Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo a Norma Regulamentadora 13 − NR 13 − Caldeiras e Vasos de Pressão, todo operador de caldeira da categoria B deve cumprir um estágio prático na operação da própria caldeira que deverá operar, o qual deverá ser supervisionado, documentado e ter duração mínima de
80 horas.
30 horas.
40 horas.
60 horas.
100 horas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em observação à Norma Regulamentadora 24 − NR 24 − Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho,
os lavatórios poderão ser formados por calhas revestidas com materiais impermeáveis e laváveis, possuindo torneiras de metal, tipo comum, espaçadas de 0,50 m, devendo haver disposição de 1 (uma) torneira para cada grupo de 15 (quinze) trabalhadores.
será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada 20 (vinte) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas ou substâncias que provoquem sujidade.
com o objetivo de manter um iluminamento mínimo de 60 lux, deverão ser instaladas lâmpadas incandescentes de 60 W/8,00 m2 de área com pé-direito de 3,00 m máximo, ou outro tipo de luminária que produza o mesmo efeito.
as paredes devem ter revestimento com placas cerâmicas até o teto, sendo que o piso deve ser totalmente revestido com placas cerâmicas PEI-II.
a rede hidráulica será abastecida por caixa dágua elevada, a qual deverá ter altura suficiente para permitir bom funcionamento das tomadas de água e contar com reserva para combate a incêndio, de acordo com posturas locais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Higiene e Segurança do trabalho:
I. compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando- o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
II. está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho.
III. tem caráter corretivo, por promover a saúde e o conforto do funcionário, quando este adoeça e se ausente do trabalho. Envolve estudo e controle das condições de trabalho.
IV. tem como objetivo eliminar ou reduzir os agentes agressivos de natureza química, física ou biológica encontrados no ambiente de trabalho, capazes de acarretar doenças profissionais ou qualquer outro prejuízo à saúde do trabalhador.
Está correto o que consta em
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - OHSAS - Occupational, Health and Safety Management Systems - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A certificação OHSAS possibilita
maior rentabilidade devido ao maior tempo de processo para bens e serviços, com maior alocação de pessoas trabalhando para a melhoria nos procedimentos.
colaboradores com maior carga horária diária na empresa, motivados para um ambiente de trabalho mais austero.
monitoramento e alocação de custos, mesmo que estes sejam maiores apesar de uma gestão mais eficaz dos resíduos.
integração fácil com sistemas de gestão já existentes, de qualidade ou ambiental.
prova de acesso aos apontamentos sobre as leis nacionais e internacionais de segurança do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O documento elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos é denominado
NTEP-RAT.
PPP.
PPRA.
PCMSO.
LTCAT.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA tem como atribuição:
Participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionado à segurança e saúde dos trabalhadores.
Cuidar da saúde dos trabalhadores e, para isso, deve propor a contratação de planos de saúde com cobertura contra quaisquer doenças que possam atingir os empregados.
Divulgar informações relativas à segurança e saúde no trabalho e prevenir doenças decorrentes ou não do trabalho, de modo a preservar a saúde do trabalhador.
Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à gestão da qualidade da empresa.
Realizar cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessárias para a melhoria da qualidade e produtividade da empresa.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Comunicação de Acidente do Trabalho − CAT deve ser emitida, obrigatoriamente, após a ocorrência de acidente
com afastamento temporário.
sem afastamento.
com afastamento, em qualquer hipótese.
sem e com afastamento.
com afastamento permanente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 08 - Edificações - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Sobre Normas Regulamentadoras − NRs, considere:
I. As relativas à segurança e medicina do trabalho são de observância obrigatória apenas pelas empresas públicas.
II. A NR 6 trata sobre equipamentos de segurança individual − EPI.
III. A NR 8 trata sobre ergonomia.
IV. São estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Está correto o que consta APENAS em
I e II.
II e IV.
I e III.
II e III.
III e IV.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na realização do treinamento da brigada de incêndio, deverá ser garantida a
dispensa do treinamento aos componentes da brigada que já tiverem frequentado o curso anterior.
participação facultativa à parte teórica do curso, desde que o brigadista seja aprovado em pré-avaliação com 50% de aproveitamento.
carga horária mínima de 8 horas-aula para as edificações enquadradas como de alto risco.
participação facultativa à parte prática do curso, desde que o brigadista seja aprovado em pré-avaliação com 80% de aproveitamento.
periodicidade de 12 meses ou menor, se for verificada alteração de 50% dos membros da brigada.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na Prevenção e Combate à Sinistros a etapa que permite levantar as possíveis causas e suas consequências, emitindo relatório para discussão nas reuniões extraordinárias, com o objetivo de propor medidas corretivas para evitar a repetição da ocorrência, é:
extinção.
primeiros socorros.
análise.
investigação.
classificação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...