Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da MAKIYAMA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - MAKIYAMA - 2011
Em uma indústria, uma máquina funciona produzindo um nível de ruído de 92 dB. Dever-se-á instalar uma segunda máquina, idêntica à primeira. O nível de ruído esperado, quando as duas máquinas estiverem em operação, será de
184 dB.
46 dB.
95 dB.
97 dB.
100 dB.
A Lesão por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) é uma anomalia gerada pela execução de atividades repetitivas, sem a devida preocupação com a ergonomia. Neste contexto, não é tipo de LER/DORT:
Tenossinovite
Tendinite
Epicondilite
Miosites
Gastroenterite
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) tem como objetivo:
Reduzir de maneira efetiva o número de acidentes de trabalho.
Proporcionar o efetivo conhecimento e gerenciamento da existência de agentes ausentes no ambiente de trabalho.
Orientar o processo de não concessão do benefício de aposentadoria especial.
Orientar programas de reabilitação e não adaptação profissional.
Aumentar o número de acidentes de trabalho.
Assinale a alternativa que contenha fatores de risco físicos para a saúde e segurança dos trabalhadores, presentes ou relacionados ao trabalho:
Agentes e substâncias químicas, sob as formas líquida, gasosa ou de partículas, poeiras minerais e vegetais, comuns nos processos de trabalho.
Vírus, bactérias e parasitas.
Ruído, vibração, radiação ionizante e não-ionizante, temperaturas extremas (frio e calor), pressão atmosférica anormal.
Utilização de equipamentos, máquinas e mobiliário inadequados, locais adaptados com más condições de iluminação e ventilação.
Proteção das máquinas, arranjo físico, ordem e limpeza do ambiente de trabalho, sinalização, rotulagem de produtos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - MAKIYAMA - 2011
Para fins da NR 15, são atividades ou operações consideradas insalubres as que se desenvolvem:
Acima dos limites de tolerância previstos nos Anexos n.ºs 1 ruído contínuo, 2 ruído de impacto, 3 calor radiante, 5 radiações ionizantes, 11 agentes químicos e 12 poeiras minerais.
Nas atividades mencionadas nos Anexos n.ºs 6 agentes químicos, 13 pressões hiperbáricas e 14 agentes psicológicos.
Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos Anexos nºs 7 radiações ionizantes, 8 - vibrações, 9 calor e 10 - umidade.
Acima dos limites de tolerância previstos nos Anexos n.ºs 1 poeiras e minerais, 2 ruído de impacto, 3 calor radiante, 5 radiações ionizantes, 11 agentes químicos e 12 poeiras minerais - pressões hiperbáricas.
Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos Anexos nºs 7 radiações ionizantes, 8 agentes químicos, 9 umidade e 10 frio.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - MAKIYAMA - 2011
Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, através de exames médicos que incluam os definidos na NR 7, ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer disfunção de órgão ou sistema biológico, mesmo sem sintomatologia, caberá ao médico coordenador ou encarregado, EXCETO:
Solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho CAT.
Indicar, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho.
Encaminhar o trabalhador à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de incapacidade e definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho.
Orientar ao empregador quanto à necessidade adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho.
Solicitar ao trabalhador a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho CAT, bem como orientar o trabalhador quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - MAKIYAMA - 2011
Sr. B.N. foi submetido a exame médico para mudança de função. Após exame, o médico do trabalho que o atendeu emitiu o Atestado de Saúde Ocupacional ASO em duas vias. Assim, segundo a NR 07, o ASO do senhor B.N. deveria conter no mínimo, EXCETO:
Nome completo e o número de registro de sua identidade e sua função.
Os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.
Indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.
O nome do médico coordenador, se houver, com respectivo CRM e definição de apto ou inapto para apenas a função específica que vai exercer.
Data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - MAKIYAMA - 2011
A realização do exame físico periódico é destinada a avaliar a saúde do trabalhador em intervalos de tempo determinados de acordo com os critérios estabelecidos por meio da NR-07. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
Para trabalhadores expostos a riscos que impliquem no desenvolvimento ou agravamento de doença ocupacional, 1 ano.
Para portadores de condição crônica de origem ocupacional, 2 anos.
De acordo com as condições de trabalho, a critério do médico examinador para trabalhadores menores de 18 anos, 1 mês.
De acordo com as condições de trabalho, a critério do médico examinador para trabalhadores com mais de 45 anos, 2 anos.
De acordo com as condições de trabalho, a critério do médico examinador para trabalhadores com menos de 45 anos, 1 ano.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - MAKIYAMA - 2011
Com base na NR-9, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Em um setor de trabalho foi realizada uma medição de ruído, com auxílio de um dosímetro, e verificouse que a dose de ruído encontrava-se acima dos níveis de ação. Isto quer dizer que deverá haver ações preventivas para doses de ruído acima de
1,0.
0,5.
0,4.
0,3.
0,1
Conforme a NR-17, os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidas na NBR5413, norma brasileira registrada no INMETRO. Quando se realiza a medição dos níveis de iluminamento, e não é possível definir o campo de trabalho, este deverá ser de
um plano vertical a um metro do piso.
um plano horizontal a um metro e meio do piso.
um plano horizontal a setenta e cinco centímetros do piso.
um plano vertical a cinqüenta centímetros do teto.
um plano vertical a setenta e cinco centímetros do piso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...