Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conceito fundamental da ergonomia consiste em:

  • A. melhorar os aspectos técnicos e a usabilidade dos produtos.
  • B. treinar os trabalhadores para que eles possam desempenhar suas tarefas com menos riscos de lesão.
  • C. aumentar a produção e o lucro.
  • D. melhorar a qualidade do produto.
  • E. adequar o trabalho ao homem.

O controle das radiações não ionizantes é relevante em ambientes ocupacionais. Sobre o assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A radiação ultravioleta é muito pouco penetrante; dessa forma, seus efeitos serão sempre superficiais, quando se refere à pele. ( ) Nos olhos, a radiação ultravioleta não produz qualquer efeito e não demanda proteção adicional em ambientes ocupacionais. ( ) Os cremes protetores solares de uso popular também podem e devem ser utilizados em atividades ocupacionais. ( ) Os locais que possuem exposição ao raio laser devem possuir paredes e teto em acabamento fosco e iluminação geral bem intensa, e o alvo do laser deve ser incombustível e absorvente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – F – V.
  • B. V – F – V – V.
  • C. F – V – V – V.
  • D. V – V – F – F.
  • E. F – V – V – F.

De maneira geral, a concepção dos postos de trabalho não leva em consideração o conforto do trabalhador na escolha da postura de trabalho, mas sim as necessidades da produção. Logo, determinadas tarefas requerem que os trabalhadores assumam posturas em pé. Posturas em pé são recomendadas quando a tarefa:

1. exige deslocamentos contínuos.

2. exige manipulação de cargas com peso igual ou superior a 4,5 kg.

3. exige a aplicação de forças para baixo.

4. exige precisão.

5. é executada por um período prolongado.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente os itens 1 e 5 são verdadeiros.
  • B. Somente os itens 3, 4 e 5 são verdadeiros.
  • C. Somente os itens 1, 2 e 3 são verdadeiros.
  • D. Somente os itens 2 e 4 são verdadeiros.
  • E. Os itens 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.

O método OWAS tem sido aplicado como uma ferramenta para analisar postos de trabalho. Sobre ele, considere as seguintes afirmativas:

1. O método emprega a análise de quatro posturas para a região dorsal, três posturas para os braços e sete posturas para as pernas.

2. Quando a tarefa envolve a manipulação de objetos, seu peso é desconsiderado.

3. A postura do corpo é definida por um código de quatro dígitos que expressam as posições dos membros superiores, região dorsal e da carga.

4. O método permite identificar as posturas observadas no hemicorpo esquerdo e direito de forma separada.

5. Quanto mais altos os números de codificação, menores são os riscos associados aquela postura. Ex: 4437.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

Quanto às recomendações para o uso de terminais de computadores, considere as seguintes afirmativas: 1. O monitor deve estar entre 45 e 70 cm de distância da sua cabeça e alinhado um pouco abaixo da altura dos seus olhos. 2. O teclado deve ficar em uma posição tal que os punhos fiquem flexionados. 3. A cadeira deve permitir um apoio razoável para a região dorsal, os pés do usuário devem poder tocar completamente o chão e os joelhos devem posicionar-se a 90 graus. 4. A inclinação do assento deve ser para trás, de forma que a maior pressão seja distribuída pela região posterior da coxa. 5. Os braços devem permanecer bem à frente do corpo, mantendo os cotovelos em uma posição de extensão. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.

A Norma Reguladora que trata dos aspectos ergonômicos NÃO incorpora os seguintes aspectos:

  • A. Análise ergonômica dos equipamentos empregados no trabalho.
  • B. Conforto e segurança.
  • C. Organização do trabalho e mobiliário.
  • D. Condições ambientais.
  • E. Exames médicos e equipamentos de proteção individual.

Quando o trabalho demanda um período prolongado em uma mesma postura (sentado ou em pé), do ponto de vista ergonômico, é importante adotar a seguinte recomendação:

  • A. Modificar o posto, para que a postura sentada seja mantida pelo maior tempo possível, pois permite maior descanso quando comparada à posição em pé.
  • B. Para cada hora trabalhada em pé, descansar sentado durante 15 a 20 minutos.
  • C. Praticar exercícios físicos e alongamentos por, no mínimo, 5 minutos.
  • D. Realizar pausas ao longo da jornada de trabalho, alternando a posição.
  • E. Para cada hora trabalhada sentado, permanecer em pé por 15 a 20 minutos.

O processamento de dados, uma atividade realizada em muitas empresas, depende largamente da digitação de dados em um terminal de computador. Sobre esse tipo de atividade, é correto afirmar:

  • A. Deve-se inserir pelo menos uma pausa na atividade a cada 50 minutos de trabalho, o qual não deve exceder a 5 horas diárias.
  • B. O limite de toques não poderá ultrapassar a 8 mil por hora, desde que realizados numa jornada de no máximo 4 horas.
  • C. O número de toques realizados por hora é um ótimo indicador de produção e deve ser incluído como forma de incentivar esse tipo de trabalho.
  • D. O número de toques depende exclusivamente da habilidade pessoal e a legislação considera apenas a carga horária trabalhada nesses postos de trabalho.
  • E. O número de pausas pode ser reduzido caso o digitador use teclados ergonômicos. Isso também é atrativo, pois permite que um maior número de toques possa ser realizado numa jornada de trabalho de 8 h.

A eliminação ou a redução da exposição às condições de risco e a melhoria dos ambientes de trabalho para promoção e proteção da saúde do trabalhador constituem um desafio. Com relação às condições de risco, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O conceito de risco é bidimensional, representando a possibilidade de um efeito adverso ou dano e a incerteza da ocorrência, distribuição no tempo ou magnitude do resultado adverso.
  • B. Segundo as normas vigentes, a exposição ao ruído não deve ultrapassar 85 dBA para uma exposição ocupacional de 8 horas diárias, porém pode ir a 88 dBA para 4 horas diárias ou a 91 dBA para 2 horas diárias.
  • C. Produtos químicos em forma de grânulos ou escamas são seguros para os trabalhadores, pois em contato com a pele íntegra não são absorvidos, mesmo em contato com o suor, como, por exemplo, o pentaclorofenol.
  • D. Quando o agente etiológico possui como porta de entrada a via respiratória, devemos atentar para o modo de respirar do trabalhador, se pelo nariz ou pela boca, e ao tipo de atividade, uma vez que o trabalho mais pesado requer maior ventilação pulmonar.
  • E. A respiração pela boca aumenta o depósito de poeira respirável na região alveolar, em comparação à respiração pelo nariz.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas define um conjunto de normas que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicológicas e fisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Tais normas estão prescritas na:

  • A. NR-17.
  • B. NR-07.
  • C. NR-15.
  • D. NR-11.
  • E. NR-14.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...