Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 01 - Disposições Gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas convenções da OIT relativas ao meio ambiente de trabalho, à segurança e saúde dos trabalhadores, aos serviços de saúde no trabalho e à segurança na utilização de produtos químicos, julgue os itens subsecutivos.
A aplicação de medidas de segurança e higiene do trabalho implica carga financeira para os trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2013
São materiais de proteção individual, EXCETO:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à NR 17, julgue os itens subsequentes. A norma prevê que, para as atividades que causem sobrecarga muscular de membros superiores e inferiores, existam obrigatoriamente pausas de quinze minutos a cada noventa minutos trabalhados.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Ainda dentro da notificação citada na questão anterior, para corrigir irregularidades formalizada à empresa PLATAFORMA AZUL S/A., foi considerado adequação de uma das máquinas operatrizes quanto ao risco de queda do operador por ocasião do acesso na parte superior da máquina para lubrificação e ajustes. Ficou estabelecido entre outros requisitos mínimos relacionados a adequação do meio de acesso a parte superior da máquina, deve ser considerado:
Possuir travessão superior de 1,10 m (um metro e dez centímetros) a 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de altura em relação ao piso ao longo de toda a extensão em ambos os lados e possuir rodapé de no mínimo 0,20 m (vinte centímetros) de altura e travessão intermediário a 0,70 m (setenta centímetros) de altura em relação ao piso localizado entre o rodapé e o travessão superior.
Possuir travessão superior de 1,00 m (um metro) a 1,10 m (um metro e dez centímetros) de altura em relação ao piso ao longo de toda a extensão em ambos os lados e possuir rodapé de no mínimo 0,20 m (vinte centímetros) de altura e travessão intermediário a 0,70 m (setenta centímetros) de altura em relação ao piso localizado entre o rodapé e o travessão superior.
Possuir travessão superior de 1,10 m (um metro e dez centímetros) a 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de altura em relação ao piso ao longo de toda a extensão em ambos os lados e possuir rodapé de no mínimo 0,15 m (quinze centímetros) de altura e travessão intermediário a 0,60 m (sessenta centímetros) de altura em relação ao piso localizado entre o rodapé e o travessão superior.
Possuir travessão superior de 1,20 m (um metro e vinte centímetros) a 1,30 m (um metro e trinta centímetros) de altura em relação ao piso ao longo de toda a extensão em ambos os lados e possuir rodapé de no mínimo 0,15 m (quinze centímetros) de altura e travessão intermediário a 0,60 m (sessenta centímetros) de altura em relação ao piso localizado entre o rodapé e o travessão superior.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base no que dispõe a legislação acerca da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
O programa de controle médico de saúde ocupacional deverá obedecer a planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual, exceto no caso das empresas desobrigadas de indicarem médico coordenador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 01 - Disposições Gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A necessidade de aumentar a segurança no local de trabalho levou à edição, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Com base nessas normas e nas legislações referentes a esse assunto, julgue os itens de 111 a 115.
Os procedimentos de trabalho e segurança, com descrição detalhada de cada tarefa, podem ser considerados substitutos das medidas de proteção coletivas necessárias para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2013
A importância dos equipamentos de proteção individual relaciona-se com:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca dos fundamentos de higiene do trabalho e utilização de instrumentos e técnicas aplicados na medição de temperaturas anormais, julgue os itens que se seguem.
Para fins de avaliação ambiental referente à insalubridade devido ao calor, é necessário considerar o metabolismo do trabalhador e a carga ambiental, sendo o primeiro medido por instrumentos específicos fixados aos segmentos do corpo humano e o segundo consultado em tabelas de normas regulamentadoras (NRs) específicas do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
A empresa PLATAFORMA AZUL S/A. recebeu a visita de um Auditor Fiscal do Trabalho que notificou a empresa para corrigir irregularidades, referente adequação de algumas máquinas operatrizes quanto ao risco de prensamento de mãos e dedos dos operadores na zona de perigo da máquina. Ficou estabelecido na notificação um prazo de 30 (trinta) dias para implementar dispositivos de acionamento do tipo comando bimanual, visando manter as mãos do operador fora da zona de perigo. Entre outros requisitos mínimos relacionados a esse dispositivo de segurança, deve ser considerado:
Possuir atuação síncrona, ou seja, um sinal de saída deve ser gerado somente quando os dois dispositivos de atuação do comando (botões) forem atuados com um retardo de tempo menor ou igual a 0,10 s (dez décimos de segundo).
Possuir atuação síncrona, ou seja, um sinal de saída deve ser gerado somente quando os dois dispositivos de atuação do comando (botões) forem atuados com um retardo de tempo menor ou igual a 0,7 s (sete décimos de segundos).
Possuir atuação síncrona, ou seja, um sinal de saída deve ser gerado somente quando os dois dispositivos de atuação do comando (botões) forem atuados com um retardo de tempo menor ou igual a 0,5 s (cinco décimos de segundos).
Possuir atuação síncrona, ou seja, um sinal de saída deve ser gerado somente quando os dois dispositivos de atuação do comando (botões) forem atuados com um retardo de tempo menor ou igual a 0,6 s (seis décimos de segundos).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base no que dispõe a legislação acerca da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a comissão interna de prevenção de acidentes deve ser criada pela empresa contratante, assegurado o direito de participação de representantes da(s) empresa(s) contratada(s) nas reuniões da comissão, de forma a garantir mecanismos de integração e de participação de todos os trabalhadores em relação às decisões de segurança no trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...