Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

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A NR-24 estabelece que em todos os locais de trabalho deverá ser fornecida aos trabalhadores água potável, em condições higiênicas, sendo proibido o uso de recipientes coletivos. Onde houver rede de abastecimento de água, deverão existir bebedouros de jato inclinado na proporção de 1 (um) bebedouro para cada 50 (cinquenta) empregados. Assim, segundo o item 24.7.1.1, as empresas devem garantir o fornecimento de água potável e fresca em quantidade superior a

  • A. 1/2 (meio) litro de (500ml) por hora/homem trabalho.
  • B. 1/3 (um terço) de litro (333ml) por hora/homem trabalho.
  • C. 1/4 (um quarto) de litro (250ml) por hora/homem trabalho.
  • D. 1/4 (um quarto) de litro (250ml) por ½ (meia) hora/ homem trabalho.
  • E. 1/3 (um terço) de litro (333ml) por ½ (meia) hora/ homem trabalho.

De acordo com a NR 6, está incorreta a afirmação sobre a responsabilidade do empregado quanto ao uso do EPI:

  • A. Adquirir o EPI adequado ao risco da atividade que exerce.
  • B. Usar o EPI apenas para a finalidade a que se destina.
  • C. Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI.
  • D. Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso.

A NR 17 (Ergonomia) estabelece em seu Anexo II o conteúdo mínimo que as análises ergonômicas do trabalho devem contemplar.

NÃO faz(em) parte dessas análises

  • A. a descrição das características dos postos de trabalho no que se refere ao mobiliário, utensílios, ferramentas, espaço físico para a execução do trabalho e condições de posicionamento de segmentos corporais.
  • B. a avaliação da organização do trabalho, demonstrando o trabalho real e o trabalho prescrito.
  • C. as recomendações ergonômicas expressas em planos e propostas claros e objetivos, com definição de datas de implantação.
  • D. o relatório estatístico de acidentes do trabalho, colhido pela Segurança do Trabalho, através dos dados estatísticos anuais, o qual é encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
  • E. os relatórios de avaliações de satisfação do trabalho e do clima organizacional, desde que realizados no âmbito da empresa.

Segundo o item 25.3.3 da NR-25 – Resíduos Industriais, os resíduos sólidos e líquidos de alta toxicidade e periculosidade devem ser dispostos com o conhecimento, aquiescência e auxílio de entidades especializadas/públicas e no campo de sua competência. Assim, é correto afirmar que

  • A. os rejeitos radioativos devem ser dispostos conforme legislação específica da CNEN e os resíduos de risco biológico devem ser dispostos conforme previsto nas legislações sanitária e ambiental.
  • B. os rejeitos radioativos devem ser dispostos conforme legislação específica do INMETRO e os resíduos de risco biológico devem ser dispostos conforme previsto na legislação específica do INPE.
  • C. os rejeitos radioativos devem ser dispostos conforme legislação específica do INPE e os resíduos de risco biológico devem ser dispostos conforme previsto na legislação específica do INMETRO e do SUS.
  • D. os rejeitos radioativos devem ser dispostos conforme legislação específica do INPE e os resíduos de risco biológico devem ser dispostos conforme previsto na legislação sanitária e ambiental MTE e do SUS.
  • E. tanto os rejeitos radioativos quanto os resíduos de risco biológico devem ser dispostos conforme previsto nas legislações sanitária e ambiental do SUS e encaminhados a aterros médicos.

O conhecimento da maneira como o trabalhador é exposto aos riscos, das exigências físicas efetuadas e do tipo de jornada faz parte da seguinte fase da higiene ocupacional:

  • A. Fase da avaliação de riscos.
  • B. Fase do controle dos riscos.
  • C. Fase da antecipação de riscos.
  • D. Fase do reconhecimento de riscos.

Com relação às ações de saúde previstas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelecidas na NR 7, considere as afirmativas a seguir.

I - O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado no primeiro dia da volta de trabalhador ausente por período superior a 30 dias, motivado por doença, acidente ou parto.

II - O atestado de saúde ocupacional deverá ser emitido em quatro vias, sendo que a quarta via deverá ser encaminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego no mês de janeiro do próximo ano.

III - Os registros dos exames médicos deverão ser mantidos por um período mínimo de 30 anos após o desligamento do trabalhador acometido de doença ocupacional ou que tenha sofrido acidente do trabalho.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Segundo o anexo nº 6 (Trabalho sob condições hiperbáricas) da NR-15, o item 1.3.15.6 estabelece limites de tolerância quanto a qualidade do ar que deverá ser mantida dentro dos padrões de pureza, através da utilização de filtros apropriados, colocados entre a fonte de ar e a câmara de trabalho, campânula ou eclusa. Assim, quanto às concentrações estabelecidas, é correto afirmar que

  • A. para o monóxido de carbono o limite de tolerância é de 20 ppm.
  • B. para o dióxido de carbono o limite de tolerância é de 5.000 ppm.
  • C. para o óleo ou material particulado o limite de tolerância é de 50 mg/m³ (PT>20kgf/cm2).
  • D. para o metano o limite de tolerância é 90% do limite inferior de explosividade.
  • E. para o óleo ou material particulado o limite de tolerância é de 300 g/m³ (PT<20kgf/cm2).

Sobre a ergonomia, é INCORRETO afirmar que

  • A. está baseada nas ciências biológicas.
  • B. a satisfação do trabalhador é um dos seus objetivos.
  • C. está relacionada dependentemente e de maneira direta com a sociologia.
  • D. para o levantamento de peso frequente e contínuo, é admitido, para os homens, o peso máximo de 25 kg.

Atualmente, as divisões da Ergonomia se constituem em física, cognitiva e organizacional. Cada uma dessas divisões tem especificidades. A necessidade de mudança e de proposições está vinculada ao olhar do ergonomista que verifica as possibilidades de transformação, sempre com base na modelagem da atividade.

Um profissional que estiver desenvolvendo um trabalho específico na área de ergonomia cognitiva deverá levar em consideração os seguintes aspectos:

  • A. fisiologia, percepção e confiabilidade
  • B. fisiologia, confiabilidade e raciocínio
  • C. percepção, fisiologia e memória
  • D. percepção, raciocínio e memória
  • E. raciocínio, memória e confiabilidade

A NR-15 descreve as atividades e operações insalubres em seus anexos. Sabendo que as vibrações podem afetar o conforto e a eficiência do trabalhador e produzir efeitos adversos à saúde, identifique o grau do adicional de insalubridade e o número do anexo da NR-15 que se relacionam com este agente insalubre (vibrações).

  • A. Adicional de insalubridade em grau máximo; e anexo nº 8.
  • B. Adicional de insalubridade em grau mínimo; e anexo nº 10.
  • C. Adicional de insalubridade em grau médio; e anexo nº 10.
  • D. Adicional de insalubridade em grau máximo; e anexo nº 10.
  • E. Adicional de insalubridade em grau médio; e anexo nº 8.
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