Questões de Saúde Pública do ano 2020

Lista completa de Questões de Saúde Pública do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, transmitidas por artrópodes. Assinale das alternativas abaixo a que NÃO corresponde a uma arbovirose

    A) Chikungunya

    B) Dengue

    C) Malária

    D) Zika

São funções do Agente Comunitário de Saúde, EXCETO:

    A) Atuar na promoção de saúde.

    B) Atuar na proteção da comunidade do bairro indicado.

    C) Atuar na prevenção em saúde.

    D) Fazer uso de moluscicidas.

Assinale a alternativa CORRETA para o ano em que foi criada a profissão de Agente Comunitário de Saúde (Lei nº 10.507):

    A) 2002

    B) 1992

    C) 1991

    D) 2001

Ainda sobre a Lei Orgânica da Saúde, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo a alguns princípios. Sobre tais princípios é INCORRETO afirmar que:

    A)

    a universalidade dispõe sobre o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.



    B)

    a integralidade de assistência é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.



    C)

    a igualdade da assistência à saúde deve ser realizada sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.



    D)

    direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde e de outrem.



A Lei Orgânica da Saúde, também conhecida como Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. De acordo com a disposição preliminar: Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. Considerando o tema abordado, analise as afirmações seguintes:
I. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício; II. Dizem respeito também à saúde as ações que se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social; III. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). IV. Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização dissociada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) I, II e III.

    C) III e IV.

    D) II, III e IV

A Leishmaniose Visceral é uma doença ocasionada pelo protozoário da espécie Leishmania chagasi. Tem o ciclo evolutivo em duas formas: amastigota, que é obrigatoriamente parasita intracelular em mamíferos; promastigota, presente no tubo digestivo do inseto transmissor. A Leishmaniose Visceral é também conhecida como:

    A) Vitiligo.

    B) Calazar.

    C) Barriga-d’água.

    D) Febre Dum Dum.

    E) Esplenomegalia tropical.

São Responsabilidades da Gestão Plena do Sistema Municipal, entre outras, EXCETO:

    A) Elaboração de toda a programação municipal, contendo, inclusive, a referência ambulatorial especializada e hospitalar, com incorporação negociada à programação estadual.

    B) Gerência de unidades próprias, ambulatoriais e hospitalares, inclusive as de referência.

    C) Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia.

    D) Execução de ações de epidemiologia, de controle de doenças e de ocorrências mórbidas, decorrentes de causas externas, como acidentes, violências e outras incluídas no TFECD.

    E) Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde, por Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal do Brasil. Cada ente federativo possui responsabilidades sobre a saúde. Considerando esse trecho, analise as afirmativas abaixo.


I - O dever do Estado sobre a saúde da população não exclui o dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

II - Cabe ao SUS a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

III - O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social.

IV - O Conselho de Saúde é composto, exclusivamente, por profissionais de saúde e usuários, atuando no controle social acerca das políticas de saúde.


Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Apenas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas III e IV estão corretas.

    C) Apenas I, II e IV estão corretas.

    D) I, II, III e IV estão corretas.

    E) Apenas II está correta.

A necessidade de Sistemas de Informação que instrumentalizem e apoiem a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria é imensa, são necessários inclusive para construir dados sobre a necessidades dos brasileiros, informação reafirmada no texto que segue: “Os sistemas de informações têm, basicamente, o objetivo de aquisição do conhecimento que deve fundamentar a gestão dos serviços. No Brasil, antes da década de 1970, esforços isolados mostravam a situação das estatísticas brasileiras acerca do quesito mortalidade. Como a qualidade da informação tende a ser melhor nas capitais do que no interior dos estados, as primeiras informações nacionais que alcançaram ampla divulgação eram as referentes aos óbitos ocorridos justamente nas capitais brasileiras. Por exemplo, em 1944, o Serviço Federal de Bioestatística do Departamento Nacional de Saúde, do Ministério de Educação e Saúde, publicou o Anuário Bioestatístico (BRASIL, 1994), com dados de mortalidade por causa, nos anos de 1929 e 1932. Posteriormente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou a publicar os dados de mortalidade por causa, nas capitais (BRASIL; FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE, 1996)”. Para que as informações sejam consolidadas, é necessário que sejam registradas através dos Sistemas de Informação (SIS). Assinale a alternativa que se refere somente a SIS vigentes:

    A) Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC); Sistema de Gestão e Apuração de Custos do SUS (APURASUS); Sistema de Informação do Câncer (SISCAN); e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS); Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

    B) Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC); Previne Brasil; Sistema de Gestão e Apuração de Custos do SUS (APURASUS); e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS); Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

    C) Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC); Sistema de Pactuação de Indicadores do Pacto pela Saúde (SISPACTO); Sistema de Informação do Câncer (SISCAN); e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS); Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

    D) Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC); Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ); Sistema de Informação do Câncer (SISCAN); e-SUS Atenção Primária (eSUS APS); Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

    E) Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ); Sistema de Pactuação de Indicadores do Pacto pela Saúde (SISPACTO); Sistema de Informação do Câncer (SISCAN); e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS); Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

A Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Essa lei regula, em todo o território nacional, as ações e os serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente, eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.
De acordo com esse marco legal do Sistema Único de Saúde (SUS), considere as seguintes afirmativas:
I- A referida lei trata a saúde como um direito dos trabalhadores contratados através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devendo o empregador prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. II- É competência do Estado coordenar a rede de laboratórios de saúde pública e hemocentros e gerir as unidades que permaneçam em sua organização administrativa. III- São princípios do SUS, conforme o capítulo II, a universalidade, equidade e integralidade. IV- O artigo 8 dispõe sobre as ações e serviços de saúde executados pelo SUS, diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, e que essas ações e serviços sejam organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
Estão CORRETAS as afirmativas

    A) I e V, apenas.

    B) III e IV, apenas.

    C) I, II e III, apenas.

    D) II e IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...