Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2006

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na representação gráfica do Mapa de Riscos, o risco de vibração, deverá ser identificado pela cor:

  • A. Vermelho
  • B. Marrom
  • C. Verde
  • D. Amarelo
  • E. Azul

Na elaboração de um Mapa de Riscos foi constatada, em um setor de uma empresa, a existência de três tipos de riscos ambientais: poeira mineral, vibração e escada sem corrimão. Os riscos ambientais constatados são caracterizados, respectivamente, como:

  • A. Físico, ergonômico mecânico
  • B. Químico, biológico e ergonômico
  • C. Ergonômico, químico e físico
  • D. Químico, físico e mecânico
  • E. Físico, mecânico e ergonômico

As técnicas de controle do ruído vão-se aperfeiçoando e derrubando o mito de que este risco e suas conseqüências são inerentes a certas ocupações. Não existem regras básicas que indiquem exatamente quais as medidas de controle que irão solucionar um determinado problema de ruído. Existem princípios gerais de controle cuja aplicação, com sucesso, em cada problema particular de ruído, depende de muita engenhosidade e conhecimento detalhado do processo industrial em questão. A fase de controle do ruído compreende medidas aplicáveis: na fonte, na trajetória e no trabalhador. As medidas de controle do ruído na fonte são muitas. As alternativas seguintes apresentam 4 (quatro) delas que contém medidas de controle do ruído na fonte.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    substituição de equipamento pneumático por equipamentos elétrico ou mecânico.

  • B.

    colocação da fonte que vibra em pontos mais rígidos da estrutura, com menos possibilidade de vibração.

  • C.

    redução da área vibrante.

  • D.

    colocação de materiais absorventes entre as partes que se chocam.

  • E.

    substituição de engrenagens metálicas por engrenagens plásticas.

A prática tem demonstrado a efetividade de uma série de medidas que, em conjunto ou individualmente, podem ser de serventia na redução dos riscos a que estão expostos os t rabalhadores. Podem ser separadas em duas classes distintas: medidas relativas ao ambiente, nas quais o controle dos agentes é feito nas fontes (máquinas, processos, produtos e operações) e na trajetória desses agentes até o trabalhador e medidas relativas ao trabalhador, que é o receptor involuntário desses agentes. Das alternativas seguintes somente uma não é uma medida de controle relativa ao ambiente.

Assinale-a.

  • A. Mudança do processo de produção.
  • B. Alteração no processo de produção.
  • C. Limitação da exposição.
  • D. Ventilação local exaustora.
  • E. Ventilação geral diluidora.

Uma avaliação quantitativa de um ambiente de trabalho é o ponto de partida para planejar as medidas de controle, que poderão ser adotadas e, desta forma, eliminar ou minimizar os riscos presentes. Quando se trata de avaliar quantitativamente um problema de aerodispersóides, ele se torna bastante difícil, em virtude das variáveis existentes a considerar. Das alternativas seguintes apenas uma não está arrolada nas variáveis a serem consideradas para fins de avaliação quantitativa de aerodispersóides.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A. Diferentes tamanhos de partículas.
  • B. Estado de agregação.
  • C. Velocidade de sedimentação e composição.
  • D. Diferentes formas de partícula.
  • E. Origem do agente.

O ar de um ambiente de trabalho contém 4 ppm de tetracloreto de carbono (TLV 10 ppm), 15 ppm de dicloro-etileno (TLV 50 ppm) e 10 ppm de dibromo-etileno (TLV 25 ppm). O TLV para este ambiente é igual a:

  • A.

    0,8

  • B.

    1,1

  • C.

    1,2

  • D.

    1,3

  • E.

    1,4

Dentre as desvantagens da monitoração biológica em relação à ambiental, marque a alternativa CORRETA.

  • A.

    Avaliação direta da exposição, realizada mediante a determinação de toxicantes presentes na atmosfera de trabalho, comparando os resultados com referências apropriadas.

  • B.

    Exposição como resultado da movimentação do trabalhador no ambiente de trabalho.

  • C.

    Absorção de uma substância, através de várias vias de introdução e, não apenas, através do sistema respiratório.

  • D.

    Exposição global, decorrentes de várias fontes de exposição, seja ocupacional, seja ambiental.

  • E. Quantidade da substância absorvida pelo trabalhador, em função de outros fatores (atividade física no trabalho e fatores climáticos).

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) visa à preservação da saúde e da integridade física através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes ou potenciais no ambiente de trabalho, devendo abranger as seguintes etapas:

1. Mapeamento dos riscos.

2. Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle.

3. Avaliação dos riscos e da exposição dos servidores.

4. Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.

5. Monitoramento da exposição aos riscos.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5.

  • B.

    1, 2 e 4, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3, apenas.

A NR 9 trata da obrigatoriedade da implementação do ______ (PPRA), visando ao controle dos ______, levando em conta a proteção do ______ e dos recur-sos naturais, sendo que os agentes de risco ambiental são ______, ______ e ______. A alternativa que completa, CORRETAMENTE, as lacunas acima, consideran-do a NR 9, é:

  • A. programa de proteção dos recursos ambientais - riscos ambientais - trabalhador - vírus, fungos e bactérias.
  • B. programa de prevenção dos riscos ambientais - riscos ambientais - trabalhador - físicos, químicos e biológicos.
  • C. programa de prevenção dos riscos ambientais - acidentes ocupacionais - trabalhador - vírus, fungos e protozoários.
  • D. programa de prevenção dos riscos ambientais - riscos ambientais - meio ambiente - físicos, químicos e biológicos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Como devemos nos comportar no ambiente de trabalho?

  • A.

    Seguir os que os colegas dizem.

  • B.

    Manter um bom relacionamento com os superiores e colegas obedecendo às normas da empresa, atendendo o público com respeito e dedicação.

  • C.

    Fiscalizar as leis trabalhistas e as convenções.

  • D.

    Cumprir os horários determinados e executar as tarefas, somente, quando supervisionadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...