Lista completa de Questões sobre NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora NR.18, estabelece as condições mínimas a serem respeitadas, no que se refere ao transporte de trabalhadores em veículos automotores. As regras contidas na norma, estão relacionadas nas alternativas seguintes. Assinale a alternativa incorreta.
O transporte coletivo de trabalhadores deve ter autorização prévia da autoridade competente, devendo o condutor mantê-la no veículo.
A condução do veículo deve ser feita por condutor habilitado para o transporte coletivo de passageiros.
O transporte coletivo dos trabalhadores em veículos automotores dentro do canteiro ou fora dele deve observar as normas de segurança vigentes.
O transporte coletivo dos trabalhadores deve ser feito através de meios de transporte com capacidade de transportar até 50 (cincoenta) trabalhadores.
A utilização de veículos a título precário para transporte de passageiros somente será permitida em vias que não apresentem condições de tráfego para ônibus.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Os resíduos sólidos de uma obra de construção civil para reciclagem resumem-se a madeira, metal, plástico e papelão. Para separar estes materiais, respectivamente, em coletores de cores (I - preto; II - vermelho; III - amarelo e IV - azul), a ordem correta é:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
A NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – considera como adequadas as seguintes medidas de proteção contra quedas:
I - todas as aberturas no piso deverão ser dotadas de fechamento provisório resistente;
II - os anteparos rígidos devem ser constituídos de guardacorpo com altura de 1,30 m para o travessão superior e 0,70 m para o intermediário;
III - as plataformas terciárias são instaladas nos pavimentos de subsolo, devendo ser posicionadas a cada duas lajes a partir da plataforma principal, em direção ao subsolo;
IV - os vãos de acesso às caixas de elevadores devem ter fechamento provisório de, no mínimo, 1,20 m de altura de material resistente até a colocação definitiva das portas;
V - a plataforma principal só é obrigatória em construções com altura equivalente a mais de 4 pavimentos e com largura mínima de 2,20 m.
Estão corretas apenas as medidas:
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
II, III e V
III, IV e V
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
De acordo com a NR 18, a utilização de escadas ou rampas é obrigatória na transposição de pisos com diferença superior a
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Segundo a NR 18 além do memorial das condições de trabalho e o cronograma da implementação das ações preventivas o PCMAT deve incluir:
Estudos de análise de risco de cada fase de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, layout inicial do canteiro de obras.
Programa de treinamento, planejamento de investimento em medidas preventivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, layout inicial do canteiro de obras, programa educativo de prevenção de acidentes.
Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Layout básico, nota fiscal dos equipamentos de proteção coletiva adquiridos em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A Norma Regulamentadora NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção - relaciona obrigações que deverão ser seguidas pelos empregadores quanto às áreas de vivência em canteiros de obras. Em relação às áreas de vivências, é correto afirmar que:
É obrigatória a presença de cozinha em todos os canteiros.
Existe a necessidade de possuir local para ambulatório para frentes de trabalho com número de funcionários superior ou igual a 20(vinte).
O alojamento deve possuir área mínima de 3m2 por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação.
É permitido o uso de beliches com no máximo três camas na mesma vertical.
Não existe a obrigatoriedade de chuveiros que providenciem água quente nos locais onde a temperatura média anual seja superior a 25°C.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece condições técnicas em instalações de gruas, utilizadas para movimentação de materiais.
Entre as 5(cinco) alternativas seguintes, 4(quatro) delas estão de acordo com as exigências estabelecidas na Norma Regulamentadora.
Assinale a alternativa incorreta.
A ponta da lança e o cabo de aço de sustentação devem ficar, no mínimo, a 3(três) metros de distância de qualquer obstáculo.
Quando o equipamento de guindaste não estiver em operação, a lança deve ser colocada em posição de descanso.
È recomendada a utilização de trava de segurança para bloqueio de movimentação da lança quando a grua não estiver em funcionamento.
A grua deve estar devidamente aterrada e, quando necessário, dispor de pára-raios situados a 2(dois) metros acima da ponta mais elevada da torre.
A grua deve possuir alarme sonoro que será acionado pelo operador sempre que houver movimentação de carga.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um dos dispositivos mais encontrados em canteiros de obra que utilizam madeira é a bancada de serra circular. A NR18 especifica cuidados e zelos que devem ser observados com esse tipo de equipamento. Em relação à bancada circular, é INCORRETO afirmar que:
o disco deve ser mantido afiado e destravado, devendo ser prontamente substituído após uso excessivo;
deve ser dotada de mesa estável construída em madeira resistente;
deve ter a carcaça do motor aterrada adequadamente;
deve ser provida de coifa protetora e cutelo divisor;
nas operações de corte de madeira, deve utilizar dispositivo empurrador e guia de alinhamento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Na instalação de um canteiro de obras, deve-se estipular áreas de vivência conforme preconiza a NR18. Em relação a essas áreas de vivência, é correto afirmar que:
a área mínima necessária para a utilização de cada chuveiros é de 0,8m2 ;
somente são permitidos mictórios individuais;
o local destinado ao vaso sanitário deve ser provido de porta devassável com trinco interno e borda livre inferior de até 0,3m;
a instalação sanitária deve constar de vaso sanitário, lavatório e mictório na proporção de um para cada vinte e cinco trabalhadores ou fração;
é obrigatória a existência de ambulatório face ao elevado índice de acidentes do trabalho do setor.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Instruções: Utilize o texto abaixo para responder às questões de números 43 a 46.
Quanto ao PPRA do novo Prédio do Tribunal, a ser elaborado pela empresa W, é correto afirmar que
deverá conter planejamento bianual, com um cronograma que indique claramente os prazos de desenvolvimento das etapas e de cumprimento das metas.
é um documento sigiloso e deverá estar disponível somente para a fiscalização.
deverão ser adotados em primeiro lugar equipamentos de proteção individual, em caso de inviabilidade técnica das medidas de proteção coletiva, ou estas forem insuficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, desde que comprovado pelo empregador.
é de responsabilidade do trabalhador informar a seu superior hierárquico direto as ocorrências que, em seu entendimento, possam implicar riscos à sua saúde, assim como a percepção dos riscos no processo de trabalho.
os dados de registro devem ficar arquivados por 15 anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...