Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na NR-05 e NR-07, assinale a opção correta, quanto às atribuições da CIPA:
Discutir o Relatório Anual, nos termos da NR-07, compulsoriamente apresentado a essa comissão, cuja cópia será anexada ao livro de atas, ficando a empresa sujeita a multa por tais descumprimentos.
Realizar, periodicamente, avaliações quantitativas nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Divulgar aos trabalhadores, ao sindicato da categoria e às empresas terceirizadas, quando houver, informações relativas à segurança e saúde no trabalho.
Requerer ao empregador a paralisação de máquina ou setor no qual considere, por deliberação em quorum simples, haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores.
Identificar os riscos do processo de trabalho, bem como elaborar o mapa de riscos, a partir dos quais – com assessoria do SESMT, onde houver – estruturarse- á, necessariamente, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em relação às normas de funcionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com base na NR-4, é correto afirmar:
empresas que possuam seus empregados distribuídos em vários estabelecimentos poderão optar por um SESMT centralizado, desde que este esteja numa distância máxima de 5km de qualquer um dos estabelecimentos.
os SESMT deverão ser constituídos minimamente, dependendo da gradação do risco e do número de empregos, por Médico e Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança, Psicólogo do Trabalho e Odontólogo do Trabalho.
O Engenheiro de Segurança do Trabalho, bem como o Enfermeiro do Trabalho e o Psicólogo do Trabalho, deverão dedicar, no mínimo, 4 horas por dia para atividades do SESMT.
as atividades dos profissionais Médicos e Enfermeiros do Trabalho são essencialmente assistenciais, porém, não será vedado o desenvolvimento de campanhas prevencionistas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a correspondência adequada na prevenção contra incêndio.
Classe de incêndio A (madeira, papel, estopas, tecidos): extintor à base de pó químico seco.
Classe de incêndio B (gasolina, óleo diesel, álcool): extintor à base de pó químico seco.
Classe de incêndio C (equipamentos elétricos quando energizados): extintor de água.
Classe de incêndio D (metais pirofóricos: magnésio, titânio): extintor de água.
Classe de incêndio E (gasolina, óleo diesel, álcool): extintor à base de pó químico especial.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a opção que reúne os equipamentos de proteção coletiva.
Plataforma de proteção, capacete, bota.
Plataforma de proteção, guarda-corpo, assoalho em aberturas nos pisos.
Óculos de segurança, creme protetor, cinto tipo paraquedista
Extintor de incêndio, luva, óculos de segurança.
Rede, extintor de incêndio, protetor auricular.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens abaixo, relativos a segurança do trabalho.
De forma geral, o empregado deve trabalhar calçado, mas em casos especiais poderá a autoridade regional do Ministério do Trabalho permitir o uso de sandálias, desde que a atividade desenvolvida não ofereça riscos à integridade física do trabalhador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Regulamentam, respectivamente, os "Equipamentos de Proteção Individual" e o "Meio Ambiente de Trabalho nas Indústrias de Construção", as seguintes normas:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Em estudos de Ergonomia, alguns conceitos fazemse necessários para a estruturação do modelo verbal do sistema operando. Em face das discrepâncias e a partir das convergências têm-se como imprescindível consolidar algumas noções fundamentais. Para efetivarse a modelagem do sistema homem tarefa máquina são necessários alguns conceitos, tais como: meta do sistema, requisitos do sistema, funções do sistema, componentes do sistema, ambiente do sistema, restrições do sistema, entradas(recursos requeridos), saídas (resultados esperados), padrão de desempenho, medida de rendimento e objetivo geral. De posse dos conceitos básicos necessários à modelagem verbal do sistema, parte-se para a construção dos modelos do sistema operando, iniciando pela caracterização do sistema que compreende a definição
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir a realização obrigatória dos seguintes exames médicos, EXCETO:
Com relação ao combate a incêndio, é correto afirmar que
as campainhas ou sirenes de alarme podem emitir um som idêntico a outros alarmes do estabelecimento.
os botões de acionamento devem ser colocados em salas com acesso restrito, desde que com a sinalização "Quebrar em caso de emergência".
o piso de uma área de 1,0 × 1,0 m, embaixo do extintor, deverá ser pintado de vermelho, podendo ser armazenados nesta área diversos objetos, de acordo com a orientação da administração do condomínio.
a evacuação do prédio deve ser feita de forma rápida, podendo ser autorizada a reentrada de pessoas no prédio para retirar pertences pessoais esquecidos.
os exercícios de combate a incêndio devem ser realizados, periodicamente, sob a direção de um grupo de pessoas devidamente treinadas em combate a incêndios, de acordo com as características do estabelecimento.
Dentre as principais atividades da Segurança Patrimonial em prédios administrativos está a orientação das questões relativas aos planos de emergência. Dentre essas orientações, inclui-se:
As saídas de emergência devem ter corredores de, no mínimo 1,20 m, e devem estar sempre desobstruídas.
As saídas de emergência e suas vias de circulação poderão ter degraus, desde que adequadamente sinalizados e iluminados.
As escadas, patamares e plataformas de emergência poderão ser feitos de materiais combustíveis.
As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, que deverão permanecer sempre abertas para as saídas.
Os elevadores poderão ser utilizados em caso de incêndio, mas somente por pessoas autorizadas pela administração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...