Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Quanto à segurança na utilização de ferramentas manuais, assinale a opção correta.
No uso de serras de mão, deve-se serrar perto do ponto em que a peça estiver presa, evitando-se oscilação e ruptura.
Não se deve utilizar chave-inglesa em porcas gastas; nesse caso, deve-se usar chave-de-grifa ou chave-de-boca.
Só se pode bater com martelos de aço ou ferro fundido em ferramentas temperadas (brocas, limas, serras etc.).
No uso de chaves-de-fenda, deve-se utilizar a mão para segurar a peça a ser trabalhada.
Deve-se utilizar a torquês, de tal modo que sua extremidade cortante fique sempre virada para cima.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à segurança no transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais, especificamente no processo mecanizado de empilhamento, aconselha-se o uso de:
Esteiras-rolantes, dalas ou empilhadeiras.
Esteiras-rolantes, escadas de abrir e escadas-rolantes.
Elevadores, guinchos e gruas.
Guindastes, andaimes e carrinhos de mão.
Guindastes, cabos de aço e ganchos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2006
De acordo com a NR-6, são obrigações do empregado, considerando os Equi-pamentos de Proteção Individual (EPI):
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Nas operações de transporte de vasilhames (em carreta ou caminhão de carga), contendo inflamável gasoso e líquido, para que fique caracterizada a condição de periculosidade, é necessário que o peso exceda a quantos quilos?
90
135
150
200
250
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Para a regulamentação do transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais, a Norma Regulamentadora NR.11, estabelece parâmetros que devem ser considerados na definição do lay-out das áreas de armazenamento de materiais.
Assinale, entre as alternativas seguintes, aquela que não está correta.
o peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso.
o material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos de incêndio e saídas de emergência.
material empilhado deverá ficar encostado nas estruturas laterais do prédio para evitar a queda.
a disposição da carga não deverá dificultar o trânsito, a iluminação e o acesso às saídas de emergência
material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 50 (cincoenta) centímetros.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A ergonomia é uma das áreas mais importantes da Segurança e Saúde ocupacional. Em relação a NR17 assinale a alternativa correta:
Nas atividades que envolvam leituras de documentos para digitação pode-se, em casos especiais, utilizar papéis brilhantes.
Nos equipamentos utilizados no processamento de dados o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo o ajuste pelo trabalhador.
No caso de locais de trabalho que necessitem de atenção constante e solicitação intelectual o índice de temperatura efetiva deve ser superior a 16°.
O equipamento de medição dos níveis de iluminamento é o lumímetro.
Nas atividades de processamento eletrônico de dados o tempo efetivo de trabalho não pode exceder o limite máximo de seis horas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A segurança do trabalho é a ciência do conhecimento, avaliação e controle dos riscos de acidentes ocupacionais. Os profissionais da área de segurança do trabalho devem estar aptos a reconhecer os riscos e a propor medidas que visem a eliminação ou diminuição desses acidentes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Treinamento adequado, reciclagem de funcionários e acompanhamento de funcionários novos são algumas medidas importantes para a prevenção das falhas humanas e dos acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Em Ergonomia, no estudo da adaptação por treinamento, descreve que uma pessoa que realiza uma tarefa pela primeira vez, provavelmente sentirá mais dificuldade que uma outra que já esteja acostumada a esse trabalho. Pesquisas realizadas com a curva de aprendizagem demonstram que o tempo do ciclo se reduz em escala logarítimica em função do número de vezes que uma tarefa é repetida. Diversas transformações ocorrem no organismo do trabalhador durante o treinamento, tornando-o mais apto a executar uma tarefa. Das alternativas seguintes apenas uma não é fase de transformação desenvolvida durante o treinamento. Assinale-a.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A segurança do trabalho é a ciência do conhecimento, avaliação e controle dos riscos de acidentes ocupacionais. Os profissionais da área de segurança do trabalho devem estar aptos a reconhecer os riscos e a propor medidas que visem a eliminação ou diminuição desses acidentes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A empresa é obrigada a comunicar a ocorrência de acidente de trabalho ao INSS no prazo máximo de 48 horas, mas apenas se o acidente tiver causado a morte do segurado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora NR.17 Ergonomia, visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às caracter ísticas psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes , tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, é recomendada a seguinte condição de conforto
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...