Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A elaboração do Mapa de Riscos cabe ao(à)

  • A. Médico do Trabalho.
  • B. Engenheiro de Segurança do Trabalho.
  • C. Engenheiro de Segurança em conjunto com o Médico do Trabalho.
  • D. responsável pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
  • E. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Em uma empresa, foi feito um estudo comparativo entre dois grupos de trabalhadores: um exposto a um determinado risco físico, e outro não exposto a esse risco. O objetivo era analisar o surgimento de um determinado agravo à saúde e saber se está relacionado a essa exposição ao longo de um determinado período. Esse tipo de estudo é chamado de

  • A. coorte
  • B. ecológico
  • C. descritivo
  • D. transversal
  • E. caso-controle

Quando se elabora um arranjo físico, procura-se uma combinação ótima das instalações industriais e de tudo que concorre para a produção, dentro de um espaço disponível. Visa-se a harmonizar e a integrar equipamento, mão de obra, material, áreas de movimentação, estocagem, enfim, todos os itens que possibilitam uma atividade industrial.

Segundo o Anexo IV da Portaria de nº 25 de 29/12/1994, que dispõe sobre Mapa de Risco, o arranjo físico inadequado pode ser caracterizado como Risco(s)

  • A. Físico
  • B. Ergonômico
  • C. Acidente
  • D. Ergonômico e Acidente
  • E. Inerente à atividade

Para a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, com relação a arranjo físico, é necessário observar alguns procedimentos, conforme preconiza a NR 12. Devem ser observados os seguintes procedimentos, EXCETO:

  • A. Os materiais em utilização no processo produtivo devem ser alocados em áreas especificas de armazenamento, devidamente demarcadas com faixas na cor indicada pelas normas técnicas oficiais ou sinalizadas quando se tratar de áreas externas.
  • B. Os espaços ao redor das máquinas e equipamentos devem ser adequados ao seu tipo e ao tipo de operação, de modo que previnam a ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
  • C. Nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas e estarem em conformidade com as normas técnicas oficiais.
  • D. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20 m de largura.
  • E. As áreas de circulação podem ser mantidas ocasionalmente obstruídas, em casos previstos na Norma.

Participar de campanhas de prevenção da AIDS e promover atividades de conscientização, orientação e educação dos trabalhadores, visando à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, são atribuições definidas, respectivamente, nas NR

  • A. 4 e 5
  • B. 4 e 6
  • C. 5 e 4
  • D. 5 e 6
  • E. 6 e 5

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um acontecimento previsto em Norma, a qual determina que deve ser promovida, em conjunto, pelo(a)

  • A. CIPA e DRT
  • B. CIPA e SRTE
  • C. CIPA e SESMT
  • D. SESMT e DRT
  • E. SESMT e SRTE

Em qualquer acidente de trânsito, verifica-se a ocorrência de falhas, entre as quais a negligência, a imperícia e a imprudência. Corresponde a uma negligência

  • A. dirigir um veículo para o qual não está habilitado.
  • B. dirigir um veículo após a ingestão de bebida alcoólica.
  • C. dirigir perigosamente, desconsiderando as condições adversas do tráfego.
  • D. conduzir um veículo a uma velocidade incompatível com a via.
  • E. deixar o órgão, com jurisdição sobre a via, de realizar a manutenção devida.

O responsável pela segurança de uma equipe de trabalhadores com especialização diferente da dele precisa descobrir qual intervenção seria mais adequada para fomentar a utilização dos equipamentos de proteção individual. Já foi aplicado treinamento anterior, cuja eficácia já foi verificada. O seguinte fator favorece o acesso às informações de que ele precisa:

  • A. a escolha de seu escritório para conversar com os trabalhadores envolvidos.
  • B. a posição hierárquica superior à equipe de trabalhadores.
  • C. o domínio do jargão específico da segurança do trabalho e da ergonomia.
  • D. o esclarecimento dos objetivos e interesses do profissional responsável.
  • E. o uso do meio escrito para o estabelecimento do contato.

Além de contribuir para evitar situações que ofereçam perigo, a correta posição ao dirigir evita desgaste físico. O que evita desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir?

  • A. Dirigir com os braços e pernas totalmente esticados.
  • B. Procurar manter os pés apoiados nos pedais, para evitar tensões.
  • C. Ficar em posição que permita enxergar bem as informações do painel e verificar sempre o funcionamento de sistemas importantes como, por exemplo, a temperatura do motor.
  • D. Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco, em um ângulo de cerca de 75 graus.
  • E. Segurar o volante com pelo menos uma das mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9h15min. — o que facilita que se enxergue melhor o painel, acessem- se melhor os comandos do veículo e, nos veículos com air bag, não impeça o seu funcionamento.

Em estabelecimentos da construção civil com 20 ou mais trabalhadores, é necessário que se elabore e que se cumpra o

  • A. PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que está dispensado nos canteiros de obras com menos de 20 trabalhadores.
  • B. PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que está dispensado nos estabelecimentos ou frentes de trabalho com menos de 20 trabalhadores.
  • C. PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho, que deve contemplar as exigências contidas na NR-9, PPRA.
  • D. PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho, que deve ser elaborado exclusivamente por Engenheiro de Segurança do Trabalho.
  • E. LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, que deverá ser elaborado por Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho e renovado anualmente.
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