Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No contexto das normas de segurança do trabalho, o mapa de risco é uma representação

  • A.

    exata do fluxo de pessoas e peças da empresa para determinar o risco financeiro, caso algum trajeto seja obstruído.

  • B.

    da empresa, no qual são destacados os funcionários pertencentes à brigada e à CIPA, para que os funcionários saibam quem procurar em caso de acidente.

  • C.

    da empresa, que mostra a natureza e a intensidade dos riscos de cada setor devido à atividade exercida pelo setor.

  • D.

    da empresa, que mostra o histórico dos acidentes de trabalho de cada setor evitando, assim, a sua reincidência.

  • E.

    da empresa, que mostra, de forma clara e objetiva, quais EPI e EPC devem estar presentes em cada setor de trabalho, listando-os para verificação.

As listas de verificação (checklists), instrumento usual de análise de postos de trabalho, fornecem uma visão grosseira e limitada das condições de trabalho, pois a análise limita-se somente ao que consta na lista.

Um poluente, ao entrar em contato com alguns elementos do meio, pode sofrer reações químicas que alterem seu estado inicial, tornando-o mais ou menos agressivo ao trabalhador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. Segundo a NR 06, todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA. Por ocasião da fiscalização poderão ser recolhidas amostras de EPI, no fabricante ou importador e seus distribuidores ou revendedores, ou ainda, na empresa utilizadora, em número mínimo a ser estabelecido nas normas técnicas de ensaio, as quais serão encaminhadas, mediante ofício da autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, a um laboratório credenciado no MTE ou no SINMETRO, capaz de realizar os respectivos laudos de ensaios, ensejando comunicação posterior ao órgão nacional competente.

II. A NR 07 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho. O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

III. A NR 08 estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem. Os locais de trabalho devem ter a altura do piso ao teto, pé direito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade estabelecidas. Os andares acima do solo, tais como terraços, balcões, compartimentos para garagens e outros que não forem vedados por paredes externas, devem dispor de guarda-corpo de proteção contra quedas.

IV. A NR 09 menciona que as ações do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR 09. A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

V. A NR 11 aborda a segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, até a altura mínima de 1,20m. Em equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontesrolantes... serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho. Em todo o equipamento será indicada, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II, III e V.
  • C. I, III, IV e V.
  • D. II, III, IV e V.
  • E. I, II, IV e V.

Acerca do programa de prevenção dos riscos ambientais (PPRA) e do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), julgue os itens a seguir.

O PPRA deverá ser elaborado somente por engenheiro de segurança do trabalho ou técnico de segurança do trabalho, enquanto que, para coordenar o PCMSO, o empregador deverá indicar, obrigatoriamente, um médico do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. A NR 21 diz que, nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries. Serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes. Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, serão imperativas as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de saúde pública.

II. A NR 18 estabelece que todos os canteiros de obras devem dispor de instalações sanitárias; vestiário; alojamento; local de refeições; cozinha, quando houver preparo de refeições; lavanderia; área de lazer e ambulatório. Nas áreas de vivência devem ser previstos locais para recreação dos trabalhadores alojados, podendo ser utilizado o local de refeições para esse fim. As áreas de vivência devem possuir local próprio, coberto, ventilado e iluminado para que o trabalhador alojado possa lavar, secar e passar suas roupas de uso pessoal. É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, por meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente, sendo proibido o uso de copos coletivos.

III. A NR 20 define que um líquido inflamável tem o ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados), ele se classifica como líquido combustível de Classe I. Quando o líquido inflamável tem o ponto de fulgor superior a 37.7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados) e inferior a 70ºC (setenta graus centígrados), ele se classifica como líquido combustível da Classe II. Define-se líquido "instável" ou "líquido reativo", quando um líquido na sua forma pura, comercial, como é produzido ou transportado, se polimerize, se decomponha ou se condense, violentamente, ou que se torne auto reativo sob condições de choque, pressão ou temperatura.

IV. Antes de se iniciar a demolição, as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor. As construções vizinhas à obra de demolição devem ser examinadas, antes e no final dos serviços de demolição, no sentido de ser preservada sua estabilidade e a integridade física de terceiros. Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a dois pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m e inclinação de 45º (quarenta e cinco graus) em todo o perímetro da obra.

V. A NR 17 estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, ao transporte e à descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho. Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo dessas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, IV e V.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, III e V.

Trabalhos em contato com álcalis cáusticos, trabalhos ou operações com manganês e exposição ocupacional a vibrações podem acarretar o direito à percepção do adicional de insalubridade, respectivamente, em grau

  • A.

    médio, máximo e médio.

  • B.

    máximo, máximo e médio.

  • C.

    médio, médio e médio.

  • D.

    máximo, médio e máximo.

  • E.

    médio, máximo e máximo.

No que se refere a medicina do trabalho e primeiros socorros, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação inicial do estado geral de um paciente que necessite ser submetido a ações de primeiros socorros deve abranger a verificação do nível de resposta (AVDI); da respiração, por intermédio da técnica denominada de ver, ouvir e sentir; e da circulação, por meio da verificação do pulso carotídeo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre Equipamento de proteção coletiva (EPC), marque a alternativa ERRADA.

  • A. O “lava-olhos” é um equipamento utilizado para acidentes na mucosa ocular, o jato de água deve ser forte e dirigido direto aos olhos.
  • B. O chuveiro de emergência é utilizado em casos de acidentes em que haja projeção de grande quantidade de sangue, substâncias químicas ou outro material biológico sobre o proissional.
  • C. No chuveiro de emergência o jato de água deve ser forte e acionado por alavancas de mão, cotovelos ou joelhos.
  • D. O “lava-olhos” é um equipamento utilizado para acidentes na mucosa ocular, o jato de água deve ser fraco, para não lesionar os olhos.
  • E. As cabines de segurança biológica (CSB), também chamadas de capelas de luxo laminar, são equipamentos utilizados para proteger o proissional e o ambiente laboratorial dos aerossóis potencialmente infectantes.

Aplica-se, predominantemente, o Teste de Ruffier em trabalhadores

  • A.

    de espaços confinados.

  • B.

    portadores de lesões por esforços repetitivos.

  • C.

    expostos a vibrações.

  • D.

    expostos ao calor.

  • E.

    expostos a trabalho submerso.

No que se refere a medicina do trabalho e primeiros socorros, julgue os itens subsecutivos.

Trabalhador cuja saúde tenha sido prejudicada devido à exposição a agente químico no ambiente de trabalho está sujeito a doença profissional, ou seja, a doença desencadeada em função do exercício de sua atividade profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...