Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Segundo a NR 18 além do memorial das condições de trabalho e o cronograma da implementação das ações preventivas o PCMAT deve incluir:
Estudos de análise de risco de cada fase de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, layout inicial do canteiro de obras.
Programa de treinamento, planejamento de investimento em medidas preventivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, layout inicial do canteiro de obras, programa educativo de prevenção de acidentes.
Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Layout básico, nota fiscal dos equipamentos de proteção coletiva adquiridos em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Assinale a opção que apresenta a pneumoconiose provocada pela inalação de poeira proveniente de carvão mineral.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Na elaboração do PPRA, a disponibilização da relação de funcionários expostos a agentes nocivos com as respectivas funções e setores, bem como outros dados pertinentes, para consulta pela CIPA (quando houver), trabalhadores e demais interessados, como também, para eventual fiscalização pelas autoridades competentes, é considerado como etapa de:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A Norma Regulamentadora NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção - relaciona obrigações que deverão ser seguidas pelos empregadores quanto às áreas de vivência em canteiros de obras. Em relação às áreas de vivências, é correto afirmar que:
É obrigatória a presença de cozinha em todos os canteiros.
Existe a necessidade de possuir local para ambulatório para frentes de trabalho com número de funcionários superior ou igual a 20(vinte).
O alojamento deve possuir área mínima de 3m2 por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação.
É permitido o uso de beliches com no máximo três camas na mesma vertical.
Não existe a obrigatoriedade de chuveiros que providenciem água quente nos locais onde a temperatura média anual seja superior a 25°C.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), pode-se afirmar:
I - o exame médico de retorno ao trabalho deve ser realizado sempre que o trabalhador estiver ausente ao trabalho por 30 ou mais dias, devido a acidente de trabalho ou doença ocupacional;
II - o exame médico de mudança de função deve ser realizado a qualquer mudança de atividade, posto de trabalho ou setor que implique novos riscos para o trabalhador;
III - a 2ª via do Atestado de Saúde Ocupacional - ASO - é entregue ao trabalhador mediante recibo na 1ª via;
IV - o exame médico periódico é anual para trabalhadores não expostos a riscos que impliquem doença ocupacional;
V - os dados obtidos nos exames médicos devem ser registrados em prontuário clínico por trabalhador e guardados por 20 anos após o desligamento do mesmo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
II, III e V
III, IV e V
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Na aplicação do Método de Árvore de Causas, na investigação de acidentes, a ordenação das variações identificadas é de fundamental importância para a elaboração do diagrama do acidente. A construção do Diagrama do Acidente possui em sua definição e objetivo, princípios decorrentes de sua utilização e forma.
Assinale a alternativa incorreta, com relação à definição e objetivo do diagrama.
O diagrama compõe quadro sinótico da dinâmica do acidente.
O diagrama corresponde à etapa de formalização fundamentada na aplicação de relações lógicas entre eventos antecedentes.
Através do diagrama é possível a reconstituição da rede de relações que explicam a passagem de uma variação para outra.
O diagrama prevê as possibilidades de ocorrência e suas causas.
O diagrama apresenta o encadeamento das variações dos componentes que determinaram o acidente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece condições técnicas em instalações de gruas, utilizadas para movimentação de materiais.
Entre as 5(cinco) alternativas seguintes, 4(quatro) delas estão de acordo com as exigências estabelecidas na Norma Regulamentadora.
Assinale a alternativa incorreta.
A ponta da lança e o cabo de aço de sustentação devem ficar, no mínimo, a 3(três) metros de distância de qualquer obstáculo.
Quando o equipamento de guindaste não estiver em operação, a lança deve ser colocada em posição de descanso.
È recomendada a utilização de trava de segurança para bloqueio de movimentação da lança quando a grua não estiver em funcionamento.
A grua deve estar devidamente aterrada e, quando necessário, dispor de pára-raios situados a 2(dois) metros acima da ponta mais elevada da torre.
A grua deve possuir alarme sonoro que será acionado pelo operador sempre que houver movimentação de carga.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Os benefícios imediatos do programa 5S são:
O desenvolvimento de algumas habilidades de caráter social (comunicar, ouvir, apoiar) e o intelectual (pensar e decidir coletivamente).
A diminuição dos conflitos dentro de uma equipe de trabalho e a representação das diferenças de opinião que nascem nas diferenças individuais de seus membros.
O uso de estimativas, a construção de tabelas, gráficos ou fórmulas, a procura de problemas semelhantes e como eles foram resolvidos e quais suas causas e efeitos.
A resolução de problemas diversos e a busca de causas que estejam acontecendo na empresa em termos de limpeza e organização do local de trabalho, vestiário, banheiro e refeitório.
A prevenção de acidentes, a melhoria da produtividade, a redução de custos, a melhoria do ambiente de trabalho, o uso eficiente do tempo, o melhor aproveitamento dos materiais e dos equipamentos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
As atitudes e iniciativas visando à prevenção de acidentes do trabalho consistem basicamente em pesquisar suas causas ou determinantes promovendo então sua eliminação. Dessa maneira, o estudo sistemático e análise dos dados relacionados aos acidentes constituem um dos fundamentos para a sua prevenção eficaz. A formulação do método de árvore de causas fezse necessária diante da complexidade crescente das situações de trabalho e visou atender a dois objetivos principais:
instrumentar a busca sistemática de dados e propiciar a determinação de fatores de risco comuns a diferentes situações de trabalho.
a perturbação causada pela existência de uma situação anômala e a investigação das alterações da rotina.
a busca de uma forma segura de entender as causas dos acidentes e as maneiras de prevenir novos acidentes com as referidas causas.
determinar as rotinas de trabalho e identificar as possíveis causas de acidentes.
buscar entender os acidentes ocorridos através do conhecimento dos eventos anteriores e as possíveis conseqüências que poderão advir desta relação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Considere a seguinte situação: "Em um galpão metalúrgico, há apenas 02 (duas) fontes de ruído – 02 (duas) máquinas, separadas em 30 metros – que, em regime normal de operação, produzem, individualmente, 85 dB". É correto afirmar que o nível total de pressão sonora
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...