surtos de diversas etiologias são registrados e tomam variadas proporções. Suas repercussões são observadas diretamente na assistência aos doentes e na vigilância epidemiológica.


ROUQUAYROL, M.Z.; BARBOSA, L.M.N.; MACHADO, C.B. Processo endômenico e epidêmico.In: ROUQUAYROL, M.Z.; GURGEL, M. (Org.) Rouquaynol: epidemiologia & saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, com adaptações.

No que tange a esse assunto, julgue o item a seguir.


Epidemia é a ocorrência de determinada doença que, no decorrer de um longo período histórico, acomete sistematicamente grupos humanos distribuídos em espaços delimitados e caracterizados, mantendo sua incidência constante, com variações sazonais.

A Lei nº 8.142 de 28/12/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, determina que:

    A) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais.

    B) O Conselho de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.

    C) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será de 75 % em relação ao conjunto dos demais segmentos.

    D) A Conferência de Saúde é convocada pelo Poder Legislativo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde.

Considerando as políticas públicas em saúde, julgue o item a seguir.


Com o propósito de alcançar um nível de qualidade em saúde semelhante em todas as regiões do país, o governo federal instituiu, em 2015, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), composto por três fases: fase 1 – adesão e contratualização; fase 2 – certificação; e fase 3 – recontratualização.

Segundo o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) é considerada uma política de organização da atenção à saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS). A esse respeito, julgue o item a seguir.


A acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde, bem como para a prevenção de agravos e doenças.

A Lei nº 8.080 de 19/09/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tem como disposições gerais, EXCETO:

    A) A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    B) O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

    C) O dever do Estado de garantir universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

    D) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.

Considerando as políticas públicas em saúde, julgue o item a seguir.


Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a incorporação e a consolidação de novos hábitos alimentares no dia a dia ocorrem rapidamente, mesmo que as metas não sejam atingidas.

A Resolução n° 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde aprova a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


A PNVS compreende a articulação dos saberes e reunir-se-á, a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

São consideradas condições socioambientais que favorecem o surgimento de doenças e o agravo à saúde, exceto:

    A) Baixa renda.

    B) Acesso precário a bens e serviços.

    C) Desemprego.

    D) Coleta seletiva de lixo.

    E) Falta de água tratada.

Considerando as políticas públicas em saúde, julgue o item a seguir.


Nas redes de atenção à saúde (RAS), fundamentais para a coordenação e a integração dos serviços e das ações de saúde, os serviços de atenção primária em saúde são estruturados como primeiro nível de atenção e porta de entrada ao sistema, sendo a atenção à saúde centrada no indivíduo, na família e na comunidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...