Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
De acordo com a NR10 segurança em instalações e serviços em eletricidade , a intervenção em instalações elétricas energizadas em AT dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, conforme o anexo I desta mesma NR, somente pode ser realizada mediante a desativação também conhecida como bloqueio dos conjuntos e dispositivos de religamento automático do circuito, sistema ou equipamento. Alta tensão (AT) deve ser entendida como:
Tensão superior a mil volts, em corrente alternada, ou mil e quinhentos volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a dez mil volts, em corrente alternada, ou mil e quinhentos volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a mil volts, em corrente alternada, ou quinhentos volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a cem volts, em corrente alternada, ou mil volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a duzentos e vinte volts em corrente alternada, ou quinhentos volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A NR10 segurança em instalações e serviços em eletricidade -, não é aplicável às instalações elétricas alimentadas por extrabaixa tensão, ou seja, com:
Tensão não superior a cento e cinquenta volts, em corrente alternada, ou duzentos e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão não superior a cinquenta volts, em corrente alternada, ou duzentos e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a cinquenta volts, em corrente alternada, ou cento e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão não superior a cinquenta volts, em corrente alternada, ou cento e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a mil volts, em corrente alternada, ou trezentos e oitenta volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Guimarães Rosa (FGR) - 2012
Considerando o risco elétrico, marque a alternativa que contém o trajeto da corrente elétrica com maior probabilidade de um choque elétrico provocar uma parada cardíaca.
Da perna direita para o braço esquerdo.
Do braço direito para o braço esquerdo.
Da cabeça para a perna esquerda.
Da cabeça para o braço esquerdo.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Guimarães Rosa (FGR) - 2012
Um eletricista vai fazer uma intervenção num painel elétrico de 13,8 kV. Para isso, antes da liberação para o trabalho deve-se adotar as seguintes medidas, EXCETO:
Adotar medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco.
Exigir que as vestimentas utilizadas sejam adequadas à atividade, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
Efetuar a desenergização elétrica do painel.
Vedar o uso de adornos pessoais durante a realização dos trabalhos ou em suas proximidades.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Norma Regulamentadora nº 10 − NR 10 − Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece que
os estabelecimentos, quando possuírem carga instalada superior a 75 kW, ficam obrigados apenas manter esquemas unifilares atualizados de suas instalações elétricas com as especificações do sistema de aterramento.
é de responsabilidade dos funcionários manter-se informados sobre os riscos a que estão expostos sempre que os trabalhadores constatarem evidências de riscos graves para sua segurança, situação em que deverão comunicar e aguardar providências do responsável pela execução dos serviços.
o Trabalho em proximidade é aquele durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condutoras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule.
é considerado trabalhador habilitado aquele profissional que trabalha em instalações elétricas, que foi qualificado por profissional capacitado e desenvolve suas atividades sob orientação e responsabilidade de profissional capacitado e autorizado.
zona de risco é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Sobre a NR 10, que estabelece requisitos de segurança em projetos, assinale a alternativa INCORRETA.
É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.
O projeto elétrico, na medida do possível, deve prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito.
Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento, respeitadas as definições de projetos.
O projeto deve definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade.
É obrigatório projetar dispositivos de seccionamento que incorporem recursos fixos de equipotencialização e aterramento do circuito seccionado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Segundo a NR 10, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, Tensão de Segurança se define desta forma:
tensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
tensão destinada a eliminar os riscos do circuito ou circuitos elétricos inter-relacionados destinados a atingir um determinado objetivo.
tensão destinada a eliminar os riscos do conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive.
extra baixa tensão originada em uma fonte de segurança.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Os conceitos de Segurança e Saúde no Trabalho, estabelecidos nos diplomas legais, determinam que
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo a Norma Regulamentadora 10 − NR 10 − Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, uma medida de controle a se adotar é:
o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
o aterramento e cabeamento das instalações elétricas pode ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e deve atender às normas internacionais vigentes.
em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, ações paliativas de proteção, mediante procedimentos com relação às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
em parte das intervenções em instalações elétricas devem ser utilizadas, obrigatoriamente, isolamento das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio do religamento automático.
o projeto elétrico deve prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação escalonada, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
De acordo com a NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, em caráter obrigatório, os estabelecimentos com carga instalada superior ao valor de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...