Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da CONESUL Fundação de Desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Em estudos de Ergonomia, alguns conceitos fazemse necessários para a estruturação do modelo verbal do sistema operando. Em face das discrepâncias e a partir das convergências têm-se como imprescindível consolidar algumas noções fundamentais. Para efetivarse a modelagem do sistema homem tarefa máquina são necessários alguns conceitos, tais como: meta do sistema, requisitos do sistema, funções do sistema, componentes do sistema, ambiente do sistema, restrições do sistema, entradas(recursos requeridos), saídas (resultados esperados), padrão de desempenho, medida de rendimento e objetivo geral. De posse dos conceitos básicos necessários à modelagem verbal do sistema, parte-se para a construção dos modelos do sistema operando, iniciando pela caracterização do sistema que compreende a definição
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Considere os conceitos de Arranjo Físico .
I. Arranjo Físico refere-se às normas que devem ser seguidas para um bom relacionamento externo da indústr ia, a fim de assegurar um perfeito entrosamento e funcionamento harmônico da empresa.
II. Arranjo Físico é um estudo sistemático que procura uma combinação ótima das instalações industriais que concorrem para a produção, dentro de um espaço disponível.
III. O Arranjo Físico procura harmonizar e integrar equipamento, mão-de-obra, material, áreas de movimentação, estocagem, administração e mão-deobra indireta.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
a I, II e a III.
a II e a III.
a I, a II e a III.
a I e a III.
a I e a II.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora NR.18, estabelece as condições mínimas a serem respeitadas, no que se refere ao transporte de trabalhadores em veículos automotores. As regras contidas na norma, estão relacionadas nas alternativas seguintes. Assinale a alternativa incorreta.
O transporte coletivo de trabalhadores deve ter autorização prévia da autoridade competente, devendo o condutor mantê-la no veículo.
A condução do veículo deve ser feita por condutor habilitado para o transporte coletivo de passageiros.
O transporte coletivo dos trabalhadores em veículos automotores dentro do canteiro ou fora dele deve observar as normas de segurança vigentes.
O transporte coletivo dos trabalhadores deve ser feito através de meios de transporte com capacidade de transportar até 50 (cincoenta) trabalhadores.
A utilização de veículos a título precário para transporte de passageiros somente será permitida em vias que não apresentem condições de tráfego para ônibus.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
De acordo com a Norma Regulamentadora - NR.23, as classes de fogo são 4 (quatro), a saber: Classes A, B, C e D. Considerando a referida classificação, assinale entre as alternativas seguintes, aquela que está de acordo com as descrições das classes de fogo, contidas na NR.23.
Classe B: são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade deixando resíduos.
Classe C: são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície não deixando resíduos.
Classe B: quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados.
Classe D: são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem somente na superfície não deixando resíduos.
Classe B: são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície não deixando resíduos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Em uma empresa que realize atividades consideradas insalubres, e que obedece a NR-24 na qual relata sobre as condições sanitárias e do conforto nos locais de trabalho, possui quantos lavatórios para um número de cento e dez empregados?
Possui 4 lavatórios.
Possui 7 lavatórios.
Possui 9 lavatórios.
Possui 11 lavatórios
Possui 21 lavatórios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Na aplicação do Método de Árvore de Causas, na investigação de acidentes, a ordenação das variações identificadas é de fundamental importância para a elaboração do diagrama do acidente. A construção do Diagrama do Acidente possui em sua definição e objetivo, princípios decorrentes de sua utilização e forma.
Assinale a alternativa incorreta, com relação à definição e objetivo do diagrama.
O diagrama compõe quadro sinótico da dinâmica do acidente.
O diagrama corresponde à etapa de formalização fundamentada na aplicação de relações lógicas entre eventos antecedentes.
Através do diagrama é possível a reconstituição da rede de relações que explicam a passagem de uma variação para outra.
O diagrama prevê as possibilidades de ocorrência e suas causas.
O diagrama apresenta o encadeamento das variações dos componentes que determinaram o acidente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece condições técnicas em instalações de gruas, utilizadas para movimentação de materiais.
Entre as 5(cinco) alternativas seguintes, 4(quatro) delas estão de acordo com as exigências estabelecidas na Norma Regulamentadora.
Assinale a alternativa incorreta.
A ponta da lança e o cabo de aço de sustentação devem ficar, no mínimo, a 3(três) metros de distância de qualquer obstáculo.
Quando o equipamento de guindaste não estiver em operação, a lança deve ser colocada em posição de descanso.
È recomendada a utilização de trava de segurança para bloqueio de movimentação da lança quando a grua não estiver em funcionamento.
A grua deve estar devidamente aterrada e, quando necessário, dispor de pára-raios situados a 2(dois) metros acima da ponta mais elevada da torre.
A grua deve possuir alarme sonoro que será acionado pelo operador sempre que houver movimentação de carga.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
As atitudes e iniciativas visando à prevenção de acidentes do trabalho consistem basicamente em pesquisar suas causas ou determinantes promovendo então sua eliminação. Dessa maneira, o estudo sistemático e análise dos dados relacionados aos acidentes constituem um dos fundamentos para a sua prevenção eficaz. A formulação do método de árvore de causas fezse necessária diante da complexidade crescente das situações de trabalho e visou atender a dois objetivos principais:
instrumentar a busca sistemática de dados e propiciar a determinação de fatores de risco comuns a diferentes situações de trabalho.
a perturbação causada pela existência de uma situação anômala e a investigação das alterações da rotina.
a busca de uma forma segura de entender as causas dos acidentes e as maneiras de prevenir novos acidentes com as referidas causas.
determinar as rotinas de trabalho e identificar as possíveis causas de acidentes.
buscar entender os acidentes ocorridos através do conhecimento dos eventos anteriores e as possíveis conseqüências que poderão advir desta relação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NRR 5 - Produtos Químicos (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Os agentes tóxicos, quanto a sua classificação fisiológica, classificam-se em
poeiras, fumos, névoas, narcóticos e tóxicos sistêmicos.
não venenos, venenos crônicos, venenos cumulativos e venenos aditivos.
materiais de toxicidade aguda, sub-aguda e crônica.
irritantes, asfixiantes, narcóticos, tóxicos sistêmicos e materiais particulados que não são tóxicos sistêmicos.
tóxicos, irritantes, asfixiantes, narcóticos, venenos e não venenos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...