Questões sobre NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais

Lista completa de Questões sobre NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentaras, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

  • B.

    As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, com a participação dos trabalhadores, tendo a sua responsabilidade conferida a um grupo de trabalhadores em conjunto com representantes do empregador, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

  • C.

    Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

  • D.

    Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

Denomina-se PPRA o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que objetiva à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. No desenvolvimento do PPRA, uma das atribuições dos responsáveis pela Segurança do Trabalho é o registro dos dados referentes a quaisquer ocorrências de riscos ambientais no ambiente de trabalho. Os dados coletados, de forma constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA, devem ser mantidos pelo empregador por um período mínimo de:

  • A.

    10 anos

  • B.

    5 anos

  • C.

    25 anos

  • D.

    20 anos

  • E.

    8 anos

De acordo com a NR-9, os riscos que devem ser contemplados no PPRA são:

  • A.

    Químicos, físicos e biológicos.

  • B.

    Ergonômicos, físicos, químicos e mecânicos.

  • C.

    Ergonômicos, físicos, químicos, biológicos e mecânicos.

  • D.

    Químicos, físicos e mecânicos.

Como é denominado o processo que determina o impacto que um risco pode ter e a probabilidade de sua ocorrência?

  • A.

    Análise de riscos

  • B.

    Avaliação de riscos

  • C.

    Avaliação de tolerabilidade

  • D.

    Especificação de riscos

  • E. Delimitação de riscos

Acerca de engenharia de segurança do trabalho, julgue os próximos itens.

Na fase de reconhecimento dos riscos ambientais — que corresponde a uma das etapas do desenvolvimento do PPRA —, as medidas de controle já implantadas no ambiente de trabalho devem ser desconsideradas para não comprometer a elaboração do mapa de riscos do ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de engenharia de segurança do trabalho, julgue os próximos itens.

A elaboração e a implementação do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) são obrigatórias para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, não importando o grau de risco envolvido.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de gerenciamento de riscos, na avaliação para definição da estratégia a ser adotada, são considerados elementos como

  • A.

    fatores filosóficos envolvidos.

  • B.

    situações de emergência.

  • C.

    aceitabilidade dos riscos.

  • D.

    condições complexas de trabalho.

  • E.

    fatores ambientais e preservacionistas.

Considerando a necessidade de elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA, a Norma Regulamentadora 09 − NR 09 prevê:

  • A.

    O PPRA deverá ser elaborado em função dos riscos sociais decorrentes de incidentes no trabalho, desde que os requisitos de saúde previstos em contratos de trabalho não sejam transgredidos.

  • B.

    Para o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle, devem ser realizadas avaliações esporádicas e espaçadas da exposição a um dado risco, visando à notificação das medidas de controle.

  • C.

    Sempre que vários empregadores realizem atividades no mesmo local de trabalho terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA para a proteção de todos os trabalhadores da empresa.

  • D.

    As ações do PPRA devem ser desenvolvidas somente no âmbito da matriz da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores e sendo válida para todas as unidades fabris.

  • E.

    A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho − SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na Norma Regulamentadora.

Identifi que o conceito de senso de percepção de risco nas assertivas abaixo.

  • A.

    Estado de confi ança, individual ou coletiva, baseado no conhecimento.

  • B.

    Impressão ou juízo intuitivo sobre a natureza e a grandeza de um risco determinado.

  • C.

    Conjunto de ações preventivas destinadas a minimizar desastres.

  • D.

    Condição intrínseca do corpo ou sistema receptor que determina a intensidade dos danos prováveis.

  • E.

    Danos humanos menos importantes.

A respeito do programa de prevenção de riscos e acidentes, Norma Regulamentadora 9 do Ministério do Trabalho, julgue os itens subsecutivos.

Entre as responsabilidades do empregador inclui-se estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa ou da instituição, ao passo que é responsabilidade dos trabalhadores informar, ao seu superior hierárquico direto, ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...