Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Instituto Ludus

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Segundo normas internacionais e resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), é estabelecido um código de cores quando do acondicionamento dos diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores. Segundo o código estabelecido, para acondicionar resíduos perigosos e resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde são usadas as seguintes cores,

  • A.

    azul e marrom, respectivamente.

  • B.

    laranja e branco, respectivamente.

  • C.

    laranja e marrom, respectivamente.

  • D.

    vermelho e branco, respectivamente.

  • E.

    vermelho e verde, respectivamente.

No que se refere à Higiene e à Segurança no Trabalho, em determinado ambiente de trabalho, não é considerado um risco ambiental físico.

  • A.

    Vibrações

  • B.

    Poeiras

  • C.

    Radiações não-ionizantes

  • D.

    Umidade

  • E.

    Radiações ionizantes.

Muitas doenças são relacionadas às atividades laborais do trabalhador. A “Rinite Crônica”, se provocada a atividade laboral, é relacionada às atividades de quem trabalha na presença de agentes etiológicos ou fatores de riscos de natureza ocupacional. Dentre as alternativas seguintes, aponte aquela que NÃO indica uma substância relacionada à doença ocupacional “Rinite Crônica”.

  • A.

    amônia

  • B.

    cloro

  • C.

    cimento

  • D.

    poeira de algodão

  • E.

    fluor

Entende-se como trabalho de teleatendimento/ telemarketing aquele cuja comunicação com interlocutores clientes e usuários é realizada à distância por intermédio da voz e/ou mensagens eletrônicas, com a utilização simultânea de equipamentos de audição/escuta e fala telefônica e sistemas informatizados ou manuais de processamento de dados. Aos operadores de telemarketing, nos termos das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NRs/MTb), deve ser garantido um ambiente de trabalho adequado e condizente com as atividades exercidas. Assinale, dentre as alternativas seguintes, a condição ambiental de trabalho para o operador de telemarketing que, segundo as NRs/MTb é INCORRETA.

  • A.

    Os locais de trabalho devem ser dotados de condições acústicas adequadas à comunicação telefônica, adotandose medidas tais como o arranjo físico geral e dos postos de trabalho, pisos e paredes, isolamento acústico do ruído externo, tamanho, forma, revestimento e distribuição das divisórias entre os postos.

  • B.

    No ambiente de trabalho, os níveis de ruído (para garantir o conforto do operador), segundo as normas brasileiras, deve ser inferior a 60dB (sessenta decibéis).

  • C.

    No ambiente de trabalho, o índice de temperatura efetiva deve estar entre 20ºC e 23ºC.

  • D.

    No ambiente de trabalho, velocidade do ar não superior a 0,75 m/s.

  • E.

    No ambiente de trabalho deve ser observada a umidade relativa do ar, não sendo esta inferior a 40% (quarenta por cento).

Se um empregado trabalha sob ruído contínuo e intermitente, com nível de ruído medido de 90 dB (noventa decibéis), o tempo máximo diário de exposição a este nível de ruído é de:

  • A.

    8 horas

  • B.

    3 horas e 30 minutos

  • C.

    4 horas

  • D.

    4 horas e 30 minutos

  • E.

    5 horas

Trabalhos e operações em contato permanente com animais em estábulos e cavalariças é, coforme as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, uma atividade laboral

  • A.

    de insalubridade de grau mínimo.

  • B.

    de insalubridade de grau máximo.

  • C.

    não considerada insalubre.

  • D.

    revestida de insalubridade e periculosidade.

  • E.

    de insalubridade de grau médio.

Trabalhar em atividades e operações envolvendo agentes químicos, são, em regra, consideradas atividades insalubres. Nas alternativas seguintes transcreve-se algumas atividades laborais nas quais são envolvidos agentes químicos. Ao lado de cada uma dessas atividades é posto o correspondente grau de insalubridade. Assinale aquela em que o grau de insalubridade anotado é INCORRETO.

  • A.

    Fabricação e preparação de tintas à base de arsênico – insalubridade de grau médio.

  • B.

    Emprego de produtos parasiticidas, inseticidas e raticidas à base de compostos de arsênico - insalubridade de grau médio.

  • C.

    Trabalhar com carvão, em atividades permanentes de superfícies nas operações a seco, com britadores, peneiras, classificadores, carga e descarga de silos, de transportadores de correia e de teleférreos – insalubridade de grau mínimo.

  • D.

    Trabalhar na fabricação e manipulação de compostos orgânicos de mercúrio – insalubridade de grau máximo.

  • E.

    Trabalhar na aplicação a pistola de tintas de alumínio - insalubridade de grau médio.

O exercício de trabalho em condições de insalubridade (insalubridade definida de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho), assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre

  • A.

    a remuneração, equivalente a 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo.

  • B.

    o salário mínimo, equivalente a 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio.

  • C.

    o salário mínimo, equivalente a 30% (trinta por cento), para insalubridade de grau médio.

  • D.

    a remuneração, equivalente a 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.

  • E.

    o salário mínimo, equivalente a 20% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.

Denomina-se PPRA o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que objetiva à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. No desenvolvimento do PPRA, uma das atribuições dos responsáveis pela Segurança do Trabalho é o registro dos dados referentes a quaisquer ocorrências de riscos ambientais no ambiente de trabalho. Os dados coletados, de forma constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA, devem ser mantidos pelo empregador por um período mínimo de:

  • A.

    10 anos

  • B.

    5 anos

  • C.

    25 anos

  • D.

    20 anos

  • E.

    8 anos

No que diz respeito às Normas de Segurança nas instalações de uma obra (canteiro de obra ou equivalente), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade.

  • B.

    O mictório deverá ser de porcelana vitrificada ou de outro material equivalente, liso e impermeável, provido de aparelho de descarga provocada ou automática, de fácil escoamento e limpeza, podendo apresentar a conformação do tipo calha ou cuba.

  • C.

    Será exigido 1 um chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres.

  • D.

    Em uma obra, serão previstos 100 litros diários de água por trabalhador para o consumo nas instalações sanitárias.

  • E.

    As cozinhas de um acampamento de obras deve ter um pé direito de 3,00m (no mínimo).

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