Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2016

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Nas atividades de teleatendimento/telemarketing, conforme determinação legal, as pausas deverão ser concedidas

  • A. no próprio posto de trabalho.
  • B. em um período contínuo de 15 (quinze) minutos.
  • C. após os primeiros 30 (trinta) minutos de trabalho.
  • D. para satisfazer as necessidades fisiológicas em horários preestabelecidos.
  • E. em 2 (dois) períodos de 10 (dez) minutos contínuos.

Assinale a alternativa que está de acordo com as normas de Ergonomia para as empresas que mantêm centrais de teleatendimento.

  • A. O monitor de vídeo, o teclado e o mouse devem estar apoiados em superfícies diferentes.
  • B. As superfícies de trabalho devem ser reguláveis em altura em um intervalo mínimo de 20 (vinte) cm.
  • C. O plano de trabalho deve ter as bordas em “canto vivo.”
  • D. Os head-sets devem ter a correta higienização garantida pelo empregador.
  • E. Os head-sets não devem permitir ajuste individual da intensidade do nível sonoro.

Acerca de ergonomia no ambiente de trabalho, assinale a opção correta.

  • A. Pausa para descanso é obrigatória para quem realiza atividades com sobrecarga muscular nos membros superiores.
  • B. A ergonomia busca adaptar as características psicofisiológicas dos trabalhadores a aspectos relacionados ao levantamento, transporte e à descarga de materiais; ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho; e à própria organização do trabalho.
  • C. Todo trabalhador que realize transporte manual regular de cargas leves deve receber treinamento ou instruções satisfatórias, com vista a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.
  • D. O uso de papel brilhante, por facilitar a visualização, é essencial nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação.
  • E. Os assentos utilizados pelo trabalhador só devem possuir ajuste de altura para se adaptarem a estaturas inferiores a 1,50 m e superiores a 1,90 m.

Ergonomia é uma área relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e a aplicação desse conhecimento a projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. No que se refere à aplicação desses conhecimentos, assinale a alternativa correta.

  • A. A ergonomia cognitiva está ligada aos aspectos relacionados à otimização dos sistemas sociotécnicos.
  • B. A ergonomia física está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua atividade física.
  • C. A ergonomia organizacional está relacionada aos processos mentais, tais como percepção.
  • D. A ergonomia física está relacionada à organização do trabalho temporal e cooperativo.
  • E. A ergonomia cognitiva está relacionada ao estudo dos movimentos repetitivos e distúrbios musculoesqueletais.

O exercício de trabalho em determinadas condições, comprovadas por meio de laudo de inspeção do local de trabalho, assegura ao trabalhador a percepção de adicional de insalubridade ou periculosidade. De acordo com as NRs n.º 15 e n.º 16 do Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a opção correta a respeito dos riscos ocupacionais e das condições para percepção dos referidos adicionais.

  • A. Na exposição ao ruído contínuo, intermitente e de impacto, o limite de tolerância baseia-se na quantidade medida em decibéis e no tempo de exposição da jornada de trabalho.
  • B. Na exposição ao risco ergonômico, o laudo deve conter avaliação quantitativa, como a quantidade de carga, caso o trabalhador exerça atividade de levantamento e transporte manual de peso.
  • C. Na exposição ao risco biológico, a avaliação é qualitativa; e a intensidade, classificada como mínima, média, e intensa, dependendo do tipo de atividade do trabalhador.
  • D. Nas atividades e operações que envolvem agentes químicos, é essencial que seja verificado se a exposição ao agente ultrapassa o limite de tolerância, como na exposição ao arsênico.
  • E. Nas atividades e operações com radiações ionizantes, poderá haver percepção de adicional de insalubridade ou de periculosidade.

Um funcionário contratado, em regime celetista, na função de eletricitário trabalha exposto a céu aberto. Seu salário não é acrescido de qualquer adicional e está atualmente com o valor de R$ 1.500,00. O salário mínimo na região onde trabalha é de R$ 900,00. Na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO da empresa consta que ele está exposto a radiação solar, tendo direito ao adicional de insalubridade, e suas atividades são indicadas como perigosas, também, no laudo de periculosidade, conforme NR-16. Ele optou por receber o maior valor de adicional em seu salário. De acordo com a CLT, o adicional que esse funcionário irá receber é de

  • A. 40 % incidente sobre R$ 900,00.
  • B. 40 % incidente sobre R$ 1500,00.
  • C. 30% incidente sobre R$ 1500,00.
  • D. 20 % incidente sobre R$ 1500,00.
  • E. 20% incidente sobre R$ 900,00.

Assinale a alternativa que apresenta duas atividades que dão direito ao adicional de periculosidade.

  • A. entrega de medicamentos em motocicleta e serviços de pintura em fachada de prédio com três pavimentos
  • B. reabastecimento de combustíveis de aeronaves e instalações de equipamentos elétricos energizados em alta tensão
  • C. operação de grua em construção civil e trabalhos com explosivos em mineração
  • D. operação de usina nuclear e construção de rodovias
  • E. soldagem em oficina de serralheria e vigilância patrimonial em instituições bancárias

O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de um adicional no salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. Considerando-se essa informação, o percentual que corresponde ao adicional de periculosidade é igual a

  • A. 10%.
  • B. 15%.
  • C. 20%.
  • D. 30%.
  • E. 40%.

O Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT

  • A. é documento que deve ser apresentado para instrução de requerimento da aposentadoria especial, podendo ser aceitos em sua substituição os laudos técnico-periciais emitidos por determinação da Justiça do Trabalho em ações trabalhistas, acordos ou dissídios coletivos.
  • B. contém todos os dados das demonstrações ambientais necessários à comprovação da habilitação à aposentadoria especial por exposição a agentes insalubres, conforme exigido no preenchimento do Perfil Previdenciário Profissional.
  • C. apresentado ao INSS pode ter sido emitido por demanda do interessado na aposentadoria especial, exigindo-se, para sua validação, que as provas documentais tenham caráter oficial, como laudos emitidos por órgãos públicos.
  • D. relativo a equipamento ou setor similar àquele do trabalhador interessado na aposentadoria especial pode vir a ter valor processual se houver elementos que permitam considerar também como similares as condições ambientais de trabalho.
  • E. deverá adequadamente documentar, para o reconhecimento dos fatores de risco ambientais, a identificação do fator de risco, sua localização, número de trabalhadores expostos, trajetórias possíveis e principais equipamentos de proteção coletiva e individual prescritos.

Um funcionário trabalha 8 horas por dia e está exposto ao agente nocivo ruído. Realizado as medições do ambiente do trabalho, chegou ao seguinte resultado:

De acordo com o anexo 1 da NR-15, a dosagem que o funcionário está absorvendo será de

  • A. 90,0 %.
  • B. 150,0 %.
  • C. 137,5 %.
  • D. 100,0 %.
  • E. 112,5 %.
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