Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Lista completa de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Produzir e disseminar informações epidemiológicas não é um dos objetivos da vigilância epidemiológica da influenza humana.

II. À luz da lei nº 8.080/90, a saúde é um direito que assiste apenas ao cidadão com renda superior a 3 salários mínimos.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Nas Endemias, como por exemplo na recente COVID-19, os indicadores de saúde são fundamentais para definição de estratégias de prevenção e tratamento dessas doenças de uma população ou de um indivíduo. Por exemplo, a incidência, a prevalência, e a taxa de ataque são indicadores de saúde que se referem à:

    A) Letalidade

    B) Morbidade

    C) Esperança de vida

    D) Mortalidade

    E) Severidade

De acordo com as características epidemiológicas, as doenças podem ser classificadas através das suas formas de disseminação. Sobre as formas de disseminação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) Uma das formas de disseminação é através da propagação de pessoa a pessoa, um exemplo é o HIV que se propaga via oral-anal, genital. ( ) As infecções alimentares como aquelas transmitidas pela água, são exemplos de doenças transmitidas por meio de veículo comum. ( ) Outra forma de disseminação das doenças é através das portas de entradas que, no ser humano, temos como exemplo o trato respiratório (tuberculose) e o gastrintestinal (cólera).

    A) V, F, V

    B) V, V, V

    C) F, V, F

    D) V, V, F

    E) V, F, F

Sobre os conceitos básicos de epidemiologia, assinale a alternativa correta:

    A) As epidemias são doenças que se manifestam em apenas uma determinada região, com duração contínua da doença.

    B) A AIDS é considerada uma doença epidêmica do Brasil.

    C) As endemias são doenças que ocorrem e que se manifestam em várias regiões ao mesmo tempo, sem controle.

    D) A Covid-19 se tornou uma pandemia não só apenas pelo fato de ter se alastrado rapidamente entre diversos países do mundo, mas também por ser uma doença transmitida através de um vírus, que é a principal característica de uma pandemia: ser uma doença viral.

    E) As endemias são doenças que se manifestam com determinada frequência em uma dada região sem ser disseminada para outras regiões.

Sobre as medidas de saúde e doença utilizadas em epidemiologia, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, marque a alternativa correta:
( ) A taxa de morbidade é a medida de frequência de doenças operacionalizadas por duas taxas, a de prevalência e a de incidência. ( ) A taxa de mortalidade no Brasil são publicadas, no Brasil, pelo Ministério da Saúde. ( ) A fonte de dados utilizados para cálculo das estatísticas de mortalidade é o atestado de óbito. ( ) A taxa de incidência é definida pelo número de pessoas afetadas por uma determinada doença de uma dada população, em um tempo específico dividido pelo número de pessoas da população naquele mesmo período.

    A) F, V, V, F

    B) F, V, V, V

    C) V, V, V, F

    D) V, F, F, F

    E) V, F, V, F

Dentre os conceitos básicos em epidemiologia estão as doenças pandêmicas. Sobre elas, assinale a alternativa correta:

    A) A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, além de se espalhar facilmente, necessariamente é uma doença contagiosa como é o caso do Coronavírus.

    B) As pandemias são doenças que se manifestam em diversas regiões do planeta, mas não necessariamente precisam ser contagiosas, basta estar presente em grande escala, como é o caso dos diversos tipos de câncer, que acometem diferentes pessoas em todas as partes do mundo.

    C) As pandemias são doenças que tem um poder de contágio muito grande e de duração contínua.

    D) As pandemias ocorrem, exclusivamente, quando acontece uma mutação do agente transmissor da doença, como está sendo o caso da coronavírus.

    E) Apesar da pandemia ser uma doença que se manifesta em determinada região, ela pode se alastrar para diversos países ao mesmo tempo se for uma doença contagiosa.

As medidas preventivas são conceitos epidemiológicos que tem aplicações práticas nos métodos de prevenção e controle de doenças. Sobre elas, assinale a alternativa correta:

    A) As prevenções primárias consistem na prevenção da incapacidade através de medidas destinas à reabilitação, na fase que esteja ocorrendo a doença.

    B) Quando os indivíduos se encontram sob a ação do agente patogênico, (fase subclínica ou clínica) estamos falando de uma prevenção terciária.

    C) Entre as medidas encontradas durante a prevenção primária temos: diagnóstico da infecção e o tratamento precoce.

    D) As medidas primárias são aquelas que impedem que o indivíduo adoeça e que busca controlar os fatores de risco.

    E) O implante de marca-passo é um exemplo de prevenção primária.

Marque a alternativa correta que contenha apenas doenças consideradas endêmicas no Brasil:

    A) Esquistossomose e malária

    B) Febre amarela e câncer de mama

    C) Covid-19 e doença de Chagas

    D) Ancilostomose e Covid-19

    E) Atualmente só a febre amarela é uma doença endêmica do país.

A imunidade de rebanho ou de grupo é um conceito importante em epidemiologia, sobre ela, assinale a alternativa incorreta:

    A) Sobre a imunidade de rebanho, não é necessário imunizar uma população inteira para prevenir a ocorrência de uma doença.

    B) Ela indica a proporção de indivíduos imunes em uma comunidade ou em um grupo populacional.

    C) Esta imunidade age como uma barreira, porém, não diminui a probabilidade de introdução e manutenção de um agente infeccioso.

    D) A imunidade de grupo é doença específica.

    E) É a proteção que surge em uma população quando uma porcentagem alta de pessoas se vacina contra determinada doença.

Acerca da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), assinale a opção correta.

    A) A PNVS é uma política de governo e função essencial do SUS, tem caráter universal, vertical e orientador do modelo de atenção, e é desenvolvida com a participação conjunta do poder público e do terceiro setor.

    B) A PNVS envolve a articulação de processos e práticas relacionados à vigilância epidemiológica, à vigilância em saúde ambiental, à vigilância em saúde do trabalhador e à vigilância sanitária.

    C) Os dados da PNVS são ordinariamente coletados e analisados pelo Ministério da Saúde, que determina as ações de vigilância a serem desenvolvidas nos municípios.

    D) Compete à União, no âmbito da PNVS, promover e oficializar a pactuação regional.

    E) O financiamento das ações de vigilância em saúde está incluído no orçamento geral do SUS municipal, sendo definido pelo gestor municipal o valor a ser efetivamente aplicado em ações de vigilância, em função da realidade local.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...