Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Quais das radiações ionizantes NÃO são consideradas para fins de insalubridade?
Partículas Alfa.
Partículas Beta.
Raios Laser.
Raios Gama.
Raios X.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
O exercício de trabalho em condições de insalubridade e/ou periculosidade assegura ao empregado a percepção de adicionais em sua remuneração. Com referência a esses adicionais, marque a alternativa CORRETA.
O laudo de insalubridade só pode ser emitido por um Médico do Trabalho.
O laudo de periculosidade só pode ser emitido por um Engenheiro de Segurança do Trabalho.
O adicional de periculosidade pode variar de 1 a 30% sobre o salário-base do empregado.
O laudo de insalubridade pode estabelecer o pagamento de adicionais de 10%, 20%, ou 40% sobre o salário-mínimo.
O pagamento de adicional de periculosidade por manuseio de explosivos só pode ser concedido se as atividades forem licenciadas pelas Forças Armadas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
De acordo com a NR-15, o enunciado "A concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a vida laboral" define:
Índice de Tolerância.
Limite de Tolerância.
Fator de Tolerância.
Nível de Tolerância.
Capacidade de Tolerância.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Relacione as cores previstas na NR-26 - Sinalização de Segurança com a sua utilização, e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
5, 3, 4, 2, 1
2, 5, 4, 1, 3
1, 4, 5, 3, 2
3, 2, 1, 5, 4
2, 1, 3, 4, 5
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Marque a alternativa CORRETA.
O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Autorização (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.
O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. No caso do importado, mediante certificação do país de origem.
O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.
O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, do Ministério da Saúde.
O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, do Ministério Previdência Social.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas deve obedecer ao disposto no Regulamento Técnico de Procedimentos, constantes no Anexo I da NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Com relação aos carros porta-bloco e carro transportador, estes devem dispor de proteção das partes que ofereçam risco para o operador. Assinale a alternativa que contém o item ao qual se deve ter atenção especial.
Proteção das roldanas.
Proteção dos cavaletes.
Garras e suas proteções.
Condições dos cabos de sisal.
Proteção das pranchas de madeira.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Com base nas recomendações da NR-17 - Ergonomia, observam-se determinadas regras para os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados, com terminais de vídeo, EXCETO a indicada em uma das alternativas abaixo.
Condições de mobilidade suficientes, para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.
O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo, de acordo com as tarefas a serem executadas.
A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais.
Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados, com terminais de vídeo, devem ser posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.
Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na BS 8.800, norma brasileira registrada no INMETRO.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
De acordo com a NR-17, nas atividades de processamento de dados referentes à entrada de dados, deve-se observar, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, uma pausa de, no mínimo:
5 minutos a cada 60 minutos.
5 minutos a cada 90 minutos.
10 minutos a cada 50 minutos.
10 minutos a cada 60 minutos.
10 minutos a cada 90 minutos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes são recomendadas as seguintes condições de conforto:
índice de temperatura efetiva entre 16 e 20ºC, velocidade do ar não superior a 0,75m/s e umidade relativa do ar não inferior a 40%.
índice de temperatura efetiva entre 20 e 23ºC, velocidade do ar não superior a 0,75m/s e umidade relativa do ar não inferior a 40%.
índice de temperatura efetiva entre 16 e 20ºC, velocidade do ar não superior a 0,75m/s e umidade relativa do ar não inferior a 20%.
índice de temperatura efetiva entre 16 e 20ºC, velocidade do ar não superior a 0,75m/s e umidade relativa do ar não inferior a 30%.
índice de temperatura efetiva entre 16 e 23ºC, velocidade do ar não superior a 0,85m/s e umidade relativa do ar não inferior a 40%.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
De acordo com a NR-17, trabalhador jovem é aquele:
com idade inferior a vinte e um anos e superior a doze anos.
com idade inferior a dezoito anos e superior a quatorze anos.
com idade inferior a vinte e um anos e superior a quatorze anos.
com idade inferior a dezoito anos e superior a doze anos.
com idade inferior a vinte e um anos e superior a dezesseis anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...