Lista completa de Questões sobre Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
De acordo com a Convenção No 155, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a política nacional de prevenção de danos à saúde como consequência do trabalho levar em consideração, entre outras, as seguintes esferas de ação, na medida em que possam afetar a segurança e a saúde dos trabalhadores e o meio-ambiente de trabalho:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens. A Organização Internacional do Trabalho recomenda que nenhum trabalhador com menos de dezoito anos de idade exerça atividade em trabalhos que demandem a utilização de radiação ionizante.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O Brasil é signatário de várias convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre elas a Convenção 155, que versa sobre segurança e saúde dos trabalhadores. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a Convenção 155
não prevê a recusa do trabalhador em executar tarefa que ofereça risco grave e iminente para sua saúde ou segurança.
prevê inclusive a distribuição de equipamentos de proteção para os trabalhadores, em casos de riscos de acidentes ou de danos à saúde.
deve viger por no mínimo cinco anos no país após sua ratificação por país membro da OIT.
se aplica apenas aos trabalhadores das empresas privadas.
deverá, obrigatoriamente, ser observada para todos os ramos de atividade econômica do país.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nas convenções da Organização Internacional do Trabalho n.º 148 e n.º 155, relativas, respectivamente, ao meio ambiente de trabalho e à segurança e saúde dos trabalhadores, julgue os itens a seguir.
É facultada às empresas a realização de investigações ou pesquisas nos casos de acidente de trabalho, doença profissional ou qualquer outro dano à saúde durante o trabalho que inicie uma situação grave.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A Política de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) foi estabelecida pela Diretriz da Organização Internacional do Trabalho. Tal política deve
assegurar que os empregados, em todos os níveis, recebam treinamento apropriado e sejam competentes para executar suas tarefas e responsabilidades.
ser concisa, estar claramente escrita, datada e efetivada por meio de assinatura ou endosso do empregador ou da pessoa com maior cargo ou responsabilidade na organização.
ter o gerenciamento de SST como uma responsabilidade primordial da gerência de linha e do dirigente hierarquicamente mais alto ao nível de supervisão.
obter elevado nível de desempenho de SST, com o atendimento aos requisitos legais, como o mínimo, e ao contínuo aperfeiçoamento, com economicidade, do desempenho.
estabelecer e publicar os objetivos de SST, ainda que por meio, apenas, de boletins internos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A documentação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) da Diretriz da OIT sobre essa temática NÃO deve incluir
os perigos e riscos mais importantes para a SST advindos das atividades da organização, bem como as disposições adotadas para a sua prevenção e controle.
as principais funções e responsabilidades para a implantação do sistema de gestão da SST.
as disposições, procedimentos, instruções e outros documentos internos que se utilizem na estrutura do sistema de gestão da SST.
a política e objetivos da organização em matéria da SST.
a descrição de todas as formações e treinamento estabelecidos para cada atividade de trabalho associado ao controle dos perigos e riscos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Segundo as Diretrizes sobre Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), elaboradas pela Organização Internacional do Trabalho (2001), em seu item Documentação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, os registros devem compreender, EXCETO
a política e os objetivos da organização em matéria da SST.
as disposições, os procedimentos, as instruções e outros documentos internos que se utilizem da estrutura do sistema de gestão da SST.
as fiscalizações, realizadas por órgãos da administração direta e indireta.
as principais funções e responsabilidades para a implementação do sistema de gestão da SST.
os perigos e riscos significativos para a SST advindos das atividades da organização, bem como as disposições adotadas para a sua prevenção e controle.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que têm caráter normativo, podem ser ratificadas por qualquer paísmembro. Com relação às convenções da OIT acerca da saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
Apesar de não ter feito menção às doenças profissionais, a Convenção n.º 155 citou como um dos deveres da autoridade competente a notificação de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Quanto à segurança e saúde dos trabalhadores (Convenção nº 155) é INCORRETO afirmar que
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
As ações de saúde do trabalhador têm como base legal
a Portaria no 3.120/98 do Ministério da Saúde, que define os procedimentos obrigatórios para a caracterização do acidente do trabalho e da doença relacionada ao trabalho.
a Convenção 155/81 da OIT, ratificada pelo Brasil em 1992, que determina ao país signatário a implementação de uma política nacional em matéria de segurança e do meio ambiente de trabalho.
a Lei Federal no 8.213/91, que, no seu artigo 20, introduz os conceitos de vigilância em saúde do trabalhador.
a Portaria no 19/98 do Ministério do Trabalho e Emprego, que regulamenta o trabalho do empregado contribuinte da Previdência Social.
o Decreto no 3.048/99 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as condições de promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...