Questões de Secretariado Executivo da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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No que se refere à organização de viagens, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Com o intuito de contribuir para a organização e o planejamento de viagem para o executivo, o secretário executivo deverá elaborar um check-list que será considerado na ocasião de toda e qualquer viagem organizacional.
  • B. Uma questão relevante é a validade do passaporte, obtido nas unidades descentralizadas ou nos postos de atendimento do departamento de polícia federal. Para que o indivíduo consiga obter o passaporte, deverá atender aos seguintes requisitos: provar que é brasileiro nato ou naturalizado, pagar uma taxa e apresentar alguns documentos. O ideal é que o secretário executivo acesse o site da polícia federal para se certificar a respeito dos documentos exigidos para emissão dos passaportes.
  • C. O secretário executivo deve verificar se o solicitante faz uso de algum medicamento que não tenha entrada liberada no país de destino.
  • D. Um aspecto imprescindível é a preocupação com todas as informações da viagem, que devem ser escritas na agenda do secretário (com todas as etapas do processo), caso ocorra algum imprevisto com os procedimentos.
  • E. Uma atividade que não é desempenhada pelo profissional de secretariado executivo no seu dia a dia é a de organização de viagens nacionais e internacionais do executivo e de sua equipe. Esta é uma atividade exclusiva do agente de viagens.

Receber o documento, ler o documento, identificando o assunto principal e o(s) assunto(s) secundário(s) de acordo com o seu conteúdo, localizar o código, utilizando o índice, quando necessário, anotar o código na primeira folha do documento e preencher a(s) folha(s) de referência para os assuntos secundários são rotinas correspondentes às operações de

  • A. prescrição.
  • B. notação.
  • C. avaliação.
  • D. classificação.
  • E. restauração.

Com relação às tipologias atribuídas aos diversos tipos de eventos, assinale a alternativa correta.

  • A. Congresso – evento de grande porte, realizado em vários dias, que inclui vários encontros ao mesmo tempo.
  • B. Feira – evento de ideia ou produtos. Uma feira pode ser volante, isto é, ocorrer em diversos locais, mantendo o mesmo conteúdo.
  • C. Banquete – evento em que os serviços e produtos oferecidos são também o retrato da organização, pois é um café da manhã tão farto que chega a ser um minialmoço. É servido perto do horário do almoço.
  • D. Simpósio – evento de tema normalmente científico em que, após as apresentações, a plateia participa com perguntas aos apresentadores.
  • E. Salão – evento de grande porte, não fixo, cujo objetivo é apenas comercializar.

Os procedimentos intelectuais e físicos e os resultados da análise e organização de documentos de acordo com os princípios arquivísticos denominam-se

  • A. arranjo.
  • B. levantamento.
  • C. triagem.
  • D. depuração.
  • E. acondicionamento.

O secretário executivo, ao liderar equipes de trabalho, precisará, entre várias estratégias, manter a equipe motivada. Uma equipe motivada trabalha com mais eficiência e apresenta melhores resultados. Em função disso, é necessário dar atenção às necessidades dos membros da equipe. Segundo Maslow, as necessidades são organizadas e dispostas em níveis em uma hierarquia de importância e influência. A propósito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta essa hierarquia.

  • A. fisiológicas, autorrealização, estima, segurança e sociais
  • B. fisiológicas, sociais, autorrealização, segurança e estima
  • C. sociais, fisiológicas, estima, segurança e autorrealização
  • D. autorrealização, estima, sociais, segurança e fisiológicas
  • E. fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização

A função do mestre de cerimônias é

  • A. conduzir a cerimônia de forma linear, seguindo exatamente aquilo que está no script, com voz e sequência de condução no mesmo tom durante todo o evento, mas neutro durante sua aparição.
  • B. trabalhar somente nos bastidores do evento, montando o roteiro da cerimônia.
  • C. ter conhecimento de protocolos específicos, visto que não existe um protocolo e uma precedência específica para cada tipo de evento.
  • D. a mesma função do chefe do cerimonial.
  • E. ser uma pessoa indiscreta e com bom humor.

Acerca da contribuição dos eventos como instrumento estratégico das organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. Evento pode ser definido como uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e(ou) entidades realizada em data e local especiais, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, esportiva, social, familiar, religiosa, científica etc. É um instrumento estratégico de comunicação a fim de promover engajamento em uma ação empresarial ou institucional.
  • B. O turismo de eventos e negócios tem uma dinâmica de mercado muito específica, contudo não necessita de pesquisas sistemáticas de mercado.
  • C. Para se tornar um instrumento estratégico das organizações, o evento deverá atender algumas condições básicas, devendo esse planejamento restringir-se aos níveis gerenciais e diretivos.
  • D. Os instrumentos estratégicos, assim como a organização e o ambiente, são estáticos.
  • E. A constante busca pela competitividade e pelo diferencial de seus produtos faz com que os eventos não tenham grande relevância em relação às demais ações de marketing das principais organizações.

A concepção do evento é feita por meio de um projeto em que se comunicam as intenções do organizador do evento. Quanto às funções de um projeto de evento, julgue os itens a seguir.

I É um instrumento de comunicação que serve para contar para outra pessoa (promotor ou patrocinador) o que se pretende fazer.

II É um instrumento de planejamento, pois o projeto serve como guia para a ação.

III É um instrumento de gestão, visto que o projeto serve para verificar se as coisas estão saindo como previsto e é muito útil para fazer comparações com a realidade.

IV É um instrumento de captação de recursos, uma vez que, de posse de um projeto bem escrito e organizado, fica mais fácil buscar apoios e patrocínio na cidade, no estado, no país ou no exterior.

V É um instrumento de merchandising, pois serve somente para captar merchandising.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.
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