Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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A NR-17 preconiza que em locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas certas condições de conforto. Dessa forma, o índice de temperatura efetiva, a velocidade do ar e a umidade relativa do ar, nessa ordem, nesses ambientes devem:

  • A. estar entre 20° C e 25° C; ser inferior a 0,75m/s; ser superior a 40%.
  • B. estar entre 20° C e 23° C; ser inferior a 1,0 m/s; ser superior a 30%.
  • C. estar entre 20° C e 25° C; ser inferior a 0,75m/s; ser superior a 30%.
  • D. estar entre 20° C e 23° C; ser inferior a 0,75m/s; ser superior a 40%.
  • E. estar entre 20° C e 25° C; ser inferior a 1,5m/s; ser superior a 40%.

De acordo com a NR-10-Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, do Ministério do Trabalho e Emprego, o processo de desenergização compreende a seguinte ordem a cumprir:

  • A. testar, desligar, sinalizar, isolar, bloquear, aterrar e proteger.
  • B. sinalizar, bloquear, testar, desligar, aterrar, proteger e isolar.
  • C. desligar, isolar, bloquear, testar, aterrar, proteger e sinalizar.
  • D. isolar, desligar, bloquear, testar, aterrar, proteger e sinalizar.
  • E. aterrar, desligar, isolar, bloquear, testar, proteger e sinalizar.

Na prevenção e combate a incêndio, o ponto de tomada de água onde há uma saída contendo válvula de abertura rápida, adaptador, mangueira semirrígida, esguicho regulável e demais acessórios é denominado:

  • A. mangotinho.
  • B. reserva de incêndio.
  • C. abrigo.
  • D. brigada de incêndio.
  • E. hidrante.

Em relação aos trabalhos em espaços confinados, todos os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada devem receber capacitação periódica a cada:

  • A. 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.
  • B. 6 meses, com carga horária mínima de 8 horas.
  • C. 3 meses, com carga horária mínima de 8 horas.
  • D. 2 meses, com carga horária mínima de 4 horas.
  • E. mês, com carga horária mínima de 4 horas.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) terá, dentre outras, as seguintes atribuições:

  • A. elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, realizar periodicamente verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores, requisitar à empresa as cópias das comunicações de acidente no trabalho (CAT) emitidas.
  • B. assessorar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) na identificação dos riscos do processo de trabalho e elaboração do mapa de riscos, elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, realizar periodicamente verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores, fornecer à empresa as cópias das comunicações de acidente no trabalho (CAT) emitidas.
  • C. assessorar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) na identificação dos riscos do processo de trabalho e elaboração do mapa de riscos, avaliar o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, realizar periodicamente verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores, requisitar à empresa as cópias das comunicações de acidente no trabalho (CAT) emitidas.
  • D. assessorar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) na identificação dos riscos do processo de trabalho e elaboração do mapa de riscos, avaliar o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, realizar periodicamente verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, fornecer ao empregador as análises das informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores, requisitar à empresa as cópias das comunicações de acidente no trabalho (CAT) emitidas.
  • E. assessorar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) na identificação dos riscos do processo de trabalho e elaboração do mapa de riscos, avaliar o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, realizar periodicamente verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, fornecer ao empregador as análises das informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores, fornecer à empresa as cópias das comunicações de acidente no trabalho (CAT) emitidas.

No desenvolvimento do PPRA, a avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento, dimensionar a exposição dos trabalhadores e também:

  • A. identificar as possíveis trajetórias e os meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho.
  • B. subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
  • C. identificar as funções e determinar o número de trabalhadores expostos.
  • D. caracterizar as atividades e o tipo da exposição.
  • E. determinar a localização das possíveis fontes geradoras.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo ações preventivas de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem empregados:

  • A. não sindicalizados, cujos mandatos quando eleitos terá a duração de 2 anos, permitida uma reeleição, sendo vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do eleito para cargo de direção da CIPA, desde sua posse até um ano após o final de seu mandato.
  • B. não sindicalizados, cujos mandatos quando eleitos terá a duração de um ano, permitida uma reeleição, sendo vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do eleito para cargo de direção da CIPA, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
  • C. não sindicalizados, cujos mandatos quando eleitos terá a duração de um ano, permitida uma reeleição, sendo vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do eleito para cargo de direção da CIPA, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
  • D. independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados, cujos mandatos quando eleitos terá a duração de 2 anos, permitida uma reeleição, sendo vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do eleito para cargo de direção da CIPA, desde sua posse até um ano após o final de seu mandato.
  • E. independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados, cujos mandatos quando eleitos terá a duração de um ano, permitida uma reeleição, sendo vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do eleito para cargo de direção da CIPA, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

Nos locais de trabalho, as cores são utilizadas para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais. Desta forma, tubulações distintas, uma na cor amarelo e outra na cor preto, estão conduzindo, respectivamente:

  • A. gás não liquefeito e óleo lubrificante.
  • B. vapor e ar comprimido.
  • C. ar comprimido e vapor.
  • D. ácido e vapor.
  • E. gás não liquefeito e ar comprimido.

Relativamente ao médico do trabalho, para cumprimento das atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) em tempo integral, a empresa poderá contratar:

  • A. apenas profissional, com no mínimo, 6h de trabalho diário.
  • B. mais de um profissional, desde que cada um dedique, no mínimo, 2h de trabalho, sendo necessário que o somatório das horas diárias trabalhadas por todos seja de, no mínimo, 6h.
  • C. mais de um profissional, desde que cada um dedique, no mínimo, 2h de trabalho, sendo necessário que o somatório das horas diárias trabalhadas por todos seja de, no mínimo, 8h.
  • D. mais de um profissional, desde que cada um dedique, no mínimo, 3h de trabalho, sendo necessário que o somatório das horas diárias trabalhadas por todos seja de, no mínimo, 6h.
  • E. mais de um profissional, desde que cada um dedique, no mínimo, 3h de trabalho, sendo necessário que o somatório das horas diárias trabalhadas por todos seja de, no mínimo, 8h.

Um segurado que trabalha em uma única empresa X está exposto a agente nocivo que lhe propicia aposentadoria especial após 15 anos de trabalho; outro segurado trabalha em uma única empresa Y e não está exposto a agentes nocivos, porém já esteve exposto. Os códigos GFIP a serem lançados no PPP para os empregados das empresas X e Y são respectivamente:

  • A. 04 e 01.
  • B. 03 e 01.
  • C. 03 e 00.
  • D. 02 e 00.
  • E. 02 e 01.
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