Lista completa de Questões sobre NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Sobre doença do trabalho, considere:
I. É desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Sindicato de Classe dos Trabalhadores, autorizado pela Previdência Social.
II. Ocorre em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
III. A incidência do acidente do trabalho ocorre nas hipóteses da ocorrência de lesão corporal, de perturbação funcional ou doença.
IV. É caracterizada como doença degenerativa, que não produza incapacidade laborativa ou endêmica, decorrente de exposição ou contato direto de habitante de região em que ela se desenvolva.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I e II.
II e III.
II, III e IV.
III e IV.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Competem ao empregador, no que tange ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, as diretrizes, EXCETO:
Garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia.
Custear parte dos custos dos trabalhadores para todos os procedimentos relacionados ao PCMSO.
Indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho SESMT da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO.
No caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO.
Inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Com fulcro no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, analise.
I. É parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras.
II. Deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.
III. Deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
IV. Deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais Normas Regulamentadoras.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III
II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
I, II, III, IV
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A NR 7 determina medidas de controle de saúde do trabalhador. Uma dessas medidas é o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), para o qual a NR 7 determina quais informações mínimas deverão estar presentes. O ASO deve conter as seguintes informações, EXCETO:
nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função;
riscos ocupacionais específicos existentes (ou usa ausência), conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho;
procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data de realização;
definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;
data do último ASO emitido para esse trabalhador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
De acordo com o Decreto Lei nº 3.048, a silicose é considerada doença profissional e está relacionada à atividade ocupacional de
tecelagem
soldagem
distribuição de combustível
lapidação de mármores
fabricação de telhas
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
De acordo com a NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), as empresas de graus de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4, com até 10 empregados, ficam desobrigadas de
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
A exposição ocupacional a poeiras de ferro provoca uma doença denominada
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A absorção de radiações pelo organismo é responsável pelo surgimento de vários agravos à saúde, sendo que
as radiações ultravioleta coerentes com comprimentos de onda entre 280 e 560 nm podem provocar, em face de repetidas exposições em curto espaço de tempo, efeitos agudos como eritemas e fotoqueratites.
a radiação com comprimento de onda inferior a 200 nm não sofre qualquer perda quando é transmitida pelo ar, aproximando-se da radiação ionizante e representando risco grave para o ser humano.
denominam-se efeitos somáticos as alterações que ocorrem no organismo atingido, gerando agravos que se manifestam apenas no indivíduo irradiado, não se transmitindo aos seus descendentes.
a blindagem constitui medida de controle relativa ao ambiente que se fundamenta no uso de barreiras adequadas, confeccionadas em materiais que têm capacidade de refletir a radiação ionizante.
o perigo de ocorrerem exposições desapercebidas a radiações ionizantes inexiste na prática, em face do acurado mecanismo sensorial humano ao efeito Joule da radiação, que leva a vítima a interromper a exposição.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Algumas atividades podem provocar a exposição dos trabalhadores a uma atmosfera contaminada por dois ou mais contaminantes, o que, na avaliação ocupacional, obriga a considerar que
quando duas ou mais substâncias perigosas tiverem efeitos toxicológicos similares sobre o mesmo sistema orgânico ou órgão, deverão ser considerados, em primeiro lugar, seus efeitos combinados.
para que seja ultrapassado o Limite de Exposição Ocupacional da mistura, é necessário que o nível de ação do contaminante de maior toxicidade seja atingido.
a aplicação da fórmula aditiva não se restringe a misturas com dois ou três contaminantes, sendo razoável sua aplicação a misturas complexas, como a gasolina e os produtos da combustão do diesel.
de acordo com os critérios usuais e inexistindo evidência em contrário, substâncias diferentes que atuam sobre os mesmos órgãos e produzem efeitos semelhantes devem ser consideradas como potencializadoras.
o melhor modelo de avaliação da toxicidade resultante considera, além do nível de ação de cada contaminante, as suas respectivas pressões parciais no ambiente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Toxicologia é disciplina muito importante no estudo da ação dos contaminantes no organismo do trabalhador, sendo que
o organismo humano sempre reage a seu próprio favor, metabolizando a substância tóxica de maneira que vá, paulatinamente, perdendo sua toxicidade e tornando-se menos agressiva.
a filtração é considerada o principal mecanismo utilizado pelas substâncias químicas para atravessar as membranas celulares, sendo proporcional ao gradiente de concentração através da membrana.
existem dois tipos de processos de transporte de uma molécula através de uma membrana: os processos ativos, que incluem a pinocetose e o transporte ativo, e os processos passivos, que incluem a difusão, a filtração e a difusão facilitada.
ocorre sinergismo quando da inalação de fumos de óxido de nitrogênio e ferro, provenientes de soldas, provocado pela ação do óxido de nitrogênio sobre as partículas de ferro, tornando-as mais reativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...