Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

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Em qualquer acidente de trânsito, verifica-se a ocorrência de falhas, entre as quais a negligência, a imperícia e a imprudência. Corresponde a uma negligência

  • A. dirigir um veículo para o qual não está habilitado.
  • B. dirigir um veículo após a ingestão de bebida alcoólica.
  • C. dirigir perigosamente, desconsiderando as condições adversas do tráfego.
  • D. conduzir um veículo a uma velocidade incompatível com a via.
  • E. deixar o órgão, com jurisdição sobre a via, de realizar a manutenção devida.

A norma BS OHSAS 18001:2007 aborda sobre os sistemas de gestão da saúde e segurança no trabalho e foi desenvolvida de forma a ser compatível com

  • A. as normas de sistema de gestão ABNT NBR ISO 9.001 (Qualidade) e ABNT NBR ISO 14.000 (Ambiental).
  • B. as NR’s − Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, através da Portaria No 3.214, 08 de Junho de 1978.
  • C. as normas de sistema de gestão ISO 10.002 (Gestão da Qualidade) e ISO 16.000 (Responsabilidade Social).
  • D. a Enciclopédia da Organização Internacional do Trabalho − OIT, sobre Saúde e Segurança no Trabalho.
  • E. a Norma Britânica BS 8800 (Sistema de Gerenciamento relativo à segurança do trabalho).

Ao elaborar o programa de prevenção de DORT, o enfermeiro baseia-se na NR 17 para efetuar a análise ergonômica do trabalho. Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar que

  • A. o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 800 por hora, sendo considerado toque real, cada movimento efetivo de pressão sobre o teclado que resulte em resultado esperado.
  • B. o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie.
  • C. o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de oito horas.
  • D. nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de cinco minutos para cada hora trabalhada, não deduzidos da jornada normal de trabalho.
  • E. em caso de afastamento por até quinze dias, quando retornar ao trabalho, a exigência de produção em relação ao número de toques deverá ser igual ao nível anterior.

O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional. Referente ao exame médico periódico, é correto afirmar:

  • A. Intervalo mínimo de 03 (três) anos para trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
  • B. Intervalo mínimo de 02 (dois) anos para trabalhadores menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
  • C. Intervalo mínimo de 01 (um) ano para trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
  • D. Intervalo mínimo de 01 (um) ano para trabalhadores menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

No diamante de risco, o Grau 3 (Vermelho) significa que a substância

  • A. é muito volátil com ponto de fulgor abaixo de 38 °C.
  • B. é muito volátil com ponto de fulgor abaixo de 23 °C.
  • C. entra em ignição quando aquecida moderadamente e seu ponto de ignição é abaixo de 93 °C.
  • D. entra em ignição quando aquecida e seu ponto de ignição é acima de 93 °C.
  • E. entra em ignição à temperatura ambiente e seu ponto de fulgor é abaixo de 38 °C.

Um engenheiro de segurança do trabalho, após avaliar o posto de trabalho de um empregado de uma empresa, determinou a necessidade do uso de EPI específico para uso individual e proteção contra os riscos suscetíveis de ameaçar a saúde do trabalhador que atua no referido local. O empregador, no cumprimento de suas obrigações, comprou os EPI conforme recomendado pelo engenheiro de segurança do trabalho, para fornecimento ao empregado que precisa utilizá-lo. No momento da aquisição dos EPI, o empregador verificou se o Certificado de Aprovação − CA do equipamento estava válido e constatou que o laudo de ensaio do mesmo tinha sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO. De acordo com o disposto na NR 6, é correto afirmar que o CA concedido a este EPI tem a validade

  • A. de 2 anos.
  • B. de 5 anos.
  • C. de 3 anos.
  • D. de 4 anos.
  • E. do prazo relacionado à avaliação da conformidade no âmbito do SINMETRO.

Como membro da CIPA, o enfermeiro esclareceu sobre as atribuições desta, cabendo também à essa Comissão

  • A. identificar riscos do processo de trabalho, elaborar o mapa de riscos e realizar avaliações quantitativas dos riscos a que os trabalhadores estão expostos.
  • B. realizar, semanalmente, a avaliação do cumprimento das metas fixadas no plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas.
  • C. emitir parecer sobre os acidentes de trabalho, ciente de que não poderá colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA, por se tratar de atribuição do SESMT.
  • D. requerer. em primeira instância, à Delegacia Regional do Trabalho, a paralisação da empresa quando considerar haver, em determinado equipamento ou setor, risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores.
  • E. participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.

Referente à Norma Regulamentadora nº 5 que normatiza a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, analise as afirmativas abaixo:

I. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até o final do seu mandato apenas.

II. É atribuição da CIPA, colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.

III. Noções sobre legislação trabalhista e previdenciária, relativas à segurança e saúde no trabalho, é item que deverá constar no treinamento para a CIPA.

IV. Compete ao empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mínimo de 45 dias antes do término do mandato em curso.

A alternativa correta é:

  • A. Todas as afirmativas estão corretas.
  • B. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • C. Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • D. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

As cores branca, azul, amarelo e vermelho representam, no diagrama de Hommel, respectivamente,

  • A. risco específico, inflamabilidade, risco à saúde e reatividade.
  • B. risco à saúde, reatividade, risco específico e inflamabilidade.
  • C. reatividade, inflamabilidade, risco à saúde e risco específico.
  • D. risco à saúde, risco específico, reatividade e inflamabilidade.
  • E. risco específico, risco à saúde, reatividade e inflamabilidade.

João Candido, empregado mensal celetista em uma empresa química, realiza atividade insalubre que também é incompatível com o asseio corporal, pois também o expõe a produtos oleosos. A empresa lhe fornece um armário de aço individual, com abertura para ventilação, pintado com tinta lavável. De acordo com a NR 24, este armário poderá ser de compartimento

  • A. duplo, com compartimentos que rigorosamente estabeleçam o isolamento das roupas de uso comum e de trabalho, com dimensão mínima de 80 centímetros de altura por 50 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade, com divisão no sentido horizontal que viabilize largura de 40 cm para cada compartimento.
  • B. único, que disponha, no mínimo, 80 centímetros de altura por 30 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade.
  • C. duplo, com compartimentos que rigorosamente estabeleçam o isolamento das roupas de uso comum e de trabalho, com dimensão mínima de 120 centímetros de altura por 30 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade, com divisão no sentido vertical que viabilize largura de 15 cm para cada compartimento.
  • D. único, que disponha, no mínimo, 120 centímetros de altura por 30 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade.
  • E. duplo, com compartimentos que rigorosamente estabeleçam o isolamento das roupas de uso comum e de trabalho, com dimensão mínima de 80 centímetros de altura por 50 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade, com divisão no sentido vertical que viabilize largura de 25 cm para cada compartimento.
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