Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho são fatores que interferem positivamente dentro de uma empresa, contribuindo para a satisfação profissional, aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo, melhoria do relacionamento interpessoal, somados às novas tecnologias, organização do trabalho, programas de saúde e políticas sociais. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Dentro do programa 5S ou housekeeping, o senso de saúde e segurança diz respeito à guarda de materiais ou equipamentos de uso obsoleto ou pouco usado e descarte de outros.

  • B.

    A ginástica laboral de relaxamento é realizada durante a jornada de trabalho, tendo como finalidade compensar os tipos de tensões musculares, objetivando a melhoria da circulação.

  • C.

    Conforme o sistema previdenciário brasileiro, o auxílio-doença acidentário é concedido ao empregado doméstico, desde que ele tenha mais de um ano de trabalho devidamente comprovado.

  • D.

    A organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é uma prerrogativa dos SESMTs.

  • E.

    O screening é uma técnica eficaz, de baixo custo, utilizada por profissionais de saúde que detectam precocemente patologias sérias, podendo ser inserido nos programas de saúde do trabalhador.

Conforme levantamento feito em uma fábrica de calçados por fiscais de uma delegacia regional do trabalho, verificaram-se várias inconsistências referentes aos riscos ocupacionais: trabalhadores (regidos pela CLT) que ignoravam as legislações trabalhistas por falta de profissionais qualificados para treiná-los, levando-os à não-adesão ao uso de equipamentos de proteção individual, somados à falta de equipamentos de proteção coletiva; extintores de incêndio com prazos de validade vencidos; além de acidentes de trabalho sem notificação. Com referência a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as metodologias de avaliação de riscos, a árvore de causas é considerada ineficaz por contemplar apenas as doenças ocupacionais, e não os acidentes de trabalho.

  • B.

    O limite de tolerância para o ruído emanado pelas máquinas na fábrica em apreço corresponde a 100 dB(A) para uma jornada de trabalho de seis horas diárias.

  • C.

    A Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é país-membro, estabelece normas e princípios concernentes à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente do trabalho.

  • D.

    De acordo com a NR 23, o extintor de incêndio do tipo “água pressurizada” é utilizado somente nos fogos de classe D.

  • E.

    A notificação de acidentes de trabalho deve acontecer até dez dias após o ocorrido junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, sob pena de a empresa ser responsabilizada por omissão.

Em uma indústria petroquímica com dois mil funcionários, os gestores adotaram como estratégicas de ação a organização do trabalho, o padrão de qualidade dos produtos, o controle de gastos, a monitorização da saúde, a segurança dos trabalhadores, o investimento em máquinas modernas e a preservação do meio ambiente, com a finalidade de correção de irregularidades discutidas em reuniões periódicas. Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O meio exclusivo para a organização do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho dessa empresa é o grau de risco da atividade desenvolvida.

  • B.

    A exposição ocupacional ao benzeno, como derivado do petróleo, agindo no sistema nervoso central, desencadeia um quadro clínico de cefaleia, fadiga, convulsão, parada respiratória e morte.

  • C.

    A auditoria em uma empresa é classificada, quanto à natureza, em contínua ou periódica, tendo como única finalidade a descoberta de erros e fraudes, evitando um desequilíbrio financeiro.

  • D.

    auditoria em uma empresa é classificada, quanto à natureza, em contínua ou periódica, tendo como única finalidade a descoberta de erros e fraudes, evitando um desequilíbrio financeiro.

  • E.

    Os Sistemas de Gestão Integrada de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) tem como referência a certificação internacional OHSAS 15001.

Atendendo às especificações contidas no Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, assinale a alternativa correta quanto ao que é recomendado para o acondicionamento de resíduos de serviços de saúde do grupo A.

  • A.

    Os sacos para acondicionamento dos resíduos do grupo A devem estar contidos em recipientes resistentes apenas à punctura, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados.

  • B.

    Peças anatômicas oriundas de ser humano e produto de fecundação sem sinais vitais com menos de 500 gramas ou estatura menor que 25 cm devem ser encaminhadas para tratamento, acondicionadas em sacos vermelhos.

  • C.

    Os resíduos dos grupos A1, A2 e A5, quando apresentarem descaracterização física das estruturas, devem ser acondicionados como resíduos do grupo C.

  • D.

    Os resíduos do grupo A2 devem ser acondicionados em sacos vermelhos e, posteriormente, encaminhados para o aterro sanitário.

