Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
As máquinas operatrizes e equipamentos obsoletos são responsáveis por grande número de acidentes. É correto afirmar, EXCETO:
Esses equipamentos respondem por 25% dos acidentes.
Os reparos, limpeza e ajustes somente poderão ser executados com as máquinas paradas.
Algumas máquinas operatrizes devem ser dotadas de dispositivos de segurança para "ligar" e "desligar".
O MTE deve estabelecer normas adicionais sobre proteção e medidas de segurança.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
A higiene ocupacional tem como objetivos principais proporcionar ambientes de trabalho salubres e proteger a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente (NR-15). Diante do exposto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
4, 3, 2, 1.
3, 4, 1, 2.
3, 2, 1, 4.
2, 1, 4, 3.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Considerando as atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
1, 1, 2, 2
1, 2, 1, 2
1, 2, 2, 2
2, 1, 1, 2
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre as atividades e operações insalubres dispostas na NR-15, analise os itens abaixo, marcando V ou F, conforme sejam verdadeiros ou falsos:
( ) No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.
( ) A eliminação ou neutralização da insalubridade não determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
( ) A eliminação ou neutralização da insalubridade ocorrerá com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância e com a utilização de equipamento de proteção individual.
( ) A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
F, F, F, V.
V, V, V, F.
V, F, V, V.
V, F, V, F.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário:
é um documento elaborado pelo empregado.
é a base de comprovação do empregado a agentes prejudiciais à saúde.
é um documento preenchido somente com base na avaliação de riscos perigosos da empresa.
serve para comprovar a efetiva exposição do segurado ao trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 25 - Resíduos Industriais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Os resíduos industriais deverão ser eliminados dos locais de trabalho através de métodos, equipamentos ou medidas de segurança adequadas". Assinale a afirmativa CORRETA:
Medida de segurança é não ultrapassar os limites de tolerância estabelecidos.
O SESMT da empresa que opera em regime sazonal define o destino dos resíduos.
Os resíduos deverão ser identificados e transportados de acordo com sua classificação.
O SESMT da empresa deverá providenciar anualmente documentação para o descarte dos residuos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
De acordo com a NR-6, são equipamentos de proteção individual (EPI):
Dispositivos de uso individual, fabricados no país, destinados à proteção dos órgãos vitais do trabalhador.
Dispositivos de uso individual, de fabricação exclusivamente nacional, destinados a proteger os órgãos vitais do trabalhador.
Dispositivos de uso individual, com certificado de aprovação (CA), destinados a proteger o trabalhador somente de substâncias orgânicas.
Todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
"Ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a oferecer o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Ergonomia não deve ser tratada como segurança, e sim como produtividade.
Ergonomia estuda a harmonia de movimentos em função do trabalho.
É responsalibilidade do empregador realizar análise ergonômica
Ergonomia visa ao melhor desempenho na produtividade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
A manutenção de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho nas empresas é uma prescrição estabelecida nas NRs, sendo CORRETO afirmar:
O SESMT da empresa não precisa ser registrado.
O dimensionamento do SESMT depende do grau de risco da empresa e do seu indicador de acidentes com afastamento.
O Engenheiro de Segurança não poderá exercer outras atividades na empresa além daquelas previstas nas atividades do SESMT.
O SESMT da empresa que opera em regime sazonal deverá ser dimensionado de acordo com o número máximo de trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre medidas de proteção coletiva, segundo a NR-9, é CORRETO afirmar:
Os equipamentos de proteção individual (conjugados) não precisam ser testados pelo MTE.
As medidas de proteção não precisam obedecer a nenhuma hierarquia para a sua implantação.
São consideradas medidas que não reduzem ou não eliminam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
As medidas de proteção coletiva implantadas não reduzem os níveis ou as concentrações dos agentes no ambiente de trabalho do empregado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...