Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Instituto Ludus - 2012
Segundo normas internacionais e resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), é estabelecido um código de cores quando do acondicionamento dos diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores. Segundo o código estabelecido, para acondicionar resíduos perigosos e resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde são usadas as seguintes cores,
azul e marrom, respectivamente.
laranja e branco, respectivamente.
laranja e marrom, respectivamente.
vermelho e branco, respectivamente.
vermelho e verde, respectivamente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Norma de Higiene Ocupacional 3 (NHO-3) - Instituto Ludus - 2012
No que se refere à Higiene e à Segurança no Trabalho, em determinado ambiente de trabalho, não é considerado um risco ambiental físico.
Vibrações
Poeiras
Radiações não-ionizantes
Umidade
Radiações ionizantes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Ludus - 2012
Muitas doenças são relacionadas às atividades laborais do trabalhador. A Rinite Crônica, se provocada a atividade laboral, é relacionada às atividades de quem trabalha na presença de agentes etiológicos ou fatores de riscos de natureza ocupacional. Dentre as alternativas seguintes, aponte aquela que NÃO indica uma substância relacionada à doença ocupacional Rinite Crônica.
amônia
cloro
cimento
poeira de algodão
fluor
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NHO-01 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído - Instituto Ludus - 2012
Entende-se como trabalho de teleatendimento/ telemarketing aquele cuja comunicação com interlocutores clientes e usuários é realizada à distância por intermédio da voz e/ou mensagens eletrônicas, com a utilização simultânea de equipamentos de audição/escuta e fala telefônica e sistemas informatizados ou manuais de processamento de dados. Aos operadores de telemarketing, nos termos das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NRs/MTb), deve ser garantido um ambiente de trabalho adequado e condizente com as atividades exercidas. Assinale, dentre as alternativas seguintes, a condição ambiental de trabalho para o operador de telemarketing que, segundo as NRs/MTb é INCORRETA.
Os locais de trabalho devem ser dotados de condições acústicas adequadas à comunicação telefônica, adotandose medidas tais como o arranjo físico geral e dos postos de trabalho, pisos e paredes, isolamento acústico do ruído externo, tamanho, forma, revestimento e distribuição das divisórias entre os postos.
No ambiente de trabalho, os níveis de ruído (para garantir o conforto do operador), segundo as normas brasileiras, deve ser inferior a 60dB (sessenta decibéis).
No ambiente de trabalho, o índice de temperatura efetiva deve estar entre 20ºC e 23ºC.
No ambiente de trabalho, velocidade do ar não superior a 0,75 m/s.
No ambiente de trabalho deve ser observada a umidade relativa do ar, não sendo esta inferior a 40% (quarenta por cento).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NHO-01 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído - Instituto Ludus - 2012
Se um empregado trabalha sob ruído contínuo e intermitente, com nível de ruído medido de 90 dB (noventa decibéis), o tempo máximo diário de exposição a este nível de ruído é de:
8 horas
3 horas e 30 minutos
4 horas
4 horas e 30 minutos
5 horas
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Instituto Ludus - 2012
Trabalhos e operações em contato permanente com animais em estábulos e cavalariças é, coforme as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, uma atividade laboral
de insalubridade de grau mínimo.
de insalubridade de grau máximo.
não considerada insalubre.
revestida de insalubridade e periculosidade.
de insalubridade de grau médio.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Instituto Ludus - 2012
Trabalhar em atividades e operações envolvendo agentes químicos, são, em regra, consideradas atividades insalubres. Nas alternativas seguintes transcreve-se algumas atividades laborais nas quais são envolvidos agentes químicos. Ao lado de cada uma dessas atividades é posto o correspondente grau de insalubridade. Assinale aquela em que o grau de insalubridade anotado é INCORRETO.
Fabricação e preparação de tintas à base de arsênico insalubridade de grau médio.
Emprego de produtos parasiticidas, inseticidas e raticidas à base de compostos de arsênico - insalubridade de grau médio.
Trabalhar com carvão, em atividades permanentes de superfícies nas operações a seco, com britadores, peneiras, classificadores, carga e descarga de silos, de transportadores de correia e de teleférreos insalubridade de grau mínimo.
Trabalhar na fabricação e manipulação de compostos orgânicos de mercúrio insalubridade de grau máximo.
Trabalhar na aplicação a pistola de tintas de alumínio - insalubridade de grau médio.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Instituto Ludus - 2012
O exercício de trabalho em condições de insalubridade (insalubridade definida de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho), assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre
a remuneração, equivalente a 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo.
o salário mínimo, equivalente a 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio.
o salário mínimo, equivalente a 30% (trinta por cento), para insalubridade de grau médio.
a remuneração, equivalente a 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.
o salário mínimo, equivalente a 20% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Instituto Ludus - 2012
Denomina-se PPRA o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que objetiva à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. No desenvolvimento do PPRA, uma das atribuições dos responsáveis pela Segurança do Trabalho é o registro dos dados referentes a quaisquer ocorrências de riscos ambientais no ambiente de trabalho. Os dados coletados, de forma constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA, devem ser mantidos pelo empregador por um período mínimo de:
10 anos
5 anos
25 anos
20 anos
8 anos
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Instituto Ludus - 2012
No que diz respeito às Normas de Segurança nas instalações de uma obra (canteiro de obra ou equivalente), assinale a alternativa INCORRETA.
As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade.
O mictório deverá ser de porcelana vitrificada ou de outro material equivalente, liso e impermeável, provido de aparelho de descarga provocada ou automática, de fácil escoamento e limpeza, podendo apresentar a conformação do tipo calha ou cuba.
Será exigido 1 um chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres.
Em uma obra, serão previstos 100 litros diários de água por trabalhador para o consumo nas instalações sanitárias.
As cozinhas de um acampamento de obras deve ter um pé direito de 3,00m (no mínimo).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...