Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Quando a análise ergonômica se prende aos comportamentos gestuais, informacionais, regulatórios e cognitivos do ser humano no trabalho, é chamada de análise
da demanda.
classificatória.
das tarefas.
funcional.
das atividades.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17 − NR 17 − Ergonomia, a organização do trabalho deve levar em consideração, no mínimo,
as normas de produção, o modo operatório, a exigência de tempo, a determinação do conteúdo do tempo, o ritmo de trabalho e o conteúdo das tarefas.
o número de trabalhadores, sua faixa etária e sexo, o arranjo físico, o grau de dependência entre os diferentes setores de produção e a variabilidade da demanda de atividade.
a hierarquia do sistema de produção das diferentes seções, densidade das tarefas, folgas para eventuais ajustes sem parar a produção e interdependência das tarefas.
a área útil, o número de postos de trabalho, porcentagem de área ocupada por cada um deles, forma e intensidade de ocupação de cada trabalhador, índice de ocupação de espaços e ritmo global de produção.
regime de apropriação da mão de obra, características organizacionais da produção, variabilidade da demanda, ritmo de trabalho e grau de rigidez do processo.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Norma Regulamentadora nº 10 − NR 10 − Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece que
os estabelecimentos, quando possuírem carga instalada superior a 75 kW, ficam obrigados apenas manter esquemas unifilares atualizados de suas instalações elétricas com as especificações do sistema de aterramento.
é de responsabilidade dos funcionários manter-se informados sobre os riscos a que estão expostos sempre que os trabalhadores constatarem evidências de riscos graves para sua segurança, situação em que deverão comunicar e aguardar providências do responsável pela execução dos serviços.
o Trabalho em proximidade é aquele durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condutoras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule.
é considerado trabalhador habilitado aquele profissional que trabalha em instalações elétricas, que foi qualificado por profissional capacitado e desenvolve suas atividades sob orientação e responsabilidade de profissional capacitado e autorizado.
zona de risco é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Sobre a Norma Regulamentadora 12 − NR 12 − Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, considere:
I. As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10.
II. Devem ser aterrados, conforme as normas técnicas oficiais vigentes, as instalações, carcaças, invólucros, blindagens ou partes condutoras das máquinas e equipamentos que não façam parte dos circuitos elétricos, mas que possam ficar sob tensão.
III. As instalações elétricas das máquinas e equipamentos que utilizem energia elétrica fornecida por fonte externa devem possuir dispositivo protetor contra sobrecorrente, dimensionado conforme a demanda de consumo do circuito.
Está correto o que consta em
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 02 - Inspeção Prévia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Acerca da Norma Regulamentadora no 2 − NR 2 − Inspeção Prévia, considere:
I. Todo estabelecimento em funcionamento, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego.
II. O órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Concordâncias e Notificações de Instalações.
III. A empresa deverá comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego, quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).
IV. É facultado às empresas submeter à apreciação prévia do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego os projetos de construção e respectivas instalações.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 35 - Trabalho em Altura - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Tendo em vista a norma vigente sobre trabalho em altura, considerando a técnica de prevenção de quedas, quando se pretende impedir que a queda ocorra sem alterar o escopo da situação, a medida a ser aplicada é
instalar guarda-corpo.
trocar os funcionários.
alterar o ritmo de trabalho.
mudar o horário do trabalho.
realizar o trabalho em outro local.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Acerca das diretrizes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) considere:
I. É parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras.
II. Poderá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo trabalhador, não utilizando instrumental clínico-psicológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.
III. Deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
IV. Deverá ser planejado e implantado com base nas solicitações dos trabalhadores, com avaliação prévia do empregador, além de atender às especificações do setor de trabalho.
Está correto o que consta em
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI, utilizados quando faz uso do disco de corte na usinagem, devem ser:
avental de raspa de couro, luvas de raspa de couro, óculos de proteção, protetor auditivo, protetor facial e calçado de segurança.
máscara para pó, capuz, óculos de segurança para proteção dos olhos contra radiação ultra-violeta, creme protetor facial, luva aramada e capacete.
protetor facial tipo viseira, luva de PVC, creme protetor para as mãos, máscara de solda, respirador de adução de ar e braçadeira.
calçado de segurança, protetor auricular tipo capa de canal, capacete, cinto de segurança, cinturão e luva de vinil.
respirador de fuga, dispositivo trava-quedas, luva tricotada, gorro branco, talabarte e protetor auditivo tipo concha.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considere as atribuições:
I. Estudar as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo da segurança, higiene e melhoria do trabalho.
II. Elaborar e executar planos e programas de proteção à saúde dos empregados, participando de grupos que realizam inquéritos sanitários, estudar as causas de absenteísmo, fazer levantamentos de doenças profissionais e lesões traumáticas, proceder a estudos epidemiológicos, coletar dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores, investigando possíveis relações com as atividades funcionais, para obter a continuidade operacional e aumento da produtividade.
III. Executar e avaliar programas de prevenções de acidentes e de doenças profissionais ou não-profissionais, fazendo análise da fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos e das condições de trabalho do menor e da mulher, para propiciar a preservação de integridade física e mental do trabalhador.
IV. Prestar primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado, para atenuar consequências e proporcionar apoio e conforto ao paciente.
Segundo a atuação em serviço nas organizações e alinhado ao Cadastro Brasileiro de Ocupações − CBO, estas atribuições são do
engenheiro de segurança do trabalho.
técnico de segurança do trabalho.
auxiliar de segurança do trabalho.
enfermeiro do trabalho.
médico do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
De acordo com a Norma Regulamentadora 12 (NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) considere as afirmações abaixo.
I. A distância mínima entre máquinas, em conformidade com suas características e aplicações, deve garantir a segurança dos trabalhadores durante sua operação, manutenção, ajuste, limpeza e inspeção e permitir a movimentação dos segmentos corporais, em face da natureza da tarefa.
II. O empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho.
III. As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10.
IV. O acionamento e o desligamento simultâneo por um único comando de um conjunto de máquinas e equipamentos ou de máquinas e equipamentos de grandes dimensões devem ser precedidos de sinal sonoro de alarme.
V. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 0,80 m de largura.
Está correto o que se afirma em
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...