Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 35 - Trabalho em Altura - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Em 1º de maio de 1943, o Decreto-Lei nº 5.452 aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho, sendo o capítulo V relativo à segurança e medicina do trabalho (alterado pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977). Mas a Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego só entrou em vigor em junho 1978, aprovando 28 normas regulamentadoras (NR) relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, com o objetivo de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho, que atualmente são 36.
Quanto às normas regulamentadoras para trabalhos em altura e em ambientes confinados, assinale a alternativa INCORRETA.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
De acordo com o Anexo 1 da NR 15, a máxima exposição diária, em horas, permitida para trabalhos com ruídos de 90 dB é de:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Com base no Anexo XII da NR 15, assinale a alternativa que corresponde ao limite de tolerância para o asbesto crisotila no Brasil.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
De acordo com a NR 32, do Ministério do Trabalho, ao trabalhador de serviço de saúde deverão ser fornecidas gratuitamente as seguintes vacinas, além das discriminadas no PCMSO:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Em um laboratório de saneamento ou laboratório de análises físico-químicas e biológicas, comum em todas as Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, além dos resíduos químicos gerados durante os procedimentos de análise da água ou esgoto, há também a preocupação com a saúde e segurança dos profissionais que ali trabalham. Em muitos casos, a falta de uma postura responsável quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC) e ao atendimento das normas de segurança e procedimentos de análise podem acarretar graves consequências à saúde do trabalhador.
Com relação à EPI e EPC, considere as seguintes afirmativas:
1. Entende-se por equipamento de proteção individual (EPI) todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Nos laboratórios, devem ser utilizados: luvas para o manuseio de produtos químicos e para proteção ao calor, máscaras faciais ou protetores com filtro, óculos de proteção, botas com biqueira de metal e jaleco de algodão.
2. Os laboratórios devem conter os equipamentos de proteção coletiva, como lava-olhos e chuveiro de emergência, capela para manuseio dos reagentes mais voláteis, coletores de resíduos, saída de emergência e extintores de incêndio Classe A (para materiais sólidos fibrosos), Classe B (para líquidos e gases inflamáveis, como a gasolina), Classe C (para incêndios em equipamentos elétricos, como motores, cabos etc.) e Classe D (para incêndios em metais combustíveis, como magnésio, potássio e zinco, entre outros).
3. Também nos laboratórios deve haver espaços para o armazenamento de produtos químicos e vidrarias. Os produtos devem ser armazenados de forma segregada, segundo as características inerentes às substâncias e suas incompatibilidades. Devem conter armários protegidos, especiais para armazenamento de inflamáveis, com resistência ao fogo, e prateleiras com sistema de contenção de derramamento.
4. No caso de derramamento de produtos tóxicos (mais de 100 mL), inflamáveis (mais de 1 L) e corrosivos (mais de 1 L): deve-se chamar a equipe de segurança, evacuar o laboratório, avisar os profissionais dos ambientes vizinhos, isolar a área e fechar as portas do ambiente, remover fontes de ignição, desligar os equipamentos, ligar a exaustão para o exterior e abrir as janelas.
Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...