Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
De acordo com o Código de Prevenção de Incêndios do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, assinale a alternativa INCORRETA:
São computadas como área de risco as áreas cobertas, ainda que edificadas em material incombustível ou resistente ao fogo.
Os depósitos de combustíveis não são computados como área de risco, quando instalados em áreas totalmente descobertas.
Área de risco incorporada é aquela que não possui isolamento tornando possível a propagação do fogo a outras áreas de risco.
As construções em lotes de terreno distintos, independentes estruturalmente e sem aberturas comuns, serão computadas como áreas de riscos isolados.
É exigido o projeto de prevenção de incêndio de todas as edificações em acordo com as regulamentações do CREA-PR.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
A prevenção de incêndio é o conjunto de medidas que visam evitar que os sinistros surjam, mas não havendo essa possibilidade, que sejam mantidos sob controle, evitando a propagação e facilitando o combate. O combate inicia-se quando não foi possível evitar o surgimento do incêndio.
Marque, neste caso, a alternativa que apresenta a ordem correta das medidas que devem ser adotadas:
Isolamento, confinamento, extinção e rescaldo, sendo que as operações de extinção e rescaldo podem ocorrer em qualquer fase.
Isolamento, salvamento de vidas, confinamento, extinção e rescaldo, sendo que as operações de proteção de salvados e ventilação podem ocorrer em qualquer fase.
Extinção e rescaldo, isolamento, confinamento e salvamento de vidas.
Salvamento de vidas, isolamento, confinamento, extinção e rescaldo, sendo que as operações de proteção de salvados e ventilação podem ocorrer em qualquer fase.
Isolamento, abafamento, extinção e demolição, sendo que as operações de extinção e demolição podem ocorrer em qualquer fase.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Quanto aos conceitos envolvidos na proteção contra incêndios, assinale a opção correta.
A transmissão de calor mais comum em edifícios ocorre por convecção, na qual as moléculas dos gases se expandem pelo aquecimento, criando correntes ascendentes de ar frio e descendentes de ar quente.
A transmissão de calor por condução é feita de molécula para molécula de um corpo sólido, por movimento vibratório.
A transmissão de calor pela radiação ocorre por meio de ondas, já que todo corpo frio emite radiações que vão atingir os corpos mais quentes.
Ponto de ignição é a temperatura mínima em que um combustível começa a desprender vapores que se incendeiam, se mantido contato com alguma fonte externa de calor.
Para que o fogo se mantenha, é necessária uma proporção de, no mínimo, 18% de oxigênio no ambiente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Em um prédio que não possua chuveiros automáticos (sprinklers) e com classificação de risco de fogo pequeno, em caso de incêndio, as saídas de emergência não devem estar, em relação aos locais de trabalho, a uma distância, em metros, maior de
30.
25.
20.
15.
10.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Nas queimaduras causadas por pós químicos, o socorrista deve tomar os seguintes cuidados:
jogar água sobre a superfície queimada;
escovar a pele e a roupa;
romper as bolhas e colocar gelo sobre a área queimada;
retirar roupas queimadas que estiverem aderidas à pele;
aplicar pomadas e cremes sobre a queimadura.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
De acordo com o disposto na NR-23, no tocante aos tipos e usos dos extintores portáteis, é correto afirmar que:
o extintor de CO2 será usado, especificamente, nos fogos das classes A e C, embora possa ser usado também nos fogos de classe B em seu início;
o método de abafamento por meio de área (balde de areia) pode ser usado como variante nos fogos das classes B e D;
o extintor tipo químico seco está indicado nos fogos das classes B e A;
o método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido pode ser usado como variante dos fogos das classes D e C;
os extintores de água pressurizada, ou a água-gás podem ser usados em fogos classe B, com capacidade variável entre 6 e 10 litros.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para a extinção de incêndios classe D, elementos pirofóricos, pode(m) ser usado(s):
abafamento por meio de areia seca ou limalha de ferro fundido.
água, espuma, CO2 e pó químico.
espuma e pó químico.
espuma e água.
qualquer pó químico.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
De acordo com a NR-23, a classificação que se aplica para o tipo de incêndio envolvendo materiais e equipamentos que queimam em sua superfície e profundidade, deixando resíduos, é:
Classe A
Classe B
Classe C
Classe D
Classe E
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A classificação dos tipos de fogo (incêndio) estabelece grupos de A a D, considerando os materiais combustíveis e a forma de queima dos mesmos.
Considerando a classificação estabelecida, assinale a alternativa correta.
Incêndios da Classe A compreendem os incêndios em corpos combustíveis comuns : papel, madeira, gasolina e tintas.
Incêndios da Classe D compreendem o incêndios que exigem agentes extintores que proporcionam ótima cobertura e lençol de abafamento. Quando em contato com o metal em combustão, não fundem-se.
Incêndios da Classe B compreendem os incêndios em metais pirofóricos, tais como o zinco, titânio e sódio.
Incêndios da Classe C são os que ocorrem em equipamentos elétricos energizados. A extinção pode ser realizada com agente condutor de eletricidade.
Incêndios da Classe B são aqueles que são produzidos pela queima de produtos inflamáveis que queimam somente na superfície, não deixando resíduos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...