Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Segundo a NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o prazo máximo para a realização do treinamento da CIPA em primeiro mandato é de:
30 dias a partir da data da posse.
30 dias a partir do final da apuração dos votos.
20 dias a partir da data da posse.
20 dias a partir do final da apuração dos votos.
20 dias a partir do registro na Delegacia Regional do Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Segundo a NR 05 cabe ao empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA no prazo mínimo de:
15 dias.
20 dias.
30 dias.
40 dias.
60 dias.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Segundo a NR 18 além do memorial das condições de trabalho e o cronograma da implementação das ações preventivas o PCMAT deve incluir:
Estudos de análise de risco de cada fase de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, layout inicial do canteiro de obras.
Programa de treinamento, planejamento de investimento em medidas preventivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, layout inicial do canteiro de obras, programa educativo de prevenção de acidentes.
Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Layout básico, nota fiscal dos equipamentos de proteção coletiva adquiridos em conformidade com as etapas de execução da obra, especificação técnica das proteções coletivas e individuais, programa educativo de prevenção de acidentes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Na elaboração do PPRA, a disponibilização da relação de funcionários expostos a agentes nocivos com as respectivas funções e setores, bem como outros dados pertinentes, para consulta pela CIPA (quando houver), trabalhadores e demais interessados, como também, para eventual fiscalização pelas autoridades competentes, é considerado como etapa de:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A Norma Regulamentadora NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção - relaciona obrigações que deverão ser seguidas pelos empregadores quanto às áreas de vivência em canteiros de obras. Em relação às áreas de vivências, é correto afirmar que:
É obrigatória a presença de cozinha em todos os canteiros.
Existe a necessidade de possuir local para ambulatório para frentes de trabalho com número de funcionários superior ou igual a 20(vinte).
O alojamento deve possuir área mínima de 3m2 por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação.
É permitido o uso de beliches com no máximo três camas na mesma vertical.
Não existe a obrigatoriedade de chuveiros que providenciem água quente nos locais onde a temperatura média anual seja superior a 25°C.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
O procedimento correto para atender um acidentado em caso de hemorragia externa é:
Torniquete
Ambú
Colar cervical
Curativo compressivo
Abaixamento do membro
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - OHSAS - Occupational, Health and Safety Management Systems - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
De acordo com a OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no trabalho) é INCORRETO afirmar que:
Deve estar disponível uma política de segurança e saúde ocupacional (SSO), autorizada pelo sindicato, que claramente afirme os objetivos gerais para segurança e saúde, bem como o comprometimento para melhorar o desempenho relacionado à saúde e segurança.
A organização deve estabelecer e manter procedimentos para a continuada identificação dos perigos, avaliação dos riscos e implementação das medidas necessárias de controle.
A gestão deve providenciar os recursos necessários para a implementação, controle e melhoria do sistema de gestão da SSO.
A organização deve estabelecer e manter planos e procedimentos para identificar fontes potenciais e para responder a incidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar doenças e lesões que possam estar associadas a elas.
A alta administração da organização deve, a intervalos que ela determinar, analisar criticamente o sistema de gestão da SSO para assegurar a continuidade de sua adequação, conformidade e efetividade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - OHSAS - Occupational, Health and Safety Management Systems - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Sobre a OHSAS 18001 , podemos afirmar:
I, II, IV
I, III
II, III, IV
somente a III
I, II
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NRR 5 - Produtos Químicos (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Em uma frente de trabalho, com atividade de emprego de defensivos organofosforados, os trabalhadores estão expostos a que tipo de risco e qual o adicional respectivo:
Químico – periculosidade (30% do salário base da sua categoria).
Biológico – insalubridade grau médio (20% do salário mínimo regional).
Físico – insalubridade grau máximo (40% do salário base da sua categoria).
Químico – insalubridade grau médio (20% do salário mínimo regional).
Químico – insalubridade grau máximo (40% do salário mínimo regional).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Um trabalhador, em atividades periculosa, receberá o adicional de:
20% do salário mínimo regional.
20% do salário base da sua categoria.
30% do salário mínimo regional
30% do salário base da sua categoria
40% do salário mínimo regional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...