Questões de Saúde Pública do ano 2020

Lista completa de Questões de Saúde Pública do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A operacionalização da vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia.


Sobre estas doenças, analise as afirmativas abaixo:


I. O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa e bastante comum na infância. É uma doença com distribuição universal, com variação sazonal. Nos climas temperados, observa-se aumento da incidência no período compreendido entre o final do inverno e o início da primavera. Nos climas tropicais, a transmissão parece aumentar depois da estação chuvosa.

II. A transmissão da Poliomielite ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

III. A Tuberculose afeta exclusivamente os pulmões. É uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença.


Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) Somente I e II.

    B) Somente II e III.

    C) Somente I e III.

    D) I, II e III.

A instituição dos conselhos de saúde atende à exigência legal estabelecida para o repasse de recursos financeiros, estaduais ou federais, ao setor Saúde.


Analise as características abaixo:


I. É uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS).

II. Reúne-se a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

III. Tem sua organização e normas de funcionamento definidas em lei específica, aprovadas pelo Ministério da Saúde.


São características dos Conselhos de Saúde:

    A) Apenas a afirmativa I.

    B) Apenas a afirmativa III.

    C) Apenas as afirmativas I e II.

    D) I, II e III.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da sociedade brasileira e foi criado com o firme propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população, tornando obrigatório e gratuito o atendimento a todos os indivíduos.
Representa um dos princípios doutrinários que norteiam a atuação do SUS:

    A) Equidade.

    B) Centralização administrativa.

    C) Impessoalidade.

    D) Presunção de legitimidade.

Com base nas disposições da Lei 8.080/90 sobre recursos humanos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):


? Os serviços públicos e privados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem obrigatoriamente campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional.


? Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser exercidas em regime de tempo parcial.


? Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).


A sequência CORRETA é:

    A) V – F – V.

    B) F - V – F.

    C) F – F – V.

    D) V – V – F.

No Acolhimento de uma Unidade de Saúde compareceram os pacientes descritos abaixo com as respectivas doenças:

1. Homem, 21 anos: Cólera.

2. Mulher, 35 anos: Febre amarela.

3. Criança, 11 anos: Escarlatina.

4. Homem, 50 anos: Tuberculose.


Com base nas disposições da Portaria Nacional que normatiza a notificação de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde, é correto afirmar que:

    A) A Escarlatina é doença de notificação compulsória semanal.

    B) A Cólera é doença de notificação compulsória imediata.

    C) Apenas a Tuberculose e a Febre amarela são doenças de notificação compulsória.

    D) A Febre amarela é doença de notificação compulsória semanal.

O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do princípio de que as equipes que atuam na Atenção Básica nas UBS devem receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços, de modo universal, de fácil acesso e sem diferenciações excludentes, e a partir daí construir respostas para suas demandas e necessidades. O princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), norteador da atenção básica, e que se encontra descrito acima se denomina:

    A) Equidade.

    B) Integralidade.

    C) Resolutividade.

    D) Universalidade.

De acordo com BRASIL (2009), situações de risco são aquelas em que uma pessoa ou grupo de pessoas “corre perigo”, isto é, tem maior possibilidade ou chance de adoecer ou até mesmo de morrer. Todas as pessoas são responsáveis por sua saúde e de sua comunidade. São alguns exemplos de situação de risco, EXCETO:

    A) Bebês que nascem com mais de três quilos e meio; e filhos de mães que se abstém de tabaco, bebidas alcoólicas e drogas na gravidez.

    B) Gestantes que não fazem o pré-natal; gestantes que fumam; e gestantes com diabetes e/ou pressão alta.

    C) Pessoas com deficiência que não têm acesso às ações e serviços de saúde, sejam estes de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação.

    D) Pessoas que estão com peso acima da média e vida sedentária com ou sem uso do tabaco ou do álcool.

No Brasil, é o principal reservatório do Schistosoma mansoni, agente etiológico da esquistossomose mansônica:

    A) Caramujos.

    B) Primatas.

    C) Roedores selvagens

    D) Ser humano.

Todas as alternativas abaixo apresentam ações que o Agente Comunitário de Saúde pode realizar em suas visitas periódicas, EXCETO algumas que por uma questão de ética devem ser deixadas de lado, assinale a alternativa que apresenta essas ações, que demonstram no mínimo indiscrição.

    A) Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população do território de abrangência da unidade de saúde.

    B) Ensinar medidas de prevenção de doenças e promoção à saúde, como os cuidados de higiene com o corpo, no preparo dos alimentos, com a água de beber e com a casa, incluindo o seu entorno.

    C) Identificar os moradores, por faixa etária, opção sexual e raça, ressaltando situações como gravidez, desnutrição, pessoas com deficiência e rendimentos declarados para a Receita Federal.

    D) Registrar adequadamente as atividades realizadas, assim como outros dados relevantes, para os sistemas nacionais de informação disponíveis para o âmbito da Atenção Primária à Saúde.

São condições que aumentam o risco de as pessoas adoecerem, EXCETO:

    A) Automedicação; e descontinuidade de tratamento.

    B) Falta de água gelada; e lixo armazenado em locais fechados.

    C) Falta de alimentação ou alimentação inadequada.

    D) Poluição do ar ou da água; esgoto a céu aberto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...