Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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As áreas destinadas aos sanitários deverão ter dimensões mínimas essenciais à utilização pelo trabalhador. O órgão regional competente em segurança e medicina do trabalho poderá exigir por meio de perícia local as devidas alterações de metragem que atendam ao mínimo de conforto exigível. A metragem considerada satisfatória pela NR 24 é

  • A. 1 m² para cada sanitário, por 10 (dez) operários em atividade.
  • B. 1,5 m² para cada sanitário, por 10 (dez) operários em atividade.
  • C. 1 m² para cada sanitário, por 20 (vinte) operários em atividade.
  • D. 2 m² para cada sanitário, por 20 (vinte) operários em atividade.

O histórico de dados técnicos e administrativos do PPRA deverá ser mantido pelo empregador ou instituição de registro de dados por período não inferior a

  • A. 5 anos.
  • B. 10 anos.
  • C. 20 anos.
  • D. 25 anos.

Os locais onde se encontrem instalações sanitárias deverão ser submetidos a processos permanentes de higienização, de sorte que sejam mantidos limpos e desprovidos de quaisquer odores, durante toda a jornada de trabalho. Assim, é correto afirmar que

  • A. as paredes dos sanitários podem ser construídas de alvenaria de tijolos comuns ou de madeira, desde de que revestidas com material lavável.
  • B. os pisos poderão ser de acabamento liso ou rugoso, desde que laváveis e impermeáveis.
  • C. os aparelhos sanitários com defeitos deverão ser sinalizados e interditados.
  • D. serão previstos 60 (sessenta) litros diários de água por trabalhador para consumo nas instalações sanitárias.

Quanto ao exercício de trabalho em condições de insalubridade, que assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário, é INCORRETO afirmar que

  • A. insalubridade de grau máximo é 40%, grau médio é 20% e grau mínimo é 10%.
  • B. o adicional poderá ser cumulativo, no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, mediante avaliação pericial por órgão competente, que comprove a existência dos riscos à saúde do trabalhador.
  • C. a eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessão do pagamento do adicional respectivo.
  • D. a impossibilidade de eliminação ou neutralização do fator de insalubridade deverá ser comprovada por laudo técnico do engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.

Os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente são estabelecidos no Anexo 1 da NR 15. A exposição máxima diária permissível para nível de ruído de 92 db é de

  • A. 1 hora.
  • B. 2 horas.
  • C. 3 horas.
  • D. 4 horas.

Todos os dados relacionados à saúde do trabalhador (exames, avaliação clínica, recomendações) deverão ser registradas em prontuários clínicos individuais e ficar armazenados por um período de no mínimo

  • A. 15 anos.
  • B. 20 anos.
  • C. 25 anos.
  • D. 30 anos

NÃO equipara-se a acidente de trabalho, sofrido no horário e local de trabalho,

  • A. o ato de agressão ou terrorismo.
  • B. as doenças do grupo etário.
  • C. as doenças do grupo etário.
  • D. o desabamento e as inundações.

Assentos de cadeiras, bancos e correlatos, em ambiente de trabalho, descanso ou lazer, são objeto de medidas rigorosamente dimensionadas no projeto do produto e no projeto arquitetônico, para adequação postural e ergonômica em geral. Sobre o assunto, para o ambiente de trabalho, marque a alternativa correta dentre as seguintes, considerando valores médios e ergonomia atual.

  • A. A profundidade do assento deve ser de, no mínimo, 35 cm, indo até 46 cm para estatura média.
  • B. Altura ajustável do assento prevista entre 35 cm e 42 cm em relação ao piso, para estatura média.
  • C. Largura do assento prevista em torno de 45 cm, com mínimo de 40 cm, para estatura e corpo médios.
  • D. Assento deve possuir três ou quatro apoios no piso, com altura de assento de 50 cm em média.

A proteção adequada de olhos e face contra o impacto de partículas volantes pode ser alcançada com a utilização de

  • A. óculos de segurança, protetor facial e máscara de solda.
  • B. protetor facial e capacete.
  • C. capuz e máscara.
  • D. óculos de segurança, capuz e máscara.

A constituição da Comissão Eleitoral pelo Presidente e Vice-Presidente da CIPA antes do pleito eleitoral deverá ser no prazo de

  • A. 35 dias.
  • B. 45 dias.
  • C. 55 dias.
  • D. 65 dias.
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