  • E.

    Os sacos que acondicionam os resíduos do grupo A devem estar identificados com a simbologia de resíduos perfurocortante, ficando proibido o esvaziamento dos sacos ou o seu reaproveitamento.

Ao ser constatada a ocorrência ou o agravamento de doenças relacionadas ao trabalho, confirmados por meio de exames médicos definidos pela NR-07, não é dever do SESMT

  • A.

    orientar o empregador quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho.

  • B.

    solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).

  • C.

    indicar, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco ou do trabalho.

  • D.

    encaminhar o trabalhador ao Ministério do Trabalho e Emprego para estabelecimento de nexo causal e avaliação de incapacidade.

  • E.

    encaminhar o trabalhador à Previdência Social para definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho.

Com a construção da NR-32, intitulada Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde, procedimentos e medidas protetoras deverão ser realizadas com vistas a promover não só a segurança e a prevenção de acidentes de trabalho, mas também a prevenção de doenças ocupacionais. Em relação aos quimioterápicos antineoplásicos, a NR-32 compreende que os enfermeiros que os administram estão expostos a risco químico; e, com o intuito de prevenir acidentes de trabalho, traça condutas tanto para o empregador quanto para o funcionário. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Devem ser formulados manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPIs e materiais.

  • B.

    O enfermeiro deve dar continuidade às atividades de manipulação quando ocorrer interrupção do funcionamento da cabine de segurança biológica, desde que seja uma interrupção curta.

  • C.

    Compete ao empregador proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se.

  • D.

    Para o preparo de medicamentos antieméticos que são administrados antes da quimioterapia, é necessário o uso de EPI.

  • E.

    As trabalhadoras gestantes e nutrizes devem ser afastadas das atividades.

A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, em vigor desde 2004, foi desenvolvida de modo articulado e cooperativo entre o Ministério do Trabalho e Emprego, o da Saúde e o da Previdência Social, com o objetivo de garantir que o trabalho seja realizado em condições ideais e que traga muitas contribuições ao trabalhador. A alternativa que não se constitui uma contribuição prevista nessa política é a

  • A.

    melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

  • B.

    realização pessoal para os trabalhadores.

  • C.

    busca de tratamento da saúde mental por parte dos trabalhadores.

  • D.

    realização social para os trabalhadores.

  • E.

    execução das atividades profissionais sem prejuízo à integridade física dos trabalhadores.

A ergonomia estuda a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador, proporcionando o máximo de conforto e de segurança e desempenho eficiente.

Os trabalhadores de teleatendimento ou telemarketing são amparados por regulamentação de parâmetros mínimos em relação à realização de seu trabalho. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os assentos devem ter braços fixos na altura de 30 cm.

  • B.

    As pausas devem ser concedidas fora do posto de trabalho e em dois períodos de dez minutos cada um.

  • C.

    O fone de ouvido deve ser duplo, permitindo o uso concomitante das duas orelhas, para efetuar melhor comunicação com o cliente e concentração no trabalho.

  • D.

    A temperatura ambiente efetiva deve ser inferior a 20 ºC.

  • E.

    A umidade relativa do ar deve ser de, no máximo, 30%.

A ergonomia estuda a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador, proporcionando o máximo de conforto e de segurança e desempenho eficiente.

Com relação à ergonomia e aos equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminal de vídeo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os equipamentos devem ser posicionados em superfície de trabalho com altura fixa.

  • B.

    As distâncias olho/tela e olho/documento devem ser o dobro da distância olho/teclado.

  • C.

    O teclado deve ser fixo para garantir o apoio necessário à digitação.

  • D.

    Deve-se ajustar a tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos.

  • E.

    A distância olho/teclado deve ser de 45 cm, para dar conforto ao trabalhador.

Assinale a alternativa correta com relação ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET).

  • A.

    Os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de mil empregados ficam dispensadas de organizar esse serviço.

  • B.

    No caso de empresa com diferentes graus de riscos, o de menor valor deverá orientar as ações desse serviço.

  • C.

    O auxiliar de enfermagem que compõe a equipe não precisa ter capacitação específica em saúde do trabalhador.

  • D.

    empresa que possui CIPA fica dispensada do SESMET.

  • E.

    O registro dos acidentes de trabalho, das doenças ocupacionais e dos agentes de insalubridade são algumas das atividades desse serviço.

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