Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito de higiene industrial e segurança do trabalho, julgue os itens seguintes.
A finalidade da ergonomia do ambiente de trabalho é adaptar o empregado às condições das máquinas e equipamentos que ele utiliza em suas atividades.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
Quando uma caldeira estiver instalada em ambiente confinado, a "Casa de Caldeira" deve:
Estar afastada, no mínimo, 5 (cinco) metros de outras instalações do estabelecimento.
Estar afastada, no mínimo, de 5 (cinco) metros de depósito de combustível, excetuando-se reservatório para partida com até 1000 (mil) litros.
Dispor de sensor para detecção de vazamento de gás, quando se tratar de caldeira a combustível gasoso.
Ter sistema de iluminação de emergência, caso opere à noite.
Estar afastada, no mínimo, 5 metros de outras instalações do estabelecimento e de depósito de inflamável de até 2000 (mil) litros.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens acerca das Normas Regulamentadoras do MTE. São quatro os tipos de exame médico obrigatórios que o PCMSO deve exigir: admissional, periódico, de retorno ao trabalho e demissional.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Sobre o Mapa de Riscos, pode-se afirmar que
algumas empresas que têm a característica de permanente variação na frente de trabalho, como as pedreiras, estão desobrigadas de elaborar o mapeamento, devendo apresentar o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.
sua origem se deu na indústria de extração de carvão mineral na França, em função da alta rotatividade da mão-de-obra e da necessidade de formação intensiva de novos trabalhadores para as minas subterrâneas daquele país.
sua introdução no meio prevencionista brasileiro deveuse a técnicos do Ministério da Previdência, que trouxeram a metodologia da indústria automobilística italiana e a adaptaram às características de nosso país.
após discutido e aprovado pela CIPA, o mapa completo ou setorial deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.
o parâmetro determinante para o dimensionamento dos círculos representativos da intensidade dos riscos é a percepção dos trabalhadores expostos, de maneira que à CIPA não cabe saber sobre os levantamentos ambientais já realizados no local.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Os principais itens de um Programa de Higiene do Trabalho relacionados ao Ambiente Físico são:
I - luminosidade adequada a cada tipo de atividade;
II - remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis;
III - manutenção de níveis adequados de temperatura;
IV - remoção ou redução de ruídos;
V - eliminação de fontes de stress.
Estão corretos os itens:
I e V, apenas.
I, III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A respeito dos aspectos de segurança e saúde no trabalho pertinentes às caldeiras e vasos sob pressão, tem-se que
é obrigatória a existência de instrumento que indique a pressão de vapor acumulado e de válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à PMTA.
quando a caldeira estiver instalada em ambiente confinado, a casa de caldeiras deve dispor de saída ampla, podendo ter apenas duas paredes adjacentes às outras instalações do estabelecimento.
o teste de acumulação deve ser realizado para verificar se as válvulas de segurança instaladas na caldeira têm capacidade de descarregar todo o vapor gerado sem acionar o sistema de indicação do nível de água.
para caldeiras que utilizam combustível sólido, a caldeira deverá contar com sistema de alimentação rápida de água e ejetor ou outro sistema similar de esgotamento de vapor.
os operadores devem usar equipamento de proteção individual adequado aos riscos de queimaduras térmicas com substâncias cáusticas e de lesões oculares por radiações ultravioletas geradas no processo de regulagem da chama da caldeira.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens acerca das Normas Regulamentadoras do MTE. No caso da contratação de mão-de-obra prestadora de serviços, a empresa contratante deve informar a empresa contratada dos riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) nos locais de trabalho onde os serviços estão sendo prestados.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Colaborar com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA na elaboração do Mapa de Riscos está entre as atribuições do profissional integrante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT. Nesse mister, e respeitando a formatação mais conhecida do mapeamento, tal profissional
cuidará para que os fatores de risco como frio, calor, umidade e outros que implicam esforço de adaptação do organismo do trabalhador sejam classificados corretamente como riscos biológicos.
esclarecerá aos membros da CIPA que aspectos das atividades realizadas pelos trabalhadores como a repetitividade e a monotonia deverão constar do mapa entre aqueles fatores classificados como riscos psicológicos.
certificar-se-á de que, na confecção do mapa, os membros da CIPA classificarão de forma correta os fatores estruturais, de caráter difuso e coletivo como pertencentes aos riscos organizacionais.
fará com que os membros da CIPA, após o apontamento dos fatores de riscos na planta baixa da empresa, identifiquem as áreas em que a responsabilidade pela segurança e saúde dos trabalhadores é das empresas contratadas.
dirá aos membros da CIPA que a representação da intensidade do risco, que será função da percepção dos trabalhadores, dar-se-á mediante a variação proporcional dos tamanhos dos círculos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
Na elaboração do mapa de risco (Norma Regulamentadora n.º 5 – CIPA), a classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com sua natureza e a padronização das cores correspondentes, são:
Grupo 1: Marrom (Fungos, bacilos, animais peçonhentos e ventilação).
Grupo 2: Verde (frio, umidade, eletricidade e jornada de trabalho).
Grupo 3: Amarelo (poeiras, fumos, névoas, vibração e radiações ionizantes).
Grupo 4: Vermelho (radiações não ionizantes, extintores, caixa de incêndio e radiação ionizante).
Grupo 5: Azul (eletricidade, animais peçonhentos, iluminação inadequada e probabilidade de incêndio ou explosão).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em conformidade com a Norma Regulamentadora 24, as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho devem ser tais que
as empresas garantam, nos locais de trabalho, suprimento de água potável e fresca em quantidade superior a um litro por hora/homem de trabalho.
existindo no estabelecimento o desenvolvimento de atividades que exponham os empregados a ambientes de trabalho insalubres, a proporção exigida para os conjuntos de sanitários é de um para cada vinte empregados.
os alojamentos deverão ter, no máximo, dois pisos, permitindo- se o terceiro pavimento em condições especiais, mediante aprovação da autoridade regional competente.
com o objetivo de manter um iluminamento mínimo de 1 000 lux, deverão ser instaladas lâmpadas incandescentes de uma candela por metro quadrado de área com pé direito de 2,70 m (dois metros e setenta centímetros).
os vasos sanitários deverão ser sifonados e possuir caixa de descarga automática externa de ferro fundido, material plástico ou fibrocimento, devendo as instalações sanitárias ser separadas por sexo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...