Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da MSConcursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - MSConcursos - 2011
Segundo a NR 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
I Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
II Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas.
III Para atender a situações de emergência.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas a I é falsa.
Apenas a II é falsa.
Apenas a III é falsa.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Todas as afirmativas são falsas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - MSConcursos - 2011
De acordo com a NR que normatiza o SESMT, o dimensionamento dos profissionais irá depender do grau de risco e quantidade de funcionários da empresa. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 2000 (dois mil) empregados e situados no mesmo Estado, Território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável.
Hospitais, Ambulatórios, Maternidade, Casas de Saúde e Repouso, Clínicas e estabelecimentos similares com mais de 500 (quinhentos) empregados deverão contratar um Enfermeiro em tempo integral.
Apenas para os auxiliares de enfermagem do trabalho, o dimensionamento será feito por canteiro de obra ou frente de trabalho.
As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo pólo industrial ou comercial não podem constituir SESMT comum.
O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no máximo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - MSConcursos - 2011
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho SESMT é uma equipe de profissionais, a serviço das empresas, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores. O SESMT está estabelecido no Artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora:
NR 10.
NR 9.
NR 7.
NR 6.
NR 4.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - MSConcursos - 2011
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora (NR 9) da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Tendo por objetivo definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. Assinale a alternativa INCORRETA acerca do PPRA:
Fica dispensada a caracterização das atividades desenvolvidas pela empresa.
A legislação de segurança do trabalho brasileira considera como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos.
Todos empregadores e instituições que admitem trabalhadores como empregados são obrigadas a implementar o PPRA.
As empresas que não cumprirem as exigências da NR 9 estarão sujeitos a penalidades que variam de multas e até interdições.
Praticamente toda atividade laboral onde haja vínculo empregatício está obrigada a implementar o programa.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - MSConcursos - 2011
A Norma Regulamentadora nº 16 (NR16), referese às Atividades e Operações Perigosas. Em relação à NR, assinale a alternativa INCORRETA:
O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
São consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a degradação química ou autocatalítica e a ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.
As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, e em qualquer quantidade, são consideradas em condições de periculosidade.
É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - MSConcursos - 2011
O SESMT, segundo a NR 4, deve ter seu funcionamento avaliado por comissão composta de representantes das empresas, dos sindicatos de trabalhadores e da Delegacia Regional do Trabalho:
Semestralmente, se não houver Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho.
Mensalmente, se não houver Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho.
Anualmente, se não houver Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho.
A NR 4 não prevê a avaliação do SESMET.
A periodicidade da avaliação do SESMET é realizada exclusivamente por Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - MSConcursos - 2011
O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou em tempo integral, por:
4 horas por dia.
5 horas por dia.
6 horas por dia.
8 horas por dia.
10 horas por dia.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - MSConcursos - 2011
A NR 23 de Proteção Contra Incêndios indica que todas as empresas deverão possuir saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço em caso de incêndio, e essas devem conter:
I As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
II O sentido de abertura da porta não poderá ser para o interior do local de trabalho.
III A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 2,20m (dois metros e vinte centímetros).
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas a I é falsa.
Apenas a II é falsa.
Apenas a III é falsa.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Todas as afirmativas são falsas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - MSConcursos - 2011
No combate ao fogo, a sequência mais indicada, segundo a NR 23, no local de trabalho, é:
Acionar o sistema de alarme; chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros; desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais; atacálo, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.
Atacálo, o mais rapidamente possível; acionar o sistema de alarme; chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros; desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais.
Desligar máquinas e aparelhos elétricos, mesmo quando a operação do desligamento envolver riscos adicionais; acionar o sistema de alarme; chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros; atacálo, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.
Chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros; acionar o sistema de alarme; desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais; atacálo, o mais rapidamente possível, a qualquer custo.
Evacuar o local e deixar que a chama consuma o local, evitando assim dano a saúde do trabalhador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...