Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Para prevenir a ocorrência de LER/DORT, deve-se recorrer à ergonomia, ferramenta fundamental para estudar as diversas situações de trabalho que podem gerar agravos à saúde dos trabalhadores. A ergonomia tem como um dos principais objetivos proporcionar
descansos periódicos determinados de acordo com a atividade executada pelo trabalhador.
melhoria das condições de trabalho, visando ao conforto e à saúde dos trabalhadores.
inclusão de atividades físicas, como exercícios em área aberta durante intervalos do horário de expediente.
analisar separadamente todos os elementos que compõem uma situação de trabalho, pois uns não interferem com os outros.
análise ergonômica do trabalho baseada na avaliação de saúde do trabalhador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O trabalho noturno e em turnos podem gerar transtornos como do Ciclo Sono/Vigília. No trabalho em turnos, as atividades são exercidas modificando os horários de trabalho dos trabalhadores durante a semana (turnos alternados) ou permanecem em horários fixos (manhã, tarde ou noite). Estes transtornos gerados podem ser de origem orgânica presumida ou de origem psicogênica, dependendo da contribuição relativa de fatores psicológicos, psicossociais ou orgânicos.
Analise:
I. Os setores de trabalho mais associados à ocorrência do transtorno do ciclo sono/vigília são: sistema de transporte em massa, trabalhadores da saúde (em particular enfermagem e médicos), indústria pesada, polícia e serviços, que implicam trabalho em turnos contínuos.
II. O ambiente social circundante e a hora do relógio não interferem na sincronia do ciclo sono/vigília para os seres humanos.
III. Além dos distúrbios gastrointestinais, os psicossociais também podem afetar profissionais que trabalham em turnos.
IV. O transtorno do ciclo sono/vigília é caracterizado por reclamações, feitas pelos trabalhadores, referentes à fadiga, à irritabilidade, à sonolência diurna e à diminuição dos níveis de atenção, ou seja, da vigilância e da tenacidade.
É correto o que consta em
I, II, III e IV.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, III e IV, somente.
I, somente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A ineficiência na organização do trabalho pode predispor trabalhadores que executam atividades relacionadas, por exemplo, a movimentos com esforços estáticos e preensão prolongadas de objeto (apertar parafusos, jogar tênis), movimentos repetitivos de flexão e extensão dos dedos (digitar, operar mouse) e movimentos de flexão lateral do pescoço, a desenvolver certas patologias. A NR 17 tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar máximo conforto, segurança e desempenho eficiente. A organização do trabalho deve ser adequada a estas características psicofisiológicas e à natureza do trabalho a ser executado, levando em consideração os seguintes fatores, dentre outros:
Modo operatório; exigência de tempo; normas de produção e ritmo de trabalho.
Níveis de iluminação; modo operatório; retorno gradativo aos níveis de produção, após período de licença e jornada de trabalho reduzida, quando a atividade apresentar riscos ergonômicos.
Níveis de ruído; umidade relativa do ar; temperatura dentro de salas de controle; níveis de iluminação.
Pausa para descanso; avaliar o número máximo de toques no teclado, em se tratando de atividades de processamento eletrônico de dados; iluminação de forma a evitar ofuscamento e normas de produção e ritmo de trabalho.
Normas de produção da empresa; redução da jornada de trabalho, em caso de riscos, e pausa para descanso.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A norma regulamentadora no 17, do Ministério do Trabalho, determina que os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:
máxima conformação na base do assento.
inclinação do assento ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.
borda frontal arredondada.
encosto internamente com forma levemente convexa, adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
braços reguláveis entre 41 e 52 cm de altura.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a Área de Caldeiras deve:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve
I. ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação;
II. ser utilizado documento de fácil legibilidade, sempre que possível, sendo vedada a utilização de papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento;
III. a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais.
Estão corretas as afirmativas:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Nos trabalhos de mineração, o transporte vertical de pessoas só será permitido em cabines ou gaiolas, que possuam as seguintes características:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O grau de risco das atividades econômicas é fundamental para o dimensionamento do SESMT (Serviço de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho) e está descrito na norma regulamentadora de número
1 − Disposição geral.
3 − Grau de risco.
4 − SESMT.
8 − Das atividades econômicas.
10 − Edificações.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
No Brasil, o uso de substâncias químicas (agrotóxicos) pelo homem na agricultura teve seu início mais intenso a partir da década de 1960, sendo os profissionais do setor agropecuário aqueles que têm maior contato com estas substâncias. Além do processo de desgaste do trabalhador exposto aos agrotóxicos, também deve-se detectar as variáveis individuais relacionadas ao trabalhador, como o uso de EPI (equipamentos de proteção individual). Segundo a Portaria no 3.067/1988, que aprova as Normas Regulamentadoras Rurais Relativas à Segurança e Higiene do Trabalho Rural, considere:
I. A NRR-4 diz respeito aos equipamentos de proteção individual enquanto que a NRR-5 ao manuseio de produtos químicos utilizados no trabalho rural.
II. O empregador rural é obrigado a fornecer gratuitamente o EPI, sendo que, para a proteção da cabeça, deverá ser fornecido, dentre outros tipos de proteção, chapéu de palha de abas largas e de cor clara.
III. A água utilizada na lavagem dos equipamentos não poderá retornar à fonte de abastecimento, devendo ser conduzida à fossa especial de inativação do produto.
IV. Serão considerados profissionais habilitados para manipular, preparar e aplicar produtos químicos de uso agrícola, os portadores de certificados expedidos pelos Ministérios da Saúde, da Agricultura e do Trabalho, ou por órgãos pelos mesmos delegados.
É correto o que consta em
I, III e IV, somente.
III e IV, somente.
I, II, III e IV.
II e IV, somente.
I e III, somente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O Grau de Risco, em relação à atividade descrita, está correto em:
fabricação de produtos plásticos (calçados) − Grau 1.
fabricação de estruturas metálicas para edifícios, pontes e torres − Grau 3.
comércio no varejo e por atacado de veículos automotores − Grau 3.
comércio no varejo e por atacado de veículos automotores − Grau 1.
estabelecimentos hoteleiros com restaurante − Grau 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...