Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a Norma Regulamentadora nº 18 − NR 18 − Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, define que nas atividades em que não seja possível a instalação de andaimes, é permitida a utilização de cadeira suspensa ou balancim individual, sendo que

  • A.

    o sistema dotado com dispositivo de subida e descida com dupla trava de segurança, tenha a sustentação através de cabo de fibra natural.

  • B.

    o trabalhador deve utilizar cinto de segurança tipo paraquedista, ligado ao trava-quedas em cabo-guia acoplado ao sistema de cabos da cadeira.

  • C.

    a cadeira suspensa deve apresentar na sua estrutura, em caracteres indeléveis, a razão social do fabricante e o número do CA.

  • D.

    os pontos de ancoragem devem estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação e suportar uma carga pontual de 1.200 Kgf.

  • E.

    as edificações com no mínimo cinco pavimentos ou altura de 15 m, devem possuir previsão para a instalação de dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual.

No trabalho em altura, realizado na montagem de tubulações, instalações elétricas, hidráulicas e pneumáticas, os Equipamentos de Proteção Coletiva − EPC’s recomendados, minimamente, são:

  • A.

    rede de proteção, fita zebrada e colete refletivo.

  • B.

    cabo de aço guia, trava-quedas e pranchas sobrepostas de madeira.

  • C.

    rede de proteção, corda-guia e pranchas antiderrapantes.

  • D.

    cabo de aço, rede periférica e sinalizadores.

  • E.

    cabo de aço guia, trava-quedas retrátil e plataforma provisória.

O presidente e o vice-presidente da Cipa constituirão, dentre seus membros, a Comissão Eleitoral. Essa comissão será responsável pela organização e pelo acompanhamento do processo eleitoral.

A comissão deve ser constituída antes do término do mandato em curso, no prazo mínimo de

  • A.

    30 dias

  • B.

    45 dias

  • C.

    55 dias

  • D.

    60 dias

  • E.

    75 dias

Com o objetivo de ampliar seus negócios, determinada empresa pretende inaugurar uma nova unidade em uma cidade vizinha, situada no mesmo estado. Para isso, a empresa terá de construir novas instalações prediais e industriais, comprar novos equipamentos e contratar funcionários capacitados.

Com base na situação hipotética mencionada e na NR 4, julgue os itens subsequentes, relativos aos serviços especializados em engenharia e em medicina do trabalho.

Se a nova unidade da empresa situar-se em um raio de até dez quilômetros de onde se localiza sua unidade matriz, a constituição de uma nova equipe de serviços especializados em engenharia e em medicina do trabalho não será obrigatória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na situação descrita no texto acima,

o tipo de fogo ocorrido nos produtos de plástico é denominado fogo de classe A.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa ferroviária acaba de alugar um imóvel que será utilizado como sede administrativa. Um representante do SESMT (Engenheiro de segurança do trabalho), designado pela empresa para realizar uma inspeção com base nas determinações da NR 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) no refeitório do prédio, observou que:

I. O teto do refeitório é em laje com altura de 3,0 m.

II. O refeitório possui fácil acesso as áreas de trabalho, possuem ligação direta com os ambientes de trabalho.

III. No refeitório foi encontrado um bebedouro de água com um porta-copo, para copos de plástico de 200 ml.

IV. As mesas possuem tampo de vidro temperado apoiada em uma estrutura de aço.

V. O refeitório possui demarcação no piso de uma área de estocagem provisória de alimentos e materiais para utilização na cozinha.

As condições que atendem às determinações da NR 24 são:

  • A.

    I, III e IV, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    I, II, IV e V;

  • D.

    I, II e V, apenas;

  • E.

    III, IV e V, apenas.

A Portaria nº 25, de 29/12/1994, estabeleceu o Mapa de Riscos (anexo IV da NR 5). Esse mapa tem como um dos objetivos reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa. Os riscos ocupacionais são agrupados de acordo com a sua natureza e identificados por cores correspondentes.

As cores amarela e verde identificam, respectivamente, os grupos de risco

  • A.

    físico e de acidente

  • B.

    químico e ergonômico

  • C.

    de acidente e biológico

  • D.

    ergonômico e físico

  • E.

    biológico e químico

Com o objetivo de ampliar seus negócios, determinada empresa pretende inaugurar uma nova unidade em uma cidade vizinha, situada no mesmo estado. Para isso, a empresa terá de construir novas instalações prediais e industriais, comprar novos equipamentos e contratar funcionários capacitados.

Com base na situação hipotética mencionada e na NR 4, julgue os itens subsequentes, relativos aos serviços especializados em engenharia e em medicina do trabalho.

Durante os períodos da preparação do terreno e do canteiro de obras, a empresa terá, obrigatoriamente, de disponibilizar, em tempo integral, para realizar serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho no local, um empregado devidamente habilitado para tal, desde que existam no local até cem trabalhadores em operação, entre empregados e terceiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas convenções da Organização Internacional do Trabalho n.º 148 e n.º 155, relativas, respectivamente, ao meio ambiente de trabalho e à segurança e saúde dos trabalhadores, julgue os itens a seguir.

Considere que um empregado que esteja utilizando um andaime para realizar determinada atividade decida interromper o trabalho, por julgar que ele envolve perigo iminente e risco de queda. Considere, ainda, que, após reportar sua decisão ao chefe imediato, este tenha ordenado ao empregado que prosseguisse com as atividades, caso contrário seria punido por recusa ao trabalho. Nessa situação, agiu a empresa conforme o disposto na legislação pertinente, uma vez que a avaliação de riscos inerentes às atividades do trabalho compete ao chefe imediato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando realizava serviços de limpeza em vidraças no terceiro andar de uma edificação, o empregado Roberto se desequilibrou do andaime e caiu, fraturou uma perna e sofreu diversas escoriações pelo corpo. Após atendimento médico e perícia técnica, concluiu-se que Roberto não estava usando o cinto de segurança disponibilizado pela sua empregadora — empresa X —, o qual se encontrava dependurado no andaime. A empresa X afirmou que disponibiliza os equipamentos de proteção individual (EPIs) mediante termo de responsabilidade dos empregados, mas alguns não os usam, alegando que, às vezes, os EPIs provocam perda de tempo na realização dos serviços. Roberto retornou às suas atividades normais decorridos vinte e três dias.

 Com base na situação hipotética acima descrita, julgue os itens que se seguem.

Roberto tem o direito de optar pelo uso ou não do EPI, mas, em caso negativo, deve declará-lo mediante a assinatura de termo específico para tal fim.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...