Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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De acordo com a Norma Regulamentadora NR 15 da legislação brasileira, que discorre sobre atividades e operações insalubres, o valor limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente que o cirurgião-dentista pode se expor, diariamente, em oito horas de trabalho é de

  • A. 85 decibéis.
  • B. 90 decibéis.
  • C. 95 decibéis.
  • D. 100 decibéis.
  • E. 105 decibéis.

Os exames médicos ocupacionais constantes na Norma Regulamentadora 7 − NR 7 deverão obedecer aos prazos e à periodicidade. O exame

  • A. demissional deve ser feito até a data da homologação, na conclusão da demissão.
  • B. admissional deve ser feito até o final do período de experiência do trabalhador, na efetivação da contratação.
  • C. de retorno ao trabalho deve ser feito após ausência do trabalho por 30 dias, inclusive licença-maternidade e férias.
  • D. de mudança de função deve ser feito sempre que houver mudança de função, independente da idade e riscos ocupacionais existentes.
  • E. periódico deve ser feito para todos os trabalhadores pelo menos uma vez ao ano, independente da idade e riscos ocupacionais existentes.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Em relação a este programa:

  • A. o uso de EPI deve ser indicado somente quando comprovado que não é possível medida coletiva.
  • B. o PPRA deve ser feito, exclusivamente, pelo técnico de segurança do trabalho.
  • C. os riscos que devem estar incluídos no PPRA são: físico, químico, biológico de acidente e ergonômico.
  • D. deve ser reavaliado a cada 2 anos.
  • E. a análise quantitativa é dispensável no PPRA.

O trabalhador rural, cortador de cana de açúcar, está exposto a diversos riscos ocupacionais. Os riscos: físico, químico, biológico, de acidentes e ergonômico a que estão expostos estes trabalhadores são, respectivamente:

  • A. radiação ionizante, agrotóxicos, poeira de areia, animais peçonhentos, corte com facão, esforço físico intenso.
  • B. radiação ionizante, agrotóxicos, animais peçonhentos, corte com facão, postura inadequada de flexão de tronco.
  • C. radiação ionizante, aerodispersoides, fibrogênicos, poeira de areia, animais peçonhentos, corte com facão, esforço físico intenso.
  • D. radiação não ionizante, agrotóxicos, animais peçonhentos, corte com facão, postura inadequada de flexão de tronco.
  • E. radiação não ionizante, aerodispersoides, fibrogênicos, poeira de areia, animais peçonhentos, corte com facão, esforço físico intenso.

Um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA tem sua efetividade constatada quando se verifica a existência de

  • A. funcionários treinados.
  • B. documentação atualizada.
  • C. planilha de registro assinada.
  • D. evidências.
  • E. carta de preposição.

Quando se pretende fazer com que a análise de risco se estabeleça a partir de um conjunto de palavras-guia, a fim de focalizar os desvios dos parâmetros estabelecidos para um determinado processo ou operação, por meio da revisão de desenhos dos processos ou procedimentos, em reuniões com protocolos preestabelecidos, utiliza-se a técnica

  • A. de modos de falhas e efeitos − AMFE.
  • B. preliminar de riscos − APR.
  • C. qualitativa de detecção de riscos − WHAT-IF.
  • D. de operabilidade de perigos − HAZOP.
  • E. de árvore de falhas − AAF.

Considere:

I. São agentes químicos as diversas formas de produtos que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom.

II. Agentes físicos são produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

III. A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e quanto à informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.

IV. Para o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle, deve ser realizada uma avaliação anual de um dado risco, visando à introdução ou modificação das medidas de controle para o ano posterior.

V. Sempre que vários empregadores realizem, simultaneamente, atividades no mesmo local de trabalho estes terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.

Com base na Norma Regulamentadora NR-9 − Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. III e V, apenas.
  • C. II, IV e V, apenas.
  • D. III, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III, IV e V.

Na implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA, quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de planejamento, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se a seguinte hierarquia: medidas

  • A. que reduzam os níveis ou a concentração de agentes prejudiciais à saúde e utilização de equipamentos de proteção individual − EPI.
  • B. que previnam a liberação ou disseminação de agentes prejudiciais à saúde e medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho.
  • C. que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde e utilização de equipamentos de proteção individual − EPI.
  • D. que previnam a liberação ou disseminação de agentes prejudiciais à saúde e medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
  • E. de caráter administrativo ou de organização do trabalho e utilização de equipamentos de proteção individual − EPI.

Acidentes de trabalho têm sido motivo de preocupação por parte das empresas. Além do aspecto humano, o aspecto econômico tem levado as organizações a buscarem a conscientização de seus colaboradores quanto à responsabilidade que ambos, empresa e empregado, têm em eliminar as duas causas básicas de acidentes no local de trabalho: condições inseguras e atos inseguros. É um exemplo de condição insegura:

  • A.

    Iluminação deficiente ou imprópria.

  • B.

    Não usar equipamento de proteção de forma adequada.

  • C.

    Subir escadas ou degraus com pressa.

  • D.

    Negligenciar ou brincar no ambiente de trabalho.

  • E.

    Carregar materiais pesados de maneira inadequada.

Considerando a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA, é correto afirmar:

  • A. A CIPA deve promover, anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho − SIPAT e não há envolvimento do SESMT.
  • B. O mandato da CIPA tem duração de 2 anos, não sendo permitida reeleição.
  • C. Atribuição de elaborar os mapas de risco é da CIPA, não há envolvimento do SESMT.
  • D. A periodicidade das reuniões da CIPA são definidas de acordo com o número de trabalhadores da empresa
  • E. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
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