Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Lista completa de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

    O primeiro contato significa acessibilidade e utilização dos serviços pelos usuários, para cada problema novo ou para cada novo episódio de um mesmo problema. Um serviço é a porta de entrada quando a população e a equipe o identificam como o primeiro recurso de saúde a ser buscado quando há necessidade-problema de saúde.

STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO; Ministério da Saúde, 2002, com adaptações.

No que se refere aos aspectos de acessibilidade e primeiro contato, julgue o item a seguir.


O tempo médio gasto na sala de espera, a ausência de dificuldades com linguagem, as barreiras relacionadas a gênero, as acomodações e a aceitabilidade das diferenças culturais são aspectos atinentes à acessibilidade.

O início do século vinte encontra instaurada a proteção sanitária como política de governo. E são hierarquizadas as formas de prevenção. Sobre a prevenção secundária é correto afirmar que:

    A) visa a limitar a prevalência de incapacidades crônicas ou de recidivas. preocupa-se com a eliminação das causas e condições de aparecimento das doenças.

    B) age sobre o ambiente (segurança nas estradas, saneamento básico, por exemplo) ou sobre o comportamento individual (exercício e dieta, por exemplo).

    C) busca impedir o aparecimento de doença determinada, por meio da vacinação, dos controles de saúde, da despistagem.

    D) limita-se a cuidar dos doentes, mas organiza a prevenção sanitária.

    E) N.R.A

Sobre a ficha de investigação para doenças de notificação compulsória, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) As unidades federadas deverão utilizar o modelo padronizado pela SMS/VS, abrangente para cada agravo de notificação compulsória ou de interesse nacional;

    B) Com relação as fichas de investigação de casos suspeitos e/ou confirmados, a sua numeração deverá ser a mesma da ficha de notificação que deu origem ao caso, devendo ser transcrita, manualmente, no momento da abertura desta ficha;

    C) As fichas de investigação de casos suspeitos e/ou confirmados e de surto poderão ser reproduzidas pelos municípios;

    D) Preconiza-se para os casos que serão notificados somente após a confirmação como aids (menores de 13 anos e maiores de 13 anos), esquistossomose em área não endêmica, hanseníase, gestante HIV +, leishmaniose tegumentar americana, tuberculose, sífilis congênita, sífilis em gestante e as doenças relacionadas a saúde do trabalhador, a utilização da ficha de notificação/investigação específica para cada agravo;

    E) A ficha de notificação/investigação de tuberculose deve ser utilizada para notificar os casos novos, recidivas, reingressos após abandono e transferências.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. Dito isso, assinale a alternativa que NÃO representa uma doença de notificação compulsória.

    A) Sífilis congênita.

    B) Pneumonia.

    C) Doença aguda pelo vírus Zika.

    D) Carbúnculo.

    E) Doença aguda pelo vírus Zika em gestante.

De acordo com o Ministério da Saúde, sobre a Vigilância Laboratorial da Dengue, o diagnóstico laboratorial (sorologia) para laboratórios públicos de saúde, localizados nas capitais e cidades polos, sob a coordenação dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), deve ser:

    A) Operacionalizada.

    B) Capitalizada.

    C) Descentralizada.

    D) Privatizada.

    E) Desorganizada.

O objetivo da vigilância epidemiológica da dengue é:

    A) reduzir a letalidade por febre hemorrágica de dengue.

    B) reduzir o número de casos e a ocorrência de epidemias.

    C) implantar a estratégia de controle em todos os municípios brasileiros.

    D) desenvolvimento de instrumentos mais eficazes de acompanhamento e supervisão das ações.

    E) utilização de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros.

Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. (Opas, 2008)

Em relação ao indicador “Taxa bruta de mortalidade”, é incorreto afirmar que:

    A) As taxas brutas de mortalidade padronizadas permitem a comparação temporal e entre regiões.

    B) O uso de dados de mortalidade derivados de sistemas de registro contínuo está condicionado a correções, devido à subenumeração de óbitos, frequente em áreas menos desenvolvidas.

    C) A taxa bruta de mortalidade não é influenciada pela estrutura da população quanto à idade e ao sexo.

    D) Contribui para estimar o componente migratório da variação demográfica, correlacionando-se o crescimento vegetativo com o crescimento total da população.

A operacionalização da vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia.


Sobre estas doenças, analise as afirmativas abaixo:


I. O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa e bastante comum na infância. É uma doença com distribuição universal, com variação sazonal. Nos climas temperados, observa-se aumento da incidência no período compreendido entre o final do inverno e o início da primavera. Nos climas tropicais, a transmissão parece aumentar depois da estação chuvosa.

II. A transmissão da Poliomielite ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

III. A Tuberculose afeta exclusivamente os pulmões. É uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença.


Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) Somente I e II.

    B) Somente II e III.

    C) Somente I e III.

    D) I, II e III.

Dos equipamentos de Proteção Individual e materiais necessários, conforme as atividades internas e de campo das Unidades de Vigilância de Zoonoses, considere a alternativa incorreta:

    A) Nos canis, nos gatis e nos ambientes destinados aos animais de produção. Macacão ou conjunto (calça e blusa de manga longa), óculos de segurança, protetor auricular, cambão, calçado, bota de borracha, luva impermeável, puçá, armadilha, corda, cabresto, gaiola de contenção, focinheira, guia, mordaça, rede, laço, cestos de lixo segregados para descarte apropriado de materiais, entre outros.

    B) Na sala de vacinação e na avaliação animal. Jaleco, luva impermeável, calça, calçado, gaiola de contenção, focinheira, guia, mordaça, mesa pra vacinação (de aço inoxidável), cestos de lixo segregados para descarte apropriado de materiais, entre outros.

    C) Preparo e aplicação de inseticida e rodenticida. Luvas impermeáveis, óculos de segurança, respirador e purificador de ar, bota impermeável de cano médio, bota impermeável com prolongamento até a virilha, bancada, chuveiro de segurança, lavaolhos segregados, entre outros.

    D) Remoção de animais domésticos. Luvas impermeáveis, macacão ou jaleco ou conjunto (calça e blusa), perneira, bota, boné, creme protetor solar e repelente, equipamentos apropriados para captura, pinças anatômicas, recipiente transparente de transporte, lanterna, luvas de raspa de couro, entre outros.

    E) Nas salas de eutanásia e necropsia. Jaleco, luva impermeável, calça, calçado, óculos de segurança, máscara, avental descartável, entre outros.

No Acolhimento de uma Unidade de Saúde compareceram os pacientes descritos abaixo com as respectivas doenças:

1. Homem, 21 anos: Cólera.

2. Mulher, 35 anos: Febre amarela.

3. Criança, 11 anos: Escarlatina.

4. Homem, 50 anos: Tuberculose.


Com base nas disposições da Portaria Nacional que normatiza a notificação de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde, é correto afirmar que:

    A) A Escarlatina é doença de notificação compulsória semanal.

    B) A Cólera é doença de notificação compulsória imediata.

    C) Apenas a Tuberculose e a Febre amarela são doenças de notificação compulsória.

    D) A Febre amarela é doença de notificação compulsória semanal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